Medição de distância, ângulo, contorno ou área

Na guia Ferramentas, painel Medir, utilize os comandos Medir para medir a distância, o ângulo, o contorno ou a área nas peças e montagens. Por exemplo, é possível medir:

As unidades de medição duplas também podem ser utilizadas para todas as medidas.

Nota: É possível clicar com o botão direito do mouse na janela de desenho, selecione Medir e, a seguir, selecionar a opção que deseje.

O comando Medir está disponível em montagens, peças, desenhos, chapa de metal, desenvolvimentos e ambientes de esboços 2D, 3D e construção.

Meça distâncias ou comprimentos lineares

Medidas lineares são exibidas na caixa de diálogo Medida durante sua criação. O título da caixa de diálogo se altera de acordo com o tipo de medida.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Ferramentas painel Medir Distância .
  2. Clique na seta situada à esquerda para selecionar a prioridade de seleção: Componente, Peça ou Faces e arestas.
  3. Na janela de desenho, clique para selecionar a geometria que deseja medir.
    • Para medir o comprimento de uma aresta, clique para selecionar a aresta. O comprimento é exibido embaixo da caixa de diálogo Medir.
    • Para medir o diâmetro de uma face ou círculo cilíndrico, mantenha o cursor sobre a face ou o círculo até que apareça a linha do diâmetro e, a seguir, clique para a selecionar. O diâmetro é exibido em caixa Medida.
    • Para medir o raio de uma face ou arco cilíndrico, mantenha o cursor sobre a face ou o arco até que apareça a linha do raio e, a seguir, clique para a selecionar. O raio é exibido em caixa Medida.
    • Para calcular a posição de um ponto da origem, clique para selecionar o ponto. A posição do ponto em relação à cada eixo do sistema de coordenadas ativo é exibida.
    • Para medir a distância existente entre pontos, clique para selecionar o primeiro ponto e, a seguir, clique para selecionar o segundo. Quando você seleciona o segundo ponto, a posição delta em relação ao primeiro ponto é exibida.
    • Para medir a distância existente entre dois componentes de uma montagem, clique para selecionar o primeiro componente e, a seguir, clique para selecionar o segundo. Ao selecionar o segundo componente, será exibido um valor de distância mínima. A distância mínima entre dois componentes pode ser uma aresta, uma face ou um vértice.
      Nota: Em uma montagem, o comando Medir distância lhe permitirá alterar a prioridade de seleção no menu de contexto. Alterar a prioridade também altera o tipo de medida de distância mínima que pode ser executada, bem como a distância mínima entre componentes ou peças. A opção de prioridade padrão do comando é Selecionar faces e arestas. Se é utilizada em uma montagem, a opção Prioridade do componente exibe como seleções válidas só os componentes, não as faces. Alterando a prioridade de seleção depois de executar a primeira seleção, o comando será redefinido.
    • Para medir o comprimento circunferêncial de um arco, selecione uma extremidade do arco e, depois, selecione o arco.
Dica: Utilize Selecionar outro para selecionar a medida adequada Por exemplo, se você clica em um arco, utilize Selecionar outro para selecionar entre as medidas de raio de arco e comprimento de arco. Por exemplo, se você clica em um arco, utilize Selecionar outro para selecionar entre as medidas de raio de arco e comprimento de arco.

Meça um ângulo

Medidas angulares são exibidas na caixa de diálogo Medida durante sua criação.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Ferramentas painel Medir Ângulo .
  2. Na janela de desenho, clique para selecionar a geometria que deseja medir.
    • Para medir o ângulo entre duas linhas ou arestas, clique para selecionar uma e, a seguir, clique para selecionar a outra.
    • Para medir o ângulo entre os pontos A e C, em relação com a origem B, clique nos pontos A, B e C O valor resultante é o ângulo entre os vetores BA e BC

Medida de um contorno

As medidas de comprimento de contorno são exibidas na caixa de diálogo Medir enquanto você as executa.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Ferramentas painel Medir Contorno .
  2. Na janela de desenho, clique para selecionar a geometria que deseja medir.

Medida de uma área

As medidas de área são exibida na caixa de diálogo Medir enquanto você as executa.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Ferramentas painel Medir Área .
  2. Na janela de desenho, clique na região fechada adjacente para medí-la.

Uso da opção Medir para inserir valores em caixas de diálogo

É possível utilizar o comando Medir para inserir valores na maioria das caixas de diálogo.

  1. Em uma caixa de diálogo, clique na seta situada junto à caixa que requer um valor (por exemplo, a caixa Conicidade ou Distância, na caixa de diálogo Extrusão).
  2. Selecione Medir na lista.
  3. Na janela de desenho, clique para selecionar a geometria para medir a distância ou o ângulo linear, como apropriado A medida é inserida automaticamente na caixa. A medida é inserida automaticamente na caixa.

Acumule valores de várias medidas

É possível adicionar os valores de várias medidas lineares e calcular uma medida total.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Ferramentas painel Medir Distância ou Ângulo.
  2. Na janela de desenho, clique para selecionar a geometria ou distância a ser medida. A medida será exibida na caixa de diálogo Medir distância.
  3. Na caixa de diálogo, clique na seta e selecione Adicionar a acumulado.
  4. Continue adicionando as medidas que deseja acumular.
  5. Uma vez adicionadas todas as medidas que deseja, clique na seta e selecione Exibir acumulado. A soma das medidas será exibida na caixa de diálogo.

Pré-seleção de objetos

Você pode pré-selecionar objetos antes de iniciar qualquer um dos comandos Medir. Se o conjunto de seleção é compatível com a ferramenta de medição especificada, são exibidos os resultados. Se o conjunto de seleção não é compatível com o comando Medir solicitado, o conjunto de seleção é apagado. Por exemplo, se forem selecionadas três arestas de peça antes de que seja indicado que deve ser medida a distância, o conjunto de seleção é apagado. Se é selecionado um objeto e este é compatível com a ferramenta de medição solicitada, a seleção é mantida.

Dica: