|
Pode ser criada uma peça derivada a partir de uma peça, montagem, peça de chapa de metal ou conjunto soldado. A origem é denominada componente base no novo arquivo.
É possível incluir ou excluir corpos ou componentes, operações de trabalho, esboços, restrições, iMates e parâmetros em uma peça derivada. Ao derivar uma montagem, também é possível especificar as representações (Vista de projeto, Posicional e de Nível de detalhe).
|
Uma montagem derivada ou uma peça derivada podem ser uma versão simétrica, simplificada ou em escala da original.
Derivação de uma peça
Selecione operações, superfícies, esboços 2D ou 3D visíveis, operações de trabalho, parâmetros e iMates que a serem incluídos ou excluídos da peça derivada. Os esboços não compartilhados nem consumidos por operações são incluídos no componente base. Se a peça de origem é uma peça com vários corpos, também é possível especificar se o componente derivado será convertido em um único corpo sólido, em vários corpos sólidos ou em uma superfície do novo arquivo.
Para começar, crie um arquivo de peça. Se você deseja criar um arquivo de peça com vários corpos, crie um ou vários corpos ou operações. Se você deseja criar uma peça que não tenha operações ou corpos já existentes, selecione Concluir esboço ao iniciar a nova peça para fechar o esboço padrão.

- Na faixa de opções, clique na
guia Gerenciar
painel Inserir
Derivar
.
- Na caixa de diálogo Abrir, procure o arquivo de peça (.ipt) a ser utilizado como componente base e clique em Abrir.
- Selecionar o estilo de derivação.
Cria uma peça derivada com um corpo sólido sem uniões entre as faces planas.
Cria uma peça derivada com um corpo sólido com uniões entre as faces planas.
Cria uma peça derivada com um ou vários corpos sólidos se a peça de origem contém vários corpos. Esta é a opção padrão.
Cria uma peça derivada com um corpo de superfície.
- Na caixa de diálogo Peça derivada, os elementos do modelo serão exibido como uma hierarquia. Aceite os valores padrão ou utilize os botões Status, situados na parte superior, para alterar rapidamente o status de todos os objetos selecionados. Também é possível clicar em um ícone de status, localizado junto a um objeto individual, e alterar as opções de status.
Se a peça de origem contém só um corpo, este é exibido na tela gráfica. Se a peça de origem é uma peça com vários corpos, dos quais só um está visível, este é exibido na tela gráfica. Se a peça de origem é uma peça com vários corpos, dos quais mais de um está visível, não é exibido nenhum corpo na tela gráfica. Para especificar os corpos a serem incluídos, expanda a pasta de corpos sólidos e utilize o botão Status para incluir ou excluir corpos. Se deseja incluir todos os corpos, é possível selecionar a pasta de corpos sólidos e clicar o botão de Incluir status.
Nota: Só podem ser selecionados os corpos visíveis no arquivo de peça de origem.
Seleciona o elemento para incluir na peça derivada.
Exclui o elemento da peça derivada. Os elementos marcados com este símbolo não são tido em conta nas atualizações da peça derivada.
Nota: Se você seleciona um objeto não exportado para incluir na peça derivada, uma mensagem de confirmação aparecerá quando você fecha a caixa de diálogo Peça derivada, notificando que o arquivo base marca o objeto para a exportação.
- Se necessário, clique em Selecionar desde base
para permitir a seleção gráfica dos componentes desde a janela de componente base. Após selecionar os componentes, clique em Ok seleção
.
- Se necessário, desative a caixa de seleção Mostrar todos os objetos para exibir unicamente os elementos exportados na lista.
- Especifique um fator de escala e um plano de simetria:
- Aceite o fator de escala padrão de 1,0 ou especifique qualquer número positivo.
- Se necessário, ative a caixa de seleção para criar uma simetria da operação de peça derivada a partir da peça base. Clique na seta para baixo para selecionar um plano de trabalho de origem como plano de simetria.
- Clique em Ok.
Nota: Se você seleciona um grupo geométrico (como superfícies, por exemplo) para incluir na peça derivada, qualquer superfície visível adicionada posteriormente à peça base será derivada quando for atualizada. Após colocar a peça derivada em uma montagem, clique em Atualizar, para regenerar só a peça local, ou Atualização global, para atualizar toda a montagem.
Derivação de uma montagem
Um componente derivado origina-se de um arquivo de montagem e pode conter peças, submontagens e peças derivadas. Selecione a geometria que você deseja adicionar, subtrair ou excluir do componente derivado resultante. Também é possível incluir ou excluir esboços, geometria de trabalho e parâmetros.
Dica: De modo que seja possível ver os componentes incluídos, excluídos ou subtraídos, a geometria altera de cor na janela de desenho para ajustar-se ao símbolo de status da guia Corpos da caixa de diálogo.
Para começar, crie um arquivo de peça e clique em Retornar para fechar o esboço padrão.
|
- Na faixa de opções, clique na
guia Gerenciar
painel Inserir
Derivar
.
- Na caixa de diálogo Abrir, procure o arquivo de montagem (.iam) a ser utilizado como componente base.
Clique em Opções para especificar as representações que serão utilizadas no componente derivado e, a seguir, clique em Ok para fechar a caixa de diálogo Opções para Abrir Arquivos. Clique em Abrir para fechar a caixa de diálogo Abrir.
Nota: Se você deseja utilizar uma representação de Nível de Detalhe, especifique nesta caixa de diálogo. Não será possível alterá-lo mais adiante no componente derivado.
- Selecionar o estilo de derivação.
Cria uma peça derivada com um corpo sólido sem uniões entre as faces planas. Esta é a opção padrão.
Cria uma peça derivada com um corpo sólido e uniões entre as faces planas.
Cria uma peça derivada com um ou vários corpos sólidos se a peça de origem contém vários corpos.
Cria uma peça derivada como um único composto de superfície que conserva as aparências dos componentes originais. Cria o menor arquivo no disco.
|
|
- Na caixa de diálogo Montagem derivada, os componentes da montagem serão exibidos como uma hierarquia.
Na guia Corpos, aceite os valores padrão ou utilize os botões Status, situados na parte superior, para alterar rapidamente o status de todos os componentes selecionados.
Dica: Para selecionar rapidamente todas as peças da submontagem, clique em um nó principal da árvore com o botão direito do mouse e selecione a opção Selecionar Todas as Peças no menu de contexto.
Também é possível clicar no ícone de Status que há junto a um componente individual e passar de uma opção de Status a outra.
Nota: Se está ativada a caixa de seleção Associativa, não é possível excluir componentes visíveis na vista de projeto especificada.
Seleciona o componente para incluir na peça derivada.
Exclui o componente da peça derivada. Os elementos marcados com este símbolo não são levados em conta nas atualizações da peça derivada.
Exclui o componente da peça derivada. Se o componente excluído executar a interseção com a peça, o resultado é uma cavidade.
Representa o componente selecionado na peça derivada como uma caixa delimitadora e cria um corpo a partir da forma da caixa delimitadora. Quando menor for o nível de detalhe, menor será o consumo de memória.
Efetua a interseção com o componente selecionado na peça derivada. Ao menos um componente deve ter um status Incluir. Se o componente não efetuar a interseção com a peça derivada, o resultado não será um sólido.
- Se necessário, clique em Selecionar desde base
para permitir a seleção gráfica dos componentes desde a janela de componente base. Após selecionar os componentes, clique em Ok seleção .
- Se é necessário, ative a caixa de seleção para manter as uniões entre as faces planas.
|
|
- Clique na guia Outro para selecionar esboços, geometria de trabalho e parâmetros.
Na guia Outro, não é possível subtrair elementos do corpo derivado.
Se deseja-o, desative a caixa de seleção Mostrar Todos os Objetos para exibir unicamente os elementos exportados na lista.
- Clique na guia Representações para selecionar uma representação da Vista de Projeto, posicional ou de nível de detalhe. Se você já executou a seleção na caixa de diálogo Opções para Abrir Arquivos, esta aparecerá, mas é possível selecionar qualquer outra representação das listas.
Como padrão, as representações de Vista de Projeto são associativas. Não obstante, é possível desativar a caixa de seleção da associação para que as modificações de uma vista de projeto não afetem à montagem derivada.
- Clique na guia Opções para selecionar Simplificação, se necessário. Você pode remover a geometria por visibilidade e tamanho para simplificar a peça. Por exemplo, um valor de visibilidade zero significa que serão removidos por completo os componentes ocultos de qualquer vista.
- Se preciso, selecione as opções de Remoção de furos.
- Especifique um fator de escala e um plano de simetria:
- Aceite o fator de escala padrão de 1,0 ou especifique qualquer número positivo.
- Se deseja-o, ative a caixa de seleção para criar uma simetria da peça derivada a partir da operação base. Clique na seta para baixo para selecionar um plano de trabalho de origem como plano de simetria.
- Se apropriado, selecione a caixa de seleção Modo de Memória Reduzida para reduzir de maneira significativa os dados do navegador salvos na peça. A redução de memória geral depende da complexidade da montagem. Um composto de superfície não salva na memória cache nenhum corpo de origem.
- Selecione Criar corpos independentes em operação booleana com falha para criar uma peça com vários corpos quando uma operação booleana falha em uma das opções de estilo único de corpo sólido.
- Selecione Remover todos os espaços vazios internos para preencher as cascas vazias na peça derivada de corpo sólido.
- Verifique se você selecionou parâmetros, geometrias de trabalho, esboços, representações e corpos necessários, e clique em Ok.
Nota: Se é selecionada uma submontagem para adição ou subtração, qualquer componente adicionado posteriormente à submontagem será incluído automaticamente quando ela for atualizada. Após colocar a peça derivada em uma montagem, clique em Atualizar para regenerar só a peça local ou em Atualização global para atualizar toda a montagem.
|