Adiciona arredondamentos ou redondos a uma ou mais arestas de uma peça, entre dois conjuntos de faces ou entre três conjuntos de faces adjacentes.
Faixa de opções:
guia Modelo 3D
painel Modificar
Arredondamento
Adiciona concordâncias ou arredondamentos a uma ou mais arestas de uma peça. É possível criar concordâncias de raio constante e de raio variável, bem como concordâncias de diferentes tamanhos e diferente continuidade (tangente ou uniforme G2) em uma única operação. Todas as concordâncias e arredondamentos criados em uma única operação se tornam uma única operação.
Define os parâmetros para adicionar concordâncias de raio constante. Se necessário, clique em Mais para definir as opções para concordâncias e arredondamentos.
Define um conjunto de arestas a serem arredondadas. Para adicionar arestas, selecione o conjunto na caixa Arestas e, em seguida, clique nas arestas na janela de desenho. (Para remover arestas, pressione a tecla Ctrl enquanto clica com o mouse.) Para adicionar outro conjunto de arestas, clique no prompt da última linha da caixa Arestas. Utilize Selecionar modo para simplificar a seleção de arestas.
Especifica o raio do arredondamento para o conjunto de arestas selecionado. Para alterar o raio, clique no valor do mesmo e especifique o novo raio.
Aplica concordâncias tangentes (G1) que são tangentes também às faces adjacentes. Clique na seta para selecionar a continuidade na lista.
Aplica concordâncias uniformes (G2) com continuidade de curvatura nas faces adjacentes. Ao aplicar essa opção, a curvatura é alterada gradualmente, resultando em transições mais suaves e mais agradáveis esteticamente entre as faces. Clique na seta para selecionar a continuidade na lista.
Altera o método de seleção para adicionar ou remover arestas de um conjunto de arestas. Clique para selecionar o modo na lista.
Aresta seleciona ou remove arestas únicas.
Contorno seleciona ou remove as arestas de um contorno fechado de uma face.
Operação seleciona ou remove todas as arestas de uma operação que não é resultado de interseções entre a operação e outras faces. Se for utilizado no ambiente de montagem, apenas operações de peça podem ser selecionadas.
Sólidos seleciona os sólidos participantes em uma peça com múltiplos corpos. Não está disponível em uma peça com um único corpo.
Todas as concordâncias seleciona ou remove todas as arestas e cantos côncavos remanescentes. Esse modo requer um conjunto de arestas separado. Não disponível no ambiente de montagem.
Todos os arredondamentos seleciona ou remove todas as arestas e cantos convexos remanescentes. Esse modo requer um conjunto de arestas separado. Não disponível no ambiente de montagem.
Define os parâmetros para adicionar concordâncias de raio variável. Se necessário, clique em Mais para definir as opções para concordâncias e arredondamentos.
Especifica as arestas a serem arredondadas. Para adicionar uma aresta, selecione o prompt na caixa Arestas e, em seguida, clique na aresta na janela de desenho.
Seleciona o ponto inicial, extremidade ou um ponto intermediário para que seja possível inserir seu raio.
Define o raio do arredondamento no ponto selecionado. Para alterar o raio, selecione o ponto na lista de pontos e insira o novo raio.
Especifica a posição do ponto selecionado. Para alterar a posição, selecione o ponto na lista de pontos e insira um valor de 0 a 1 como uma porcentagem do comprimento da aresta.
Define como são criados as concordâncias de raio variável entre pontos de controle. Suavizado é o valor padrão.
Marque a caixa de seleção para criar concordâncias com uma transição de mesclagem gradual entre os pontos. A transição é tangente (não há alteração entre pontos).
Desmarque a caixa de seleção para criar concordâncias com transições lineares entre os pontos.
Define as transições contínuas tangentes entre concordâncias em arestas intersectantes. É possível especificar um recuo diferente para a cada aresta de uma interseção.
Especifica o vértice das arestas intersectantes. Selecione o vértice na janela de desenho.
Permite que o sistema defina o recuo mínimo suportado para um determinado vértice. Esta opção fornece a transição mais suave e aumenta as probabilidades de sucesso para resolver concordâncias de vértices difíceis.
Especifica uma aresta entre aquelas que fazem interseção com o vértice selecionado. Selecione uma aresta na janela de desenho.
Especifica a distância do recuo. Insira a distância.
Adiciona concordâncias ou arredondamentos entre dois conjuntos de faces selecionados que não precisam compartilhar uma aresta.
Define os parâmetros para adicionar concordâncias entre faces. Se necessário, clique em Mais para definir um ponto de ajuda se a visualização do arredondamento não é a esperada.
Especifica uma ou mais faces tangentes e contíguas a partir do modelo ou do corpo da superfície que serão incluídas no primeiro conjunto de faces a serem unidas. Para adicionar uma face, clique em Selecionar e, em seguida, na janela de desenho, selecione as faces.
Inverter inverte o lado em que o arredondamento é criado ao selecionar as superfícies.
Especifica uma ou mais faces tangentes e contíguas do modelo ou do corpo da superfície no segundo conjunto de faces a serem unidas. Para adicionar uma face, clique no comando Selecionar e, em seguida, selecione as faces na janela de desenho.
Inverter inverte o lado em que o arredondamento é criado ao selecionar as superfícies.
Define a preferência de seleção das faces para concordâncias de face. Selecione esta opção para permitir que a concordância continue automaticamente sobre as faces tangentes e adjacentes. Para criar a concordância apenas entre as faces selecionadas, desmarque a caixa de seleção. Essa opção não adiciona nem remove faces do conjunto de seleção.
Avança automaticamente até o próximo comando Selecionar depois que uma única seleção tiver sido feita. Desmarque a caixa de seleção ao fazer várias seleções por conjunto de faces. Para seleções múltiplas, na caixa de diálogo, clique no próximo comando Selecionar, ou no menu de contexto, selecione Continuar para concluir uma seleção específica.
Especifica o raio de arredondamento para o conjunto de faces selecionado. Para alterar o raio, clique no valor do mesmo e especifique o novo raio.
Adiciona concordâncias de raio variável ou arredondamentos tangentes às três faces adjacentes. A concordância de raio variável substitui o conjunto de face central. Para capear ou arredondar operações de peças exteriores, como nervuras, por exemplo, use o Arredondamento completo.
Define os parâmetros para adicionar um arredondamento de raio variável entre três faces adjacentes. Para especificar se devem ser preservadas todas as operações que atravessam a concordância, clique em Mais.
Especifica uma ou mais faces tangentes e contíguas do modelo ou do corpo da superfície que estão próximas ao conjunto de faces central. Para adicionar uma face, clique em Selecionar e, em seguida, na janela de desenho, selecione as faces.
Especifica uma ou mais faces tangentes e contíguas do modelo ou do corpo da superfície que são substituídas pelo arredondamento. Para adicionar uma face, clique em Selecionar e, em seguida, na janela de desenho, selecione as faces.
Especifica uma ou mais faces tangentes e contíguas do modelo ou do corpo da superfície que estão próximas ao conjunto de faces central. Para adicionar uma face, clique no comando Selecionar e, em seguida, na janela de desenho, selecione as faces.
Define a preferência de seleção das faces para concordâncias de face. Selecione para permitir que a concordância continue automaticamente sobre as faces tangentes e adjacentes. Para criar a concordância apenas entre as faces selecionadas, desmarque a caixa de seleção. Essa opção não adiciona nem remove faces do conjunto de seleção.
Avança automaticamente até o próximo comando Selecionar depois que uma única seleção tiver sido feita. Desmarque a caixa de seleção ao fazer várias seleções. Para várias seleções, clique no próximo comando Selecionar, na caixa de diálogo, ou selecione o comando Continuar, no menu de contexto, para concluir uma seleção específica.
Define as opções para concordâncias e arredondamentos. As configurações padrão são corretas para a maioria das operações de arredondamento.
Define o método de solução para concordâncias de aresta quando o raio especificado fizer com que as faces adjacentes se estendam.
Quando selecionada, varia o raio especificado quando for necessário para preservar as arestas das faces adjacentes.
Quando não está selecionada, mantém um raio constante e estende as faces adjacentes quando necessário.
Define o estilo de canto para as concordâncias de arestas.
Quando selecionada, cria uma concordância de aresta definida como se uma esfera tivesse rolado ao longo da aresta e em torno dos cantos.
Quando não está selecionada, cria uma transição tangente contínua entre concordâncias de aresta em cantos pontiagudos.
Define a preferência de seleção das arestas para as concordâncias de aresta. Marque para selecionar automaticamente todas as arestas tangentes ao selecionar uma aresta para concordância. Para selecionar apenas as arestas indicadas, desmarque a caixa de seleção.
Quando selecionada, verifica todas as operações que fazem interseção com a concordância. Suas interseções calculam durante a operação de concordância. Quando não selecionada, apenas as arestas que fazem parte da operação de concordância calculam durante a operação. (Todos os tipos de arredondamentos.)
Em raras ocasiões, as concordâncias de face poderão ter várias soluções. A especificação de um ponto de ajuda pode ajudar a resolver a ambiguidade e permitir que o arredondamento de face forneça a solução adequada. Marque esta opção para ativar a seleção do ponto de ajuda e, em seguida, especifique um local em uma face selecionada mais próxima da concordância adequada. A proximidade das forças de ponto selecionadas força a criação da concordância resultante no local adequado.
Fornece uma visualização da concordância, com base nas seleções atuais.