As concordâncias ou arredondamentos são operações predefinidas que arredondam ou fecham cantos ou operações interiores ou exteriores de uma peça.
É possível criar o seguinte:
Um arredondamento de raio constante tem o mesmo raio ao longo de todo seu comprimento.
Um arredondamento de raio variável tem um raio que varia ao longo de seu comprimento. É possível definir um raio diferente para o ponto inicial e a extremidade. Também é possível adicionar pontos intermediários, sendo que cada um dos quais pode ter um raio diferente. O tipo de transição determina a forma do arredondamento.
É possível incluir um arredondamento no projeto adicionando um arredondamento 2D ao criar o esboço. Um arredondamento de esboço 2D e uma operação de arredondamento podem produzir modelos de aparência idêntica. Por exemplo:
Esse bloco foi criado a partir de um esboço de um quadrado, adicionando concordâncias 2D em cada canto e, em seguida, fazendo a extrusão para criar uma operação.
Esse bloco foi criado a partir de um esboço de um quadrado, fazendo sua extrusão para criar uma operação e, em seguida, inserindo uma operação de concordância em quatro arestas paralelas.
Embora os resultados pareçam os mesmos, o modelo com as operações de arredondamento (o segundo) tem várias vantagens:
Como outras operações podem afetar as concordâncias e os arredondamentos, adicione as concordância e arredondamentos no final do processo de modelagem. Por exemplo:
Ao juntar arestas adjacentes, é possível adicionar os arredondamentos separadamente ou juntar todas as arestas em uma única operação. Considere o seguinte, ao decidir usar uma única operação ou várias operações:
Ao adicionar concordâncias com o mesmo raio a três arestas adjacentes, o resultado é o mesmo se eles forem adicionados separadamente ou em uma única operação. O método mais eficaz é adicioná-los em uma única operação.
Se cada aresta tiver um raio diferente, utilize uma única operação de concordância, se possível, para garantir um canto suave. Essa situação sempre resulta em um canto fundido.
Quando duas arestas têm o mesmo raio e uma terceira aresta tem um raio diferente, utilize uma única operação de concordância, se possível. Se você adicionar as concordâncias como operações separadas a aresta com o raio maior deverá ser colocada em ângulo primeiro.
Para a concordância de quatro ou mais arestas, realize uma única operação.
Se um arredondamento for aplicado a uma única aresta, qualquer operação que exclua a aresta provocará uma condição de erro, pois o arredondamento já não é mais válido. Se uma operação de arredondamento for aplicada a várias arestas, é possível excluir uma delas e o arredondamento será atualizado para refletir a alteração, sempre que seja conservada qualquer aresta do conjunto. Esse mesmo comportamento também ocorre quando uma face é excluída das concordâncias que foram aplicadas a uma única face ou conjunto de faces.