Criar tabelas de dobra para materiais de chapa de metal

Quando você selecionar Tabela de dobra como o método de desdobramento da caixa de diálogo Estilos de chapa de metal, o analisador de planificações utilizará uma tabela de dobra para criar a planificação. Uma tabela de dobra contém as deduções de dobra para a espessura do material especificado em raios e ângulos de dobra determinados. Se um ângulo da dobra ou raio da dobra específico não estiver na tabela, o analisador de planificações interpolará entre as células adjacentes para determinar um valor.

Nota: Uma coluna para um raio da dobra específico deve conter valores para cada linha de ângulos especificada. Todas as células incluídas na tabela devem conter um valor.

O Autodesk Inventor fornece tabelas de dobra de amostra em sistema métrico e inglês como arquivos de planilha de cálculo. Os valores de dedução de dobra nas planilhas da tabela de dobra de amostra são baseados em fórmulas. Os exemplos fornecidos podem ser utilizados como ponto de partida para a criação de tabelas que refletem os requisitos particulares do usuário.

Incluir uma tabela de dobra Excel com o editor integrado

Embora o editor integrado possa ser utilizado para criar uma tabela de dobra em uma definição de regra de desdobramento, o mais frequente é utilizar uma planilha (em parte ou inteira) existente.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Gerenciar painel Estilo e Normas Editor de estilos .
  2. Na caixa de diálogo Editor de estilos e normas, clique no sinal “+” de expandir/recolher situado à esquerda da entrada da regra de desdobramento de chapa de metal para exibir a lista de regras de desdobramento existentes.
  3. Clique na regra Padrão para utilizá-la como modelo da regra que deseja criar.
  4. Clique em Novo na parte superior da seção direita da caixa de diálogo Editor de estilos e normas.
  5. A caixa de diálogo Nome do novo estilo aparece. Atribua um nome à nova regra de desdobramento de chapa de metal que criará. Insira um nome descritivo para substituir Cópia de Padrão no campo Nome e clique em Ok.
  6. A caixa de diálogo Nome do novo estilo é fechada e uma nova regra de desdobramento de chapa de metal é exibida na lista. A nova regra é uma cópia exata da regra Padrão. Execute modificações como descrito nos passos seguintes antes de completar e salvar a nova definição de regra de desdobramento.
  7. Defina o método como Tabela de dobra.
  8. Defina as unidades lineares para a tabela de dobra.
  9. Utilizando o Excel, abra a tabela de dobra que deseja utilizar.
  10. No Excel , selecione as células correspondentes à coluna do ângulo de dobra e à linha dos raios da dobra e todas as células dos ângulos e raios selecionados. Utilizando Ctrl+X, recorte estas células para a área de transferência.
  11. Na caixa de diálogo Editor de estilos e normas do Autodesk Inventor clique para adicionar um valor de espessura e editá-lo conforme necessário.
  12. Uma tabela de várias linhas e duas colunas aparece à direita. Coloque o cursor na célula vazia localizada na parte superior esquerda, clique com o botão direito do mouse e selecione Colar tabela no menu de contexto. As células do editor integrado são preenchidas com os dados que foram recortados do Excel.
  13. Clique dentro de qualquer célula para editá-la.
  14. Quando tiver completado a edição da tabela de dobra, clique em Salvar (localizado na parte superior da caixa de diálogo) para armazenar as alterações.
  15. Clique em Concluir (localizado próximo ao canto inferior direito da caixa de diálogo) quando tiver completado a edição dos estilos e as regras.
Nota: Linhas e colunas podem ser adicionadas clicando em qualquer célula com o botão direito do mouse e selecionado Inserir linha ou Inserir coluna conforme necessário.

Como configurar um arquivo de tabela de dobra armazenado externamente com Excel

Usando a tabela de dobra de amostra, especifique unidades de medida e tolerâncias.

  1. Vá para as planilhas da tabela de dobra de exemplo na pasta \Autodesk\Inventor [versão]\Design Data\Bend Tables (que é localizada em \Documents and Settings\All users\Application Data) e clique duas vezes em um dos arquivos .xls para abri-lo.
  2. Especifique unidades de medida. Mova até a linha que começa com /U e insira as unidades de medida. A unidade padrão é cm.
  3. Especifique tolerâncias. Mova até a linha que começa com /T e insira o seguinte:
    • Na linha /T1, insira a tolerância +/- da espessura da chapa de metal.
    • Na linha /T2, insira a tolerância igual ao raio máximo e o mínimo da dobra.
    • Na linha /T3, insira a tolerância para ângulo de abertura máximo e o mínimo iguais.
    Nota: As tolerâncias 2 e 3 só são utilizadas em condições especiais, como indicado na tabela.
  4. Selecione Arquivo Salvar como, atribua um novo nome à planilha e clique em Ok.

Como editar uma tabela de dobra armazenada externamente com Excel

Utilize um arquivo de tabela de dobra configurado com suas unidades de medida e tolerâncias para criar uma tabela de dobra para cada espessura de material.

Para começar, procure o arquivo *.xls de tabela de dobra e clique duas vezes para abri-lo.

  1. Especifique a espessura da chapa de metal. Vá até a linha que começa com /S e insira a espessura.
  2. Especifique os raios da dobra. Vá até a linha que começa com /R e insira os raios.
  3. Altere o valor das deduções de dobra específicas, conforme necessário.
    Nota: Todos os valores de dedução de dobra fornecidos nas planilhas de amostra são determinados por equações condicionais. Para ser de utilidade, uma tabela de dobra deve ser preenchida com valores empíricos determinados ao medir peças de amostra fabricadas em uma máquina específica para peças.
  4. Realce a tabela e pressione Ctrl+C para copiar. Vá a uma área vazia da planilha e pressione Ctrl+V para colar.
  5. Altere o nome da tabela e restaure a espessura do material conforme necessário.
  6. Continue copiando e colando a tabela, alterando seu nome e definindo uma nova espessura de material conforme necessário.
  7. Selecione Arquivo Salvar como, selecione o tipo de arquivo .txt e clique em Ok.
Nota: É importante salvar a planilha em formato de arquivo de texto (.txt). O analisador utiliza o formato de texto para calcular as dobras.

Tabela de dobra de amostra