Tabelas de dobra para materiais de chapa de metal

O Autodesk Inventor permite gerar planificações desdobrando as operações de chapa (de metal) usando um Fator K linear aplicado de maneira uniforme, uma tabela de dobra ou uma equação de desdobramento personalizada. Como as tabelas de dobra podem levar em conta o comportamento do equipamento (não linear) específico, as peças produzidas a partir de modelos que usam tabelas de dobra são mais próximas em tolerância ao modelo dobrado.

Uma tabela de dobra é uma tabela de deduções de dobra disposta em linhas e colunas. Cada linha especifica um ângulo de dobra e cada coluna um raio da dobra. Durante o desdobramento, o Autodesk Inventor interpola entre valores adjacentes na tabela se um ângulo ou raio da dobra não corresponder a uma entrada específica.

Um arquivo de tabela de dobra pode conter várias tabelas de dobra sempre que as tabelas sejam para materiais diferentes ou espessuras. Normalmente, um arquivo de tabela de dobra contém uma tabela de dobra para cada espessura de lâmina utilizada. Como o alumínio é deformado de maneira diferente que o aço, deveria ser criado um arquivo de tabela de dobra independente para cada tipo de material.

O Autodesk Inventor fornece um editor integrado para criar e editar tabelas de dobra. Também é possível editar tabelas de dobra com um editor de texto ou uma planilha. O editor integrado suporta o uso de arquivos de texto ou planilhas: os arquivos de texto podem ser importados ao mesmo tempo que conjuntos de células podem ser colados conforme necessário. Arquivos de texto e planilhas de amostra de tabelas de dobra são incluídos no seguinte local:

As tabelas de dobra são salvas como arquivo de texto ASCII (*.txt).

Nota: Uma tabela de dobra para uma peça específica necessita somente ter linhas para os ângulos utilizados na peça. Se uma peça usar somente um único raio da dobra, a tabela de dobra precisará de uma única coluna. Se uma peça só tiver dobras de 90 graus de um raio da dobra, não haverá vantagem em usar uma tabela de dobra em vez de ajustar o valor Fator K aplicado uniformemente. Uma tabela de dobra útil para uma máquina industrial específica dispõe de uma faixa completa de ângulos e raios da dobra. Todas as células na tabela precisam de peças de amostra de medidas para garantir a máxima precisão.