Exportar planificação

Utilize o menu de contexto do navegador para exportar uma planificação de um modelo de chapa de metal.

Nota: Você deve ter criado previamente uma planificação da peça.
  1. Clique com o botão direito do mouse no ícone Planificação no navegador.
  2. Selecione Salvar cópia como.
  3. Navegue para o diretório onde deseja salvar a peça e especifique o nome do arquivo na caixa Nome do arquivo.
  4. Na caixa Salvar como tipo, especifique o tipo de arquivo SAT, DWG ou DXF.
  5. Clique em Salvar.

Exportar planificação para DXF

As planificações são frequentemente exportadas para o formato DXF para uso direto por ferramentas de maquinaria CNC. Estas ferramentas costumam ter especificações a respeito dos tipos de geometria e localizações das camadas. A familiaridade com os requisitos específicos das ferramentas da sua máquina específica ajuda a obter os melhores resultados.

A exportação de uma planificação para DXF segue os passos gerais descritos anteriormente. Selecione DXF como tipo de arquivo de saída e clique em Salvar. Complete os seguintes passos.

  1. Na caixa de diálogo Opções de exportação para DXF de planificação, use os botões de opção para selecionar qual a versão do arquivo DXF a exportar.
    Dica: A maioria das ferramentas de máquina requer que o formato dos dados seja R12.
  2. É possível selecionar Personalização de DWG/DXF e selecionar um arquivo *.xml contendo o formato de saída específico.
  3. Selecione a guia Opções de camadas para alterar as camadas que estarão ativadas e desativadas no arquivo exportado. Os diferentes tipos de objetos são atribuídos às camadas nomeadas. Também é possível alterar o nome das camadas clicando na caixa de diálogo e editando o nome. O nome editado é salvo ao utilizar a opção Salvar configuração.
    Dica:
    • Nem todas as ferramentas de máquina precisam de todas as camadas disponíveis. Clique no ícone da lâmpada para desativar as camadas que não deseja exportar. Se a lâmpada estiver amarela, a camada estará ativada e será exportada.
    • Preste atenção à atribuição frontal e posterior. Alguns puncionamentos saem pela parte frontal ou posterior e não se aplicam ao arquivo sendo exportado.
    • Perfis interiores são as formas criadas usando uma operação de corte e podem representar caminhos cortados a jato de água ou a laser. Os perfis de operações são formas criadas utilizando ferramentas Punção. Dependendo da ferramenta de máquina de destino da exportação, considere utilizar estas camadas separadamente.
  4. Como opção, selecione a guia Opções de geometria para alterar o tipo, a tolerância e o quadrante de coordenadas utilizados para a geometria exportada.
    Dica: Muitas ferramentas de máquina esperam que o perfil exterior de uma planificação seja representado como uma polilinha. Verifique os requisitos da máquina de destino.
    Dica: Algumas ferramentas de máquina esperam que toda a geometria XY tenha um sinal positivo (por exemplo, que existam no primeiro quadrante). Verifique os requisitos da máquina de destino e utilize esta opção conforme necessário.
  5. Clique em Ok para exportar a geometria.
Nota: Se você utiliza a mesma configuração para as opções de tipo de arquivo, camada e geometria, é possível salvar todas as seleções executadas nesta caixa de diálogo. Clique em Salvar configuração e atribua um nome descritivo ao arquivo de configuração criado. Selecione este arquivo de configuração entre outros que tenha salvado com opções diferentes quando exportar posteriormente o DFX para a mesma ferramenta de máquina.

Mapeamento de camadas:

IV_TANGENT Linhas de extensão da dobra.
IV_BEND Linhas de centro de dobra para dobras “para cima”.
IV_BEND_DOWN Linha de centro de dobra para dobras “para baixo”.
IV_TOOL_CENTER Marcas de centro da ferramenta Punção para puncionamentos “para cima”.
IV_TOOL_CENTER_DOWN Marcas de centro da ferramenta Punção para puncionamentos “para baixo”.
IV_ARC_CENTERS Marcas de centro de arco. Algumas máquinas de CNC requerem que os centros de arco residam em uma camada que não seja a camada do perfil.
IV_OUTER_PROFILE Geometria do contorno exterior. A geometria de contorno define um contorno sombreado da peça projetada.
IV_INTERIOR_PROFILES Geometria do contorno interior. A geometria de contorno define um contorno sombreado da peça projetada.
IV_FEATURE_PROFILES Arestas visíveis não pertencentes ao contorno.
IV_FEATURE_PROFILES_DOWN Arestas não pertencentes ao contorno e invisíveis da face frontal.
IV_ALTREP_FRONT Geometria de representação alternativa de puncionamento para puncionamentos “para cima”.
IV_ALTREP_BACK Geometria de representação alternativa de puncionamento para puncionamentos “para baixo”.
IV_UNCONSUMED_SKETCHES Geometria de esboço visível não consumida inserida na face frontal da planificação de chapa de metal. O texto do esboço não é exportado. Projeção automática de arestas durante a criação de curva e Projeção automática de arestas para a criação de esboço e opções de aplicativo de edição podem adicionar geometria não desejada a seu esboço não consumido.
Nota: A geometria de esboço não consumida na camada IV UNCONSUMED SKETCHES é inserida automaticamente no modo Por esboço. Isto significa que quaisquer atribuições de cor, tipo de linha ou espessura da linha feitas na geometria de esboço são retidas e sobrepõem as propriedades padrão da camada ESBOÇOS NÃO CONSUMIDOS IV.
IV_ROLL Linhas de centros de curva.
IV_ROLL_TANGENT Linhas de extensão de curva.