![]() |
Criar planificação calcula o material e o layout necessários para planificar um modelo 3D de chapa de metal. O navegador de peças exibe um nó de Planificação e o estado planificado do modelo é exibido quando o nó está ativo. A planificação é atualizada automaticamente ao editar o modelo 3D. Edições podem ser executadas na planificação que simplifiquem operações de fabricação posteriores. No entanto, estas modificações não são visíveis quando o modelo volta ao estado dobrado. |
A planificação é tipicamente criada normal à operação inicial de face do esboço. Selecione a opção Editar definição de planificação no menu de contexto quando o nó da Planificação estiver selecionado para alterar as opções de orientação, representação do puncionamento e medida do ângulo de dobra.
As operações que requerem deformação de material, como difusores ou buracos, não podem ser planificados. Se estas operações forem colocadas em faces de chapa de metal usando o comando ferramenta Punção, elas são representados de forma precisa como operações 3D na planificação. Como opção, podem ser representadas usando um esboço selecionado ou com uma marca de centro. As operações inseridas e de esboço podem ter resultados imprevisíveis, então utilize a ferramenta Punção para adicionar estas formas à peça de chapa de metal.
O gerenciador de desenhos utiliza a planificação para a vista desta. A planificação deve ser criada na peça antes de inserir uma vista da mesma no desenho. Se você excluir a planificação, o desenho também perde a vista da planificação.
Após criar a planificação, é possível alternar entre o estado de peça dobrado ou o estado de planificação.
Para ver uma planificação existente:
Para ver o modelo dobrado:
Se você alterar o modelo, a planificação é atualizada automaticamente. Se uma revisão do modelo resultar em uma planificação inválida, uma caixa de diálogo é exibida. É possível aceitar erros existentes da planificação para poder continuar trabalhando. As advertências de erro persistem até que as condições de erro sejam removidas.
As planificações podem nem sempre ser geradas com a melhor orientação para a fabricação. Para reorientar uma planificação existente, selecione o menu de contexto do nó da planificação com a planificação ativa e selecione a opção Editar definição de planificação. Uma caixa de diálogo é exibida para que você possa selecionar arestas para fazer a orientação horizontal ou vertical. Também é possível girar toda a folha conforme necessário.
É possível determinar que vários arquivos de membros de uma iPart de chapa de metal sejam mais adequados usando orientações exclusivas da sua planificação. Ao salvar as orientações de planificação com nomes exclusivos, é possível especificar a orientação na tabela de iPart.
As operações 3D adicionadas ao modelo dobrado usando a ferramenta Punçã ooferecem a maior flexibilidade em planificações. Estas operações podem ser exibidas como:
As operações 3D colocadas no modelo dobrado usando iFeatures são exibidas como foram modeladas. Se estas operações removerem material (por exemplo, um corte), a planificação representará corretamente as folhas alisadas. Se estas operações adicionarem material, serão exibidas na planificação como foram modeladas.
Em alguns casos, as operações de corte em uma peça de chapa de metal aparecem somente como linhas ou arcos na planificação. Normalmente, isto é porque a operação foi cortada em ângulo em relação à face em que foi aplicada, ou porque chanfros ou arredondamentos foram adicionados às arestas da operação de corte.
Enquanto a planificação é exibida, o Autodesk Inventor fornece uma guia Planificação com painéis de comandos que podem ser usados na planificação. É possível adicionar operações à planificação como ajuda para a fabricação. As operações adicionadas enquanto o modelo é exibido como uma planificação não se tornam parte do modelo de peça e não são exibidas na árvore do histórico de operações de peça quando o modelo volta a seu estado de modelo dobrado.
As iProperties físicas (incluem, entre outras: massa e volume) são calculadas de forma diferente segundo o estado de dobra ou planificação do modelo. Qualquer representação alternativa do puncionamento presente na planificação afeta as iProperties físicas, como o último estado do modelo calculado (dobrado a planificado com qualquer modificação na planificação).
O gerenciador de desenho utiliza a planificação para criar a sua vista. Se você excluir a planificação, a vista será perdida.
As iProperties físicas (incluem, entre outras: massa e volume) são calculadas de forma diferente dependendo do estado de dobra ou planificação do modelo. Qualquer representação alternativa do puncionamento presente na planificação afeta as iProperties físicas como o último estado calculado do modelo (dobrado ou planificado com qualquer modificação na planificação).
Planificações podem ser exportadas para um arquivo de tipo SAT, ou DWG ou DXF do AutoCAD. Qualquer desses tipos de arquivo pode ser aberto em diversos programas de modelagem, incluindo o Autodesk Inventor. Com a planificação exibida, abra o menu de contexto do nó de Planificação e selecione Salvar cópia como. O suporte completo a camadas (cor, tipo da linha e espessura da linha) é fornecido por planificações salvas em formatos DWG ou DXF.
A extensão da planificação requer uma certa quantidade de material nas folhas alisadas. Esta “carga” de material varia em comprimento e largura dependendo da orientação da planificação. O comprimento, largura e área estarão disponíveis no Gerenciador de desenhos (e através de API) como Propriedades de chapa de metal listadas como: COMPRIMENTO DE EXTENSÃO DE PLANIFICAÇÃO, LARGURA DE EXTENSÃO DE PLANIFICAÇÃO e ÁREA DE EXTENSÃO DE PLANIFICAÇÃO. Estas propriedades são atualizadas cada vez que a planificação é atualizada ou reorientada.