Coloque limites em aspectos específicos de um projeto e receba notificações sempre que as alterações nos aspectos monitorados excederem os limites.
Quando você cria um limite automático, você especifica os limites para cada nível de notificação. Se a alteração no modelo exceder o nível de um conjunto, um símbolo aparecerá na janela de desenho.
Para supervisionar o comprimento de uma linha, círculo, elipse, arco, spline ou aresta nos ambientes 2D e 3D, utilize o limite automático de comprimento.
Nota: Os Limites Automáticos sem contornos definidos ou que não estejam localizados dentro das faixas de contorno especificadas são exibidos no navegador com um X de cor cinza.
- Na faixa de opções, clique na guia Inspeção
Painel Limites automáticos
Configurações de limites automáticos e defina as preferências para cada tipo de Limite automático. Defina a visibilidade e os contornos padrão, tais como são calculadas as tolerâncias, o nível de precisão, o método de cálculo de limites e os limites superiores e inferiores.
- Clique em um comando de limite automático. Na caixa de diálogo, selecione o ícone para criar o Limite automático. Por exemplo, na caixa de diálogo Limites automáticos dimensionais, clique em Distância.
- Na janela de desenho, selecione a geometria que você deseja supervisionar. Na caixa de diálogo, em Seleções, a disponibilidade das seleções depende da geometria que você seleciona.
Se necessário, na tabela de limites automáticos, selecione Clique para adicionar e adicione outras geometrias.
- A coluna Valor exibe o valor total de seleções para dita linha. A coluna Acumulado mostra a soma ou diferença das linhas.
- Na coluna esquerda, altere o signo +/- para adicionar ou subtrair o valor de linha do total acumulado.
- Na guia Limite, defina os valores Inferior e Superior. Utilize os operadores matemáticos de comparação (LSign e USign). Por exemplo:
- Na tabela Limites, selecione Clique para Adicionar. O primeiro valor define a zona de cor verde (Aceitado), como padrão. Como padrão, 10% do comprimento da geometria é utilizada para Inferior e Superior.
- Se for necessário, para selecionar um operador matemático diferente, clique em LSign ou USign.
- Selecione Clique para adicionar para adicionar a zona amarela (Advertência), se necessário. Como padrão, Inferior e Superior são 70-90% e 110-130%, respectivamente.
- Selecione Clique para Adicionar para adicionar a zona vermelha (Advertência grave), se necessário. Como padrão, o valor Inferior e o valor Superior são menores que 60 ou maiores que 140, ou 50-70 ou 130-150, respectivamente.
Nota: Não insira valores que permitam a sobreposição dos limites nem insira expressões matemáticas na tabela. Caso contrário, redefina os limites.
- Clique na coluna Nível, altere a definição do nível de advertência para cada limite realçado. Selecione a opção verde, amarela ou vermelha na lista para alterar a definição.
- Na lista Precisão da Exibição, selecione o nível de precisão (o número de posições decimais) para especificar para as tolerâncias.
- Clique em Aplicar para adicionar o Limite Automático. Siga criando tantos Limites Automáticos quanto necessários ou clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
Dica:
- Para facilitar a seleção dos glifos dos limites automáticos, certifique-se de que o filtro de seleção esteja definido como Prioridade de operação. Na barra de ferramentas de acesso rápido, no menu suspenso do comando Selecionar, selecione Prioridade de operação.
- Utilize Limites Automáticos com moderação, supervisionando somente informações críticas do projeto. Geralmente, você pode ter somente de um a sete Limites Automáticos em uma montagem.
- Para adicionar os cinco níveis de limite ao mesmo tempo, na caixa de diálogo Limites Automáticos, na guia Limites, pressione Alt e clique em uma tabela vazia. Utilizando este método, só estarão disponíveis cinco níveis de limite.
- Se você adiciona os níveis de contorno individualmente, não existe nenhum limite de quantidade de níveis que podem ser adicionados.
- É mais valioso criar linhas que representem valores menores a maiores, de cima para baixo.
- Para inserir uma condição de limite inferior, clique em uma linha de uma tabela vazia e pressione Ctrl + clique.
- Em um Limite Automático de Ângulo, para monitorar um ângulo ponto-ponto-ponto, selecione os três pontos individualmente. Outros tipos de ângulo requerem só duas seleções.
- Os valores da guia Limites correspondem a valores acumulados nas guias Limites Automáticos.
- Para exibir informações sobre o Limite automático, coloque o cursor em cima de um nó do navegador de limites automáticos.
- Ao copiar Limites Automáticos, primeiro crie um grupo. Copie os Limites Automáticos e, em seguida, cole-os no grupo.
- Se você suprimir um componente de montagem, seus Limites Automáticos não estarão disponíveis. Se você anula a supressão do componente, os Limites Automáticos são restaurados. (A atualização em tempo real deve estar definida como ativada).
- As entradas de limites automáticos utilizam a tolerância de seleção listada nas Opções do aplicativo
guia Geral. Deste modo, quando o cursor for movido, o objeto realçado alterar-se-á de acordo com o valor da Tolerância de seleção e a posição do cursor.