Superfícies de construção

As superfícies de construção fornecem meios de descrever formas ao criar peças de extrusão, revolução, varredura e transição. Para cada uma destas operações, é possível criar uma superfície em vez de um corte, uma união ou uma interseção.

É possível utilizar um perfil aberto ou fechado para criar uma superfície. A seguir, é possível utilizar a superfície como uma face de terminação para outras operações ou como ferramenta de divisão para criar uma peça com vários corpos.

As operações não consomem as superfícies.

No navegador, uma superfície é representada como um sufixo para o comando de operação utilizado para criá-la (por exemplo, ExtrusionSrf1, SweepSrf1, etc.).

Aparência e visibilidade da superfície

na caixa de diálogo Opções do aplicativo, na guia Peça, é possível alterar a aparência das superfícies de translúcida para opaca. Em Construção, selecione Superfícies opacas. A nova superfície criada é opaca e da mesma cor da operação de trabalho.

Por padrão, antes de esta opção ser definida, as superfícies são translúcidas. Para alterar a aparência da superfície, no navegador, clique com o botão direito do mouse na superfície e selecione Translúcido. Selecione ou desative a marca de verificação para ativar e desativar a opacidade.

Na janela de desenho, uma superfície é translúcida por padrão, similar a um plano de trabalho. É possível clicar com o botão direito do mouse em uma superfície no navegador ou na janela de desenho e, a seguir, desativar sua visibilidade.

Modificação da forma da superfície

É possível utilizar os comandos Concordância e Chanfro para modificar as arestas retas das superfícies.

Também é possível editar a forma do perfil. Expanda a superfície no navegador, clique com o botão direito do mouse no ícone de esboço e, a seguir, selecione Editar esboço.

No ambiente de peças, é possível utilizar o comando Costurar para costurar várias superfícies de arestas coincidentes juntas para criar uma superfície composta. Ao contrário do comando Costurar no ambiente de construção, esta operação é paramétrica; alterações nas superfícies principais atualizam a superfície composta.

Formas para superfícies de diferentes comandos de operações

Exemplos de superfícies, em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo:

  • Uma superfície revolvida criada a partir de uma linha de esboço rotacionada ao redor de um eixo.
  • Uma superfície elevada criada a partir de dois perfis fechados.
  • Superfícies com extrusão efetuada criadas a partir de segmentos de linha com extrusão efetuada a uma distância específica. Uma utiliza concordâncias para arredondar cantos.
  • Uma superfície criada por um perfil contendo linhas e arcos varridos ao longo de um arco.
  • Uma superfície revolvida criada por um spline rotacionada ao redor de um eixo.