Caixa de diálogo Gerador de componentes do eixo - guia Cálculo

Defina o material, as cargas e os suportes para calcular o eixo.

Acesso:

Faixa de opções: guia Projeto painel Transmissão de potência Eixo e clique na guia Cálculo.

Material

Especifique o material ou selecione do banco de dados de materiais. Selecione a caixa para abrir o Banco de dados de materiais onde é possível selecionar o material adequado.

Se um material é selecionado no Banco de dados de materiais, seus valores são inseridos automaticamente nos campos de edição seguintes e os campos são bloqueados. Para desbloquear os campos, desmarque a caixa de seleção.

Advertência: os parâmetros de resistência do material são determinados empiricamente e refletem os valores mínimos aplicáveis a um grupo de materiais. Embora estes valores estejam próximos aos valores obtidos usando a medida de determinados materiais, nos cálculos finais é recomendado usar os parâmetros do material indicados na folha do material ou nas especificações do fabricante.

Módulo de elasticidade

(também denominado como módulo de Young) é o coeficiente entre unidade de tensão e unidade de esforço dentro do limite proporcional de um material em tensão ou compressão.

Módulo de rigidez

Insira o módulo de rigidez do material do eixo.

Densidade

Insira a densidade do material do eixo.

Propriedades do cálculo

Utilize esta caixa de grupo para especificar as propriedades do cálculo.

Usar densidade

Marque a caixa de seleção para incluir a massa no cálculo. Se você desmarcar a caixa de seleção Densidade, a Densidade não será incluída no cálculo. A massa é calculada como se fosse utilizada a densidade.

Usar o coeficiente de deslocamento de corte

Determina se o valor é usado no cálculo da Flexão.

Coeficiente de deslocamento de corte: as forças radiais que atuam sobre o perfil fazem com que ele tanto se dobre quanto deslize. Se espera-se que o perfil dobre muito (perfis longos ou finos), o efeito de deslizamento não ocorre e o coeficiente de deslocamento de corte pode ser desprezado (desativado). Nos perfis grossos ou rígidos este efeito é mais significativo. Nos perfis cilíndricos o valor utilizado por padrão é 1.18.

Número de divisões de eixo

Especifique o número de divisões de eixo utilizado para o cálculo.

Modo de tensão reduzida

Selecione o método HMH ou Tresca-Guest para o cálculo da tensão reduzida. O método selecionado afeta o valor calculado da tensão reduzida.

Para obter a fórmula utilizada, consulte o Manual do engenheiro.

Cargas e suportes

Utilize esta área para especificar as cargas e suportes. Selecione Cargas ou Suportes na lista suspensa. A seleção exibe os comandos apropriados na barra de ferramentas. O comando Opções está sempre disponível.

Clique no botão para adicionar a força, carga ou suporte apropriados. Aparecerá uma caixa de diálogo onde é possível editar os valores.

A força ou suporte selecionado aparece na lista, onde é possível editá-lo ou excluí-lo.

A representação gráfica de cargas e suportes é exibida na janela Autodesk Inventor. Trabalhar com a visualização como com manipuladores 3D. É possível arrastar a visualização até a posição apropriada. Clique duas vezes para acessar a caixa de diálogo Editar. Mova o cursor do mouse sobre as representações gráficas para exibir a descrição de uma força ou suporte. Quando você selecionar uma carga ou um suporte na lista da guia Cálculo de viga, sua representação gráfica é selecionada dentro da janela do Autodesk Inventor e vice-versa.

Só um suporte leva a carga axial, e sua representação diagramática é diferente das demais.

Dicas:

Cargas

 

Adicionar força abre a caixa de diálogo Força radial, onde é possível definir as propriedades de força radial, como distância ou ângulo.

Adicionar força axial abre a caixa de diálogo Força axial, que permite definir as propriedades de força radial, como o valor de distância ou força axial.

Adicionar carga contínua Clique para abrir a caixa de diálogo Carga contínua e definir as propriedades de carga contínua, como comprimento ou ângulo.

Adicionar momento de dobra especifica momentos em todas as direções. M x (torque), M y (dobra; plano XZ) e M z (dobra; plano XY). O momento positivo atua em sentido anti-horário.

Clique para abrir a caixa de diálogo Momento de dobra e definir as propriedades do momento de dobra.

Adicionar torque O torque é especificado usando duas forças que são opostas entre si. Uma das forças representa o torque real e a segunda tem que ser negativa (por exemplo: 150 Nm e -150 Nm). A soma de todos os torques (Máx) deve ser igual a 0.

Clique para abrir a caixa de diálogo Torque e definir as propriedades do torque, como a distância ou o valor.

Adicionar carga comum Clique para abrir a caixa de diálogo Carga comum e definir as propriedades de carga comum, como força ou comprimento.

Suportes

Adicionar suporte fixo Clique para abrir a caixa de diálogo Suporte fixo e definir as propriedades do suporte fixo.

Adicionar suporte livre Clique para abrir a caixa de diálogo Suporte livre e definir as propriedades do suporte livre.

Opções permite acessar a caixa de diálogo Opções para exibir uma visualização 3D e em 2D.

As cargas e suportes podem ser editados:

Abre a caixa de diálogo apropriada para editar as cargas ou suportes.

Exclui a carga ou o suporte selecionado.

Visualização 2D

A visualização 2D é exibida padrão na parte inferior da guia Cálculo. Para ocultar a visualização 2D, selecione a opção Ocultar sempre na caixa Visualização em 2D da caixa de diálogo Opções, e clique em Ok.

Ao selecionar uma carga ou um suporte, a carga ou o suporte correspondente também é selecionado no controle da árvore da guia Cálculo, bem como na janela do Autodesk Inventor.

Posicione o cursor do mouse acima de uma carga ou suporte, para exibir uma dica de ferramentas informando sobre cotas de carga ou de suporte.

Na visualização 2D, são exibidos marcadores de posição de cor azul e verde, da mesma forma que em uma visualização da janela do Autodesk Inventor. Para cada seção, são exibidos três marcadores de posição, um em cada extremo de uma seção, e outro no centro da cada seção. O marcador de posição azul significa que a carga ou o suporte está inserido neste marcador de posição.

Dicas:

Resultados

Para exibir a área Resultados à direita das guias Projeto, Cálculo e Gráficos, clique duas vezes na linha dupla da direita ou clique uma vez no sinal circunflexo.

A área exibe valores calculados, como o tamanho da resistência nos suportes, a deflexão e a rotação no lugar dos suportes e as cargas, a tensão máxima de dobra e de torção, o ângulo da torção e a massa do eixo. Os valores são calculados ao clicar em Calcular.

Os seguintes elementos são exibidos no painel Resultados:

Nota: Para obter mais informações sobre os parâmetros calculados, consulte o Manual do engenheiro.

A lista de Cargas e Suportes inclui alguns dos valores importantes na posição da cada carga e suporte. Em uma carga contínua, são indicados os valores para o início e o fim da carga.

Resumo de mensagens

Exibe os relatórios sobre o cálculo. Para abrir a área Resumo de mensagens na parte inferior das guias Cálculo e Projeto, clique duas vezes na linha dupla situada ao final das guias ou uma vez no sinal circunflexo que aparece na parte inferior destas.

Visualização gráfica

Uma visualização gráfica das cargas e suportes no Autodesk Inventor é exibida. Arraste a visualização da carga e do suporte para colocá-la na posição apropriada.

Clique duas vezes na representação gráfica da carga e do suporte para exibir uma caixa de diálogo, onde é possível alterar as propriedades correspondentes.

Os marcadores de posição verdes e azuis são exibidos na visualização. Para cada seção, são exibidos três marcadores de posição, um em cada extremo de uma seção, e outro no centro da cada seção. O marcador de posição azul significa que a carga ou o suporte está inserido neste marcador de posição. Utilize a tecla Alt + arrastar para mover uma força ou um suporte e atribuí-lo a outro marcador de posição.

Dicas:

Comandos da barra de ferramentas