Gerador de componentes de eixo

Utilize o Gerador de componentes de eixo para projetar a forma de um eixo, adicionar e calcular cargas e suportes e outros parâmetros de cálculo. Execute uma verificação de resistência e gere o eixo no Autodesk Inventor. O eixo é montado a partir de seções individuais (cilindro, cone e polígono), incluindo operações (chanfros, concordâncias, rebaixamentos, etc.).

Utilize o Gerador de componentes de eixo para:

Para determinadas operações, o Gerador de eixos utiliza dados do Centro de conteúdo.

Nota: Para ser possível inserir componentes usando o Gerador de eixos, você deverá estar conectado ao servidor do Centro de conteúdo e o Centro de conteúdo deverá estar configurado em seu computador.

Selecione as seguintes operações no Centro de conteúdo:

Ao projetar eixos, utilize alças 3D na janela de desenho para alterar as cotas da seção área poder acelerar o seu projeto.

Operações de aresta

Operações que somente podem ser posicionadas em uma aresta do eixo como, por exemplo, chanfros, concordâncias, porcas de bloqueio, roscas. Você somente pode posicionar uma operação na aresta do eixo.

Operações médias

As operações que podem ser posicionadas em seções do eixo são, por exemplo, chavetas, anéis de retenção, entalhes, etc. É possível colocar um número ilimitado de operações deste tipo em uma seção do eixo.

Marcadores de posição

Permitem definir pontos em uma seção nos quais as cargas e suportes estão posicionados. Utilize o método tecla Alt + arrastar para mover uma força ou um suporte e atribuir a outro marcador de posição.

Visualização gráfica

Ao projetar um eixo usando o Gerador de eixos, está disponível uma visualização gráfica 3D (com todas as seções, operações e alças 3D) na janela do Autodesk Inventor e uma visualização 2D está disponível na guia Projeto. A visualização 2D é opcional.

Quando você alterna para a guia Cálculo, as visualizações gráficas da janela do Autodesk Inventor e da guia Cálculo são alteradas para exibir a visualização das cargas e os suportes.

Dica: Para obter informações sobre as fórmulas de cálculo utilizadas no projeto de eixos, consulte o Manual do engenheiro.