Uma função é uma instrução realizada no âmbito de um programa. A instrução pode incluir argumentos ou requerer certas entradas para executar com êxito.
As funções são arrumadas normalmente em uma certa ordem para alcançar um resultado desejado. Por exemplo, uma função recupera um pedaço de informação de um banco de dados e a próxima função executa alguma operação naqueles dados. Normalmente, cada função é independente do código restante em um programa.
O iLogic fornece funções para modificar o modelo do Inventor ou ler alguns dados do modelo e retorná-lo a você. Estas funções estão disponíveis como trechos de códigos na caixa de diálogo Editar regra. É possível inserir funções em regras (programas Visual Basic pequenos) que define para o modelo. Quando uma regra é executada, as funções nesta regra são executadas.
O iLogic fornece várias funções para utilizar nas regras. As funções são agrupadas em categorias.
A seguir está um exemplo de como uma função pode aparecer em uma regra:
returnValue = Category.FunctionName(argument1, argument2,...)
Um argumento pode ser uma sequência de texto, valor booleano de verdadeiro ou falso ou número.
Um valor de sequência de texto é especificado em um par de aspas duplas " ComponentName:1” e “ Hole2” são exemplos de sequências de texto. Utilizando nosso exemplo anterior, se argumentos são sequências de texto, a função aparece como:
returnValue = Category.FunctionName(“ComponentName:1”,“Hole2”)
Um parâmetro de texto do iLogic pode ser utilizado como um argumento para uma função que aguarda uma sequência de texto. Um parâmetro numérico do Inventor pode ser utilizado como um argumento para uma função que aguarda um número.
Um valor de retorno pode ser uma sequência de texto, valor booleano de verdadeiro ou falso ou número. Muitas vezes, é algo que você quer ler ou recuperar a partir do modelo. É possível testar o valor de retorno, ou atribuí-lo a um parâmetro ou uma variável local na regra.
Algumas funções não possuem um valor de retorno. No VB.NET, este tipo de função é chamada de Sub. Ele muitas vezes altera o modelo. Por exemplo:
Category.FunctionName(argument1, argument2, ...)
Outro tipo de função pode ser utilizado para gravar ou atribuir um valor a algo no modelo do Inventor. No VB.NET, este tipo de função é chamada de Propriedade. Por exemplo:
Category.FunctionName(argument1, argument2, ...) = value
Neste exemplo, a função está escrevendo o valor para o modelo.