Para acessar as funções de parâmetros, expanda o nó Parâmetros na guia Sistema na área de trechos.
Parameter("parameterName")
Esta função altera diretamente os valores de parâmetro.
Em montagens, é possível acessar parâmetros em componentes suprimidos. Entretanto, se um componente é suprimido, não será possível acessar seus parâmetros diretamente com uma declaração de atribuição, como o seguinte:
PartA.ipt.d12 = 6.3
Ao invés, é possível utilizar:
Parameter("PartA:1", "d12") = 6.3
Observe que um nome de componente é especificado ao vez de um nome do arquivo. Apesar de dar à função um número de componente específico, a alteração de parâmetro afeta todas as instâncias do componente. O nome do componente é apenas um caminho para a função identificar o arquivo.
Renomear o componente manualmente para preservar seu nome se o componente for substituído.
Também é possível utilizar a função MakePath para o nome do componente:
Parameter(MakePath("SubAssem1:1", "Part1:1"), "d12") = 6.3
É possível ler o valor atual de um parâmetro utilizando a sintaxe de uma das seguintes declarações:
param_val = Parameter("d0")
param_val = Parâmetro (" PeçaA: 1", " d0 ")
Como mostrado nestes exemplos, o parâmetro pode estar no documento atual. É possível utilizar o nome de qualquer parâmetro que pode ser acessado da regra.
Em um componente que não está suprimido, é possível especificar o nome do arquivo em vez do nome do componente: É possível utilizar esse método para alterar um parâmetro em uma peça de base que não aparece como um componente em uma montagem:
Parameter("PartA.ipt", "d12") = 6.3
Se um parâmetro não é encontrado, a função Parâmetro gera uma mensagem de erro. É possível suprimir a mensagem de erro utilizando o seguinte:
Parameter.Quiet = True
Utilize esta técnica se tem conhecimento de que o parâmetro está faltando e está preparado para aquela condição.
É possível acessar parâmetros em uma peça de base a partir de uma peça derivada ou montagem. Também é possível acessá-los de uma montagem que contém uma peça derivada da peça de base.
Às vezes, é útil para conduzir os parâmetros na peça de base de regras na assembléia. Esta técnica é conhecida como modelagem descendente Quando alterar um parâmetro de base, os parâmetros vinculados em todas as peças derivadas também são alteradas. Quando alterar um parâmetro de base, os parâmetros vinculados em todas as peças derivadas também são alteradas.
A peça e seus parâmetros não estão sempre visíveis na árvore Modelo na caixa de diálogo Editar regra. É possível acessá-los utilizando a função Parâmetro Por exemplo, para alterar um parâmetro em uma peça de base, utilize:
Parameter("BaseShaft.ipt”, ”Diameter") = 0.125 in
Normalmente, não é necessário ler os valores dos parâmetros da peça de base. Os parâmetros já estão vinculados na peça ou montagem no qual está trabalhando.
Utilize a função Parameter.Param para ter acesso direto a um parâmetro do Inventor. O objeto retornado é do tipo Parâmetro, do API do Autodesk Inventor:
param = Parameter.Param("parameterName") If (param IsNot Nothing) Then param.Expression = "5.0 in" param.Tolerance.SetToDeviation(0.002 * 2.54, -0.004 * 2.54) param.Comment = "Equation and Tolerance set by a rule" End If
Alternativamente, é possível utilizar linha única:
parameter.param( " foo " ).comment = " comentário definida pela regra "
É possível acessar mais propriedades de um parâmetro do Autodesk Inventor utilizando o seguinte:
param = Parameter.Param("parameterName") param = Parameter.Param("componentName", "parameterName")
Estes parâmetros fornecem um objeto da classeInventor.Parameter. Veja a Ajuda de programação do Inventor para mais informações nesta classe.
Utilize funções Multi valores para acessar e alterar a lista de valores armazenados com um parâmetro com vários valores. Os exemplos seguintes demonstram suas utilidades:
MultiValue.SetList(“d0”, 0.5, 0.75, 1.0, 1.25)
Define a lista de valores disponíveis para o parâmetrod0.
MultiValue.SetList(“d0”, “3/8”, “d1 * 2”, “d1 * 3”)
Define equações em vez de valores. É possível misturar equações e valores na lista.
MultiValue.SetList(“filename.ipt.str0”, “Value1”, “Value2”)
Define uma lista de valores para um parâmetro de texto em uma peça.
MultiValue.SetList(“Part1:1”, “d0”, 0.5, 0.75, 1.0, 1.25)
Define a lista de valores de um parâmetro em um componente.
values = MultiValue.List(“d0”)
Recebe a lista de variáveis atual, onde a variável valores é um objeto do tipo do VB.NETArrayList.
MultiValue.SetValueOptions(True, DefaultIndex := 0, NumericCompare := “=”)
Força o parâmetro a possuir um valor que está em sua lista com vários valores. Se em seguida, alterar a lista de multi-valores, ela também define o valor atual do parâmetro para um dos valores na lista. Esta função não altera o valor se for encontrado na nova lista.
Se o valor do parâmetro não está na lista nova, o parâmetro é definido para o primeiro valor (Índice 0) na lista.
Testa para igualdade. Também é possível utilizar "<=" ou ">="
MultiValue.SetValueOptions(False)
Quando alterar a lista multi-valor do parâmetro, o valor atual do parâmetro não altera. Este comportamento é o comportamento padrão de MultiValue
MultiValue.List(“MyStringParam”) = iProperties.Materials
Define um parâmetro de teste para uma lista de valores equivalentes à lista de materiais disponíveis no padrão atual ativo.
MultiValue.List(“d0”) = New Double() {0.5, 0.75, 1.0, 1.25}
Utiliza um método alternativo de definição da lista de valores.
Exemplos que utilizam valores do Microsoft® Excel podem ser encontrados na seção descrevendo GoExcel.CellValues
MultiValue.UpdateAfterChange = True
Definir Parameter.UpdateAfterChange para True, essa afirmação fará com que o modelo do Inventor seja atualizado após alterações feitas no valor de um parâmetro pela função MultiValue.List ou a MultiValue.SetList.
True fará com que o modelo (documento) seja atualizado após alteração do parâmetro. Isso somente terá efeito quando você alterar parâmetros utilizando a função Parâmetro:
Parameter.UpdateAfterChange = True
True fará com que o modelo (documento) seja atualizado após alteração do valor do parâmetro utilizando a função Parâmetro. Isso somente terá efeito quando você alterar parâmetros utilizando a função Parâmetro. Por exemplo:
Isso atualizará o modelo.
Se não for necessário atualizar o modelo no meio da regra, você pode informar ao sistema para atualizar quando tiver terminado a execução da regra. Utilize esta frase: iLogicVb.UpdateWhenDone = True.
MultiValue.Quiet = True
Suprime a mensagem de erro exibida quando um parâmetro não é localizado. Utilize esta função se tem conhecimento de que o parâmetro está faltando e está preparado para aquela condição. Por exemplo, é possível que o parâmetro não exista em toda peça na qual a regra se aplica.
foundVal = MultiValue.FindValue(aList, "<=", 4.0)
Localiza o valor em uma lista que mais se aproxima a uma condição. aList pode ser uma Lista matriz ou Matriz. O argumento para comparação pode ser "<=", "=", ou ">=".
O próximo exemplo localiza o valor que é menor ou igual a 4,o. Se existe mais de um valor, o valor mais próximo de 4,0 retorna. Se um valor correspondente não existe, este exemplo retorna a constante VB"Nada".
foundVal = MultiValue.FindValue(MultiValue.List("d0"), "<=", 4.0)
É possível testar para esta condição.