Compreendendo Comandos de Simulação
É possível simular montagens móveis de grande envergadura e complexidade com centenas de peças móveis articuladas. A Simulação do Autodesk Inventor oferece:
Suposições de simulação
Os comandos de simulação dinâmica oferecidos pela Simulação do Autodesk Inventor auxiliam o usuário nas etapas de concepção e desenvolvimento, além de ajudar a reduzir o número de protótipos. No entanto, devido à hipótese utilizada na simulação, só proporcionam uma aproximação ao comportamento que é produzido nos mecanismos reais.
Interpretando os resultados de simulação
Para evitar cálculos que levem à interpretações equivocadas dos resultados ou a modelos incompletos que causem situações atípicas (ou que até mesmo impossibilitem o cálculo da simulação), é importante lembrar das regras que afetam a:
Parâmetros relativos
A Simulação do Autodesk Inventor utiliza parâmetros relativos. Por exemplo, as variáveis de posição, velocidade e aceleração oferecem uma descrição direta do movimento de uma peça subordinada de acordo com a peça principal correspondente a partir do grau de liberdade (GL) da junta que as une. Por isso, selecione cuidadosamente a velocidade inicial de um grau de liberdade.
Massas coerentes e inércia
Assegure-se de que as condições do mecanismo estão corretas. Por exemplo, a massa e a inércia de um mecanismo devem estar na mesma ordem de magnitude. O erro mais frequente nesta etapa é definir de forma errada a densidade ou o volume das peças CAD.
Continuidade de leis
O cálculo numérico é sensível às descontinuidades de leis impostas. Enquanto uma lei de velocidade define uma série de rampas lineares, a aceleração é necessariamente descontinua. Similarmente, quando utilizadas juntas de contato, é melhor evitar os perfis ou contornos com arestas retas.