Autodesk Inventor utiliza arquivos de Linguagem de Notas de Revisão Extensível (XML) como um meio de armazenar informações de estilo externamente a partir de documentos do Autodesk Inventor. O esquema dos arquivos XML da Biblioteca de Estilos do Autodesk Inventor está sujeito a alteração de versão para versão.
Os arquivos XML são utilizados de duas formas diferentes para armazenar as informações sobre estilos:
O Editor de estilos e normas é utilizado para adicionar e alterar estilos, mas eles são salvos no documento atual. Eles não estarão disponíveis em outros documentos a não ser salve o estilo na Biblioteca de estilos.
Existem dois mecanismos gerais de gerenciador de estilos do Autodesk Inventor: Nome de Estilo/Valor e Subestilos. Todas as interações de gerenciamento entre documentos, estilos e bibliotecas de estilos utilizam estes dois mecanismos para garantir que o objeto final utilizando um estilo tenha todas as informações necessárias.
Nome/Valor de estilo
O Autodesk Inventor utiliza o nome do estilo como o único identificador do estilo. Dois estilos do mesmo tipo não podem ter o mesmo nome no mesmo contêiner. Por exemplo, em um único desenho só pode haver um estilo de cota chamado "Padrão (ANSI)". Quando o Autodesk Inventor compara dois estilos de mesmo nome, ele verifica todas as propriedades em cada estilo para ver se eles são iguais. Esta comparação é uma comparação de valor. Esta comparação é uma comparação de valor. O conceito de combinação de Nome/Valor é utilizado pelo Autodesk Inventor para executar tarefas automatizadas.
Subestilos
Os estilos salvam e reutilizam conjuntos de propriedades. O Autodesk Inventor tira vantagem dessa encapsulação para reutilizar um tipo de conjunto de propriedades como subconjunto de outro. Um estilo pode fazer referência a outro estilo que contenha informações úteis. Quando um estilo é referenciado por outro estilo, ele é considerado um subestilo.
Por exemplo, os estilos de cota têm três subestilos:
Um estilo só sabe o nome de seu subestilo. Não sabe nada sobre os valores das propriedades contidas no subestilo. Quando o Autodesk Inventor verifica se um estilo em um contêiner (um documento ou uma biblioteca de estilos) é uma combinação exata de Nome/Valor a um estilo em outro contêiner, ele verifica que cada estilo faz referência a um subestilo do mesmo nome. Uma combinação de Nome/Valor entre os subestilos não é necessário para que o estilo tenha o mesmo nome e valor.
Quando um estilo é copiado de um contêiner para outro, o Autodesk Inventor garante que qualquer subestilo requerido pelo estilo principal esteja presente no contêiner de destino. Se o subestilo não existe no contêiner de destino, ele é copiado junto com o estilo principal. Se o subestilo existe, a versão de destino do subestilo é utilizado.
Os estilos são compartilhados (ou copiados) entre documentos de duas formas diferentes:
Nas peças, peças de chapa de metal, montagens e apresentações, todos os estilos da biblioteca ativa, bem como os estilos armazenados em memória cache no documento local, são exibidos na lista suspensa de estilos ou onde quer que um estilo seja escolhido. Nos desenhos, somente os estilos que são salvos em cache localmente, são exibidos e disponíveis para seleção.
As interações diárias entre um documento e uma biblioteca de estilo são transparentes. Qualquer estilo utilizado dentro de um documento é copiado automaticamente (em cache) a esse documento. Ele garante que o documento tem as informações de estilos necessárias no caso de uma biblioteca se tornar indisponível ou se um documento é acessado de um projeto com uma biblioteca de estilos diferente ou de um projeto sem uma biblioteca de estilos.
Considerações que influenciam quais estilos (ou a versão de um estilo) estão disponíveis:
As tarefas mais comuns de gerenciamento de estilos entre os documentos e as bibliotecas de estilos são executadas automaticamente pelo Autodesk Inventor.
Cópia automática em documento:
Quando um estilo da biblioteca é utilizado, ele é copiado no documento de forma automática junto com todos os subestilos necessários.
Limpeza automática de estilos:
Estilos que são copiados automaticamente para um documento são automaticamente retirados desse documento, sempre que eles não estão mais em uso. Permite que o documento não fique confuso por constar meta-dados não utilizados e sem a necessidade da intervenção do usuário.
A limpeza automática somente será executada quando o Autodesk Inventor estiver seguro de que nenhum dado de estilo estará perdido se o estilo for removido. Os estilos somente serão removidos automaticamente de um documento se:
Se o Autodesk Inventor não pode localizar uma combinação exata de Nome/Valor para o estilo na biblioteca, ou se um estilo foi salvo em memória cache manualmente de uma biblioteca para um documento utilizando o Cache do Editor de Estilos e Normas na função do Documento, o Autodesk Inventor deixará o estilo no documento até que seja limpado manualmente.
O usuário executa a maioria das tarefas de gerenciamento de estilos dentro do Autodesk Inventor. É possível:
Os estilos dos desenhos estão relacionados a norma de desenho ativa do desenho. A norma de desenho ativa especifica os estilos utilizados para formatar os desenhos. Cada norma tem tipos de estilo principais, tal como balões de referências e cotas, em que cada um determina a formatação para os atributos individuais. Os estilos definem, por exemplo:
Os estilos nas peças e as montagens controlam os atributos de iluminação.
Os estilos nas peças de chapa de metal também controlam os atributos de iluminação e outros atributos específicos de chapa de metal e opções incluindo: calibre ou espessura da folha, dobra, canto, representações de planificação alternativa para preferências de punções e desdobramentos.
Porque alguns estilos dependem de outros para definir o formato (tal como o estilo de texto utilizado para formatar as cotas), uma alteração pode se estender através de todos os estilos que fazem referência ao estilo alterado.
Estilos modificados afeta somente o documento atual, a não ser que utilize
guia Gerenciar
painel Estilos e normas
Salvar
e então atualize outros documentos da biblioteca de estilos. Normalmente, as alterações executadas na Biblioteca de estilos são gerenciadas pelo administrador do CAD.
Na caixa de diálogo Editor de estilos e normas, é possível especificar a lista de estilos. Clique na seta de Filtro e selecione: