É possível utilizar o Editor de estilos e normas para criar, editar ou limpar estilos. Os estilos novos ou modificados são salvos no estilo padrão do documento atual, a menos que especificamente selecione
guia Gerenciar
painel Estilos e normas
Salvar
.
Nota: Tenha cuidado ao salvar um estilo na Biblioteca de estilos. O estilo substitui a versão da biblioteca e isto pode afetar os demais documentos que utilizam este estilo. Em geral, a Biblioteca de estilos é mantida pelo administrador do CAD para preservar as preferências de estilo definidas pela empresa.
Criar um estilo
Crie um estilo copiando um estilo existente e alterando-o para atender às suas necessidades.
- Na faixa de opções, clique na
guia Gerenciar
painel Estilos e normas
Editor de estilos
para abrir a caixa de diálogo .
- No navegador da lista de estilos, clique para expandir um tipo de estilo e, a seguir, selecione um estilo que deseja utilizar como base para o novo estilo.
- Clique com o botão direito do mouse no estilo e, a seguir, selecione Novo estilo ou clique em Novo.
- Insira um nome para o novo estilo ou aceite o nome padrão "Cópia de ...".
- Para estilos do desenho, selecione a caixa de seleção Adicionar a norma para adicionar o novo estilo à lista de estilos disponíveis no estilo da norma ativa.
- Clique em Ok. O novo estilo é listado no navegador de tipos de estilos.
Dica: É possível clicar em Redefinir para retornar aos valores padrão no novo estilo, mas faça-o antes de clicar em Salvar.
Editar um estilo atual
É possível editar um estilo no documento atual, mas isto não afeta os outros documentos.
- Na faixa de opções, clique na
guia Gerenciar
painel Estilos e normas
Editor de estilos
para abrir a caixa de diálogo .
- No navegador de estilos, localize o tipo de estilo que deseja alterar e clique duas vezes para exibi-lo na janela.
- Modifique as configurações conforme necessário, e clique em Salvar. As modificações substituem a versão anterior.
Dica: É possível clicar em Redefinir para descartar as alterações executadas no estilo, mas faça-o antes de clicar em Salvar.
Limpe estilos do documento atual
Se sabe que no documento há estilos que não pretende utilizar, é possível limpar os estilos indesejados.
É possível limpar os estilos de duas formas:
- Limpar estilos exclui do documento os estilos de nível superior, tal como o estilo de lista de peças, mas conserva outros estilos que os estilos fazem referência. Por exemplo, o estilo de lista de peças utiliza o estilo de texto como subestilo. Limpar estilos exclui somente o estilo da lista de peças, e não o estilo do texto.
- Limpar estilo e subestilos exclui os dois estilos de nível superior do documento, mas também o subestilo referenciado. No exemplo da lista de peças, tanto o estilo da lista de peças como o estilo do texto são limpadas.
Nota: Não é possível limpar um estilo que está em uso no documento. Por exemplo, o estilo de cota utiliza o estilo de texto como um subestilo, assim o estilo de texto não pode ser excluído.
- Na faixa de opções, clique na
guia Gerenciar
painel Estilos e normas
Limpar
.
- Na caixa de diálogo Limpar estilos os estilos não utilizados são exibidos.
- Clique em cabeçalhos de coluna para classificar conteúdos, conforme necessário. Na coluna Limpar, os estilos não utilizados são marcados automaticamente com Sim, mas é possível clicar nos estilos individuais para alterá-los para Não.
Clique em Sim para todos ou Não para todos para redefinir as configurações individuais e marcar todos os estilos ao mesmo tempo.
- Selecione a caixa de seleção Limpar subestilos para remover os subestilos não utilizados com um estilo principal. Desative a caixa de seleção para reter os subestilos quando um estilo principal é limpo.
- Selecione Limpar estilos de toda a caixa de seleção Documentos secundários para limpar os estilos não utilizados do documento atual e todos os documentos referenciados. Não está disponível para documentos de peça.
- Clique em Ok para limpar estilos ou Cancelar para fechar a caixa de diálogo sem limpar.
É possível utilizar Desfazer para recuperar os estilos limpados do documento atual.