Nesta seção, restrições horizontais e verticais para restringir a forma às coordenadas X, E, Z com os valores 0, 0, 0, serão aplicadas. A seguir cotas serão adicionadas, parâmetros nomeados serão aplicados e equações serão utilizadas.
Restringir o retângulo para centralizá-lo em 0, 0, 0, facilita restringir a peça dentro de uma montagem. Dado que os planos de trabalho de origem passam através do centro da peça, é fácil utilizar estes planos para alinhar os componentes em uma montagem. Restringir um esboço à origem também faz com que seu comportamento seja previsível quando cotas paramétricas forem adicionadas. Também aplica duas restrições ao esboço usando a definição da posição XY cartesiana.
A adição de relações entre cotas reduz o número de modificações, especialmente em peças complexas. Também é possível adicionar fórmulas matemáticas às cotas. Um vínculo aos operadores que podem ser usados nas equações é oferecido no exercício.
-
Clique no ícone do Autodesk Inventor para começar uma nova peça. Selecione Novo para abrir a caixa de diálogo Novo Arquivo.
- Clique na pasta métrica para começar uma nova peça métrica. Abaixo a categoria de Peças, clique duas vezes em Standard (mm).ipt
. Se as configurações do esboço coincidem com as recomendações anteriores, um eixo X, um eixo E e um ponto situado em 0, 0, 0 serão mostrados.
- Clique naguia Modelo 3D
painel Esboço
Criar esboço 2D
- Expanda a pasta Origem e, a seguir, selecione o plano XY.
Se as configurações do esboço coincidem com as recomendações anteriores, um eixo X, um eixo E e um ponto situado em 0, 0, 0 serão mostrados.
-
Clique na
guia Esboço
painel Desenhar
Retângulo
. Selecione Retângulo por dois pontos no menu suspenso ou selecione Retângulo por dois pontos no menu de indicadores. Crie um esboço de um retângulo centralizado em 0, 0.
-
Aplique uma restrição Horizontal entre a origem e o ponto central de uma linha vertical. Passe o cursor perto do ponto central da linha vertical para exibir e selecionar o ponto central.
-
Aplique uma restrição Vertical entre a origem e o ponto central de uma linha horizontal. Passe o cursor perto do ponto central da linha horizontal para exibir e selecionar o ponto central. Se a lógica destas seleções parece confusa, imagine o eixo que une os dois pontos selecionados.
-
Na faixa de opções, clique na
guia Esboço
painel Restringir
Cota
ou selecione Cota geral no menu de indicadores.
- Insira uma cota horizontal.
- Na caixa de diálogos Editar Cotas, insira a equação Largura=49 mm para definir uma nova variável chamada Largura com o valor inicial de 49 mm.
- Insira uma cota vertical. Realce o valor que aparece na caixa de diálogo Editar Cotas. Em lugar de inserir um número, selecione o valor da cota horizontal. O nome de variável da primeira cota (Largura) aparece na caixa de diálogo. Clique na marca de verificação para vincular a cota atual à primeira cota.
A cota vertical é exibida como fx:49. Isto significa que há uma fórmula ativa para a cota vertical e que seu valor atual é 49.
- Clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir [ESC] no menu de contexto para sair do comando Cota.
Outra equação foi criada!
- Para ver a equação completa, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da janela de desenho. Selecione Exibir cotas no menu de estouro e, a seguir, selecione Expressão. Aparecem os nomes das variáveis e as fórmulas. A cada cota é atribuída uma variável baseada na ordem de criação. d0 é o primeiro valor atribuído porque 0 é o primeiro inteiro. Neste exemplo, o nome d0 foi alterado para Largura e é uma cota "paramétrica". A segunda cota conserva o nome de variável original, “d1”, e é "dirigida" pela cota denominada Largura.
Nota: A ordem de criação não afeta qual cota exerce o controle.
Nota: O menu de indicadores aparece próximo à área da tela na qual se clicou com o botão direito do mouse. Esta técnica deve ser utilizada para controlar a localização de menus de indicadores.
Anterior | Seguinte