As cotas paramétricas são um tipo de restrição no ambiente de esboço. As cotas paramétricas controlam o tamanho e a posição da geometria. As cotas são criadas automaticamente ao inserir valores nas caixas de entrada durante a criação de geometria ou ao usar manualmente o comando Cota geral.
Edite uma cota para alterar o tamanho da geometria associada. Os valores de cota podem ser expressos como constantes numéricas, como variáveis em uma equação ou em arquivos de parâmetros.
É possível editar as cotas de esboço antes ou depois de um esboço se tornar parte de uma operação. Se um esboço ainda não foi consumido por uma operação, suas cotas são visíveis e podem ser editadas. Após um esboço ser consumido por uma operação, selecione a operação no navegador e ative o esboço para o editar.
O número de cotas exigidas para restringir completamente o esboço é exibido no canto inferior direito da interface. Utilize cotas ou restrições para continuar a definir o esboço. Se a cota sobrerrestringe o esboço, é possível aceitá-la o ou anulá-la. Se aceitar a cota, ela é salva como um parâmetro de referência. Seu valor é encerrado entre parênteses e atualizado em função das alterações das cotas normais.
É possível alterar o estilo de exibição das cotas. Selecione o estilo de exibição na barra de status na parte inferior da interface. Selecione Valor, Nome, Expressão, Tolerância ou Valor preciso. As cotas calculadas usando equações (onde, por exemplo, d5=d2) são exibidas com o prefixo "fx".