Converter arquivos em Autodesk Inventor dados
É possível abrir ou importar arquivos de peça ou montagem de outros sistemas CAD. Também é possível inserir arquivos de peça e montagem como componentes em Autodesk Inventor montagens novas ou existentes.
Para visualizar os detalhes da importação, expanda o nó do navegador para terceiros e clique duas vezes em Relatório de conversão.
Arraste e solte os arquivos importados
Também é possível arrastar e soltar para importar um ou vários arquivos de peça ou montagem. Execute uma das opções a seguir:
Abrir e alterar modelos criados em Alias (.wire). É possível optar por manter a associatividade entre os Autodesk Inventor arquivos de origem Alias. A associatividade não é bidirecional. Alterações no arquivo Alias são refletidas no Autodesk Inventor arquivo, porém as alterações Autodesk Inventor ao arquivo não afetam o arquivo Alias de origem. É possível atualizar as associações entre os Autodesk Inventor arquivos de origem ao efetuar alterações no arquivo de origem.
A geometria é criada no Inventor utilizando as mesmas cores atribuídas no Alias. No entanto, mapas de textura incluídos na definição do Alias não são convertidos para o arquivo do Inventor.
Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.
Abrir e alterar modelos criados no CATIA V4 (todas as versões). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivo CATIA V4 podem ser importados:
Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em arquivos de malha
no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. É possível clicar com o botão direitos nas operações de malha ou pastas para acessar ao menu de contexto e selecionar Mostrar arestas de malha, Alterar visibilidade e mais.
Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.
Abra e altere modelos criados no CATIA V5 (versões R6 a R20). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivo CATIA V5 podem ser importados:
Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em arquivos de malha
no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. É possível clicar com o botão direitos nas operações de malha ou pastas para acessar ao menu de contexto e selecionar Mostrar arestas de malha, Alterar visibilidade e mais.
Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.
Abra e altere os modelos criados em JT (*.jt) (versões 7.0, 8.0, 8.1, 8.2, 9.0, 9.1, 9.2, 9.3, 9.4, and 9.5). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.
Abra e altere modelos criados no Pro/ENGINEER e Creo Paramétricas. O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivo Pro/ENGINEER podem ser importados:
Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.
Abra e altere modelos criados no Parasolid (até a versão 24.0). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivos Parasolid podem ser importados:
Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.
Os arquivos Rhino podem ser importados para uso no Autodesk Inventor. A operação de importação não conserva a relação de associação com o arquivo original. O resultado é que as alterações no arquivo original depois da operação de importação não afetam a peça importada. Da mesma forma, as alterações na peça importada não afetam o arquivo original. Uma vez finalizada a operação de importação, é possível alterar o modelo como se fosse originalmente criado no Inventor.
O processo de importação cria operações com base no Inventor que representam a geometria e a topologia do arquivo de origem. É possível utilizar os comandos do Inventor para ajustar as operações base e adicionar novas operações à árvore de operações do Inventor. Não é possível modificar a definição original das operações de base.
É gerado um relatório de conversão com informação sobre os dados importados, as opções de importação usadas e uma lista das peças criadas no Inventor.
Abra e altere modelos criados no SolidWorks (versões 2003 a 2012). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivos SolidWorks podem ser importados:
Abra e altere modelos criados no NX (antigo UGS NX) (versões 3 a 8). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivos NX podem ser importados:
É possível converter dados 3D existentes em arquivos do Mechanical Desktop para operações em arquivos de Autodesk Inventor peça e montagem. Se o Autodesk Inventor não reconhecer a geometria ou as operações dos arquivos de origem, eles são ignorados durante a conversão e os dados perdidos são anotados no navegador.
Ao importar arquivos do Mechanical Desktop, nenhum vínculo é mantido nos arquivos existentes.
É possível inserir uma peça do Mechanical Desktop como componente em uma montagem, mantendo um vínculo com o arquivo do Mechanical Desktop. É possível efetuar alterações no arquivo original que são incorporadas na próxima vez que a Autodesk Inventor montagem for atualizada.
Ao inserir um componente do Mechanical Desktop, Autodesk Inventor cria um arquivo chamado de arquivo proxy. Este arquivo contém as informações de vínculo e especifica um modelo para o novo componente.
É possível importar um arquivo STEP (versões AP214 e AP203E2) ou IGES (todas as versões). O corpo sólido é salvo em um Autodesk Inventor arquivo e nenhum vínculo com o arquivo original é mantido.
Se algum arquivo STEP ou IGES importado contiver uma peça, ele produzirá um Autodesk Inventor arquivo de peça. Se o arquivo contém uma montagem, ele produz uma montagem com múltiplos arquivos de peça.
Consulte Ferramentas de montagem para obter mais informações sobre a ferramenta Renomear nós do navegador.
É possível importar um arquivo SAT (versões 4.0 - 7.0). As curvas, superfícies e sólidos são salvos em um Autodesk Inventor arquivo e nenhum vínculo ao arquivo original é mantido.
Se um arquivo SAT importado contiver um único corpo, ele produzirá um Autodesk Inventor arquivo de peça com uma única peça. Se o arquivo contém múltiplos corpos, ele produz uma montagem com múltiplos arquivos de peça.
É possível importar arquivos STL no Autodesk Inventor. Os dados são importados como objetos de malha e serão incluídas em um nó do navegador malha.
Os seguintes tipos de arquivos STL podem ser importados:
No Autodesk Inventor, é possível abrir um arquivo DWF com notas de revisão criadas no Autodesk Design Review, por exemplo.
|
|
O navegador de notas de revisão exibirá o conjunto de revisões na vista da árvore. Nota: Se você tentar carregar um conjunto de revisões abrindo um arquivo DWF que não contenha notas de revisão, não será possível abrir o arquivo DWF no Autodesk Inventor.
|
É possível abrir qualquer arquivo AutoCAD DWG diretamente no Autodesk Inventor e, a seguir, visualizar, plotar e medir o conteúdo do arquivo. Os objetos são exibidos da mesma maneira que são exibidos no AutoCAD.
A importação traz os dados para o Autodesk Inventor onde você trabalha com eles como dados do modelo.
Os procedimentos Abrir e Importar são demonstrados no seguinte vídeo: