Acesso aos arquivos a partir de outro sistema CAD

Converter arquivos em Autodesk Inventor dados

É possível abrir ou importar arquivos de peça ou montagem de outros sistemas CAD. Também é possível inserir arquivos de peça e montagem como componentes em Autodesk Inventor montagens novas ou existentes.

  1. No Autodesk Inventor, execute um dos seguintes comandos para converter arquivos:
    • Para executar para um Autodesk Inventor arquivo, selecione Abrir.
    • Para importar em um Autodesk Inventor arquivo de peça, selecione Guia Gerenciar painel Inserir Importar .
    • Para inserir em uma Autodesk Inventor montagem, selecione guia Montagem painel Componente Inserir .
  2. Na caixa de diálogo aplicável, defina os Arquivos do tipo para visualizar os arquivos disponíveis.
  3. Selecione o arquivo a ser importado. Se necessário, procure para encontrar o arquivo apropriado.
    • Se o arquivo for do tipo .dwg, clique em Opções para assegurar que Importar está selecionado. Clique em Ok.
    • Para outros tipos de arquivo, clique em Opções e configure as opções do aplicativo. Clique em Ok.
  4. Clique em Abrir para importar o arquivo.

Para visualizar os detalhes da importação, expanda o nó do navegador para terceiros e clique duas vezes em Relatório de conversão.

Arraste e solte os arquivos importados

Também é possível arrastar e soltar para importar um ou vários arquivos de peça ou montagem. Execute uma das opções a seguir:

Mostrar-me como definir as Opções de salvamento na importação

Mostrar-me como definir as opções de relatório na importação

Mostrar-me como definir as unidades padrão na importação

Mostrar-me como definir os tipos de entidades para importação

Mostrar como importar uma montagem como um único arquivo de peça

Mostrar opções quando Importar para o Ambiente de Reparo estiver desativada

Mostrar opções quando Importar para o Ambiente de Reparo estiver ativada

Importar arquivos Alias

Abrir e alterar modelos criados em Alias (.wire). É possível optar por manter a associatividade entre os Autodesk Inventor arquivos de origem Alias. A associatividade não é bidirecional. Alterações no arquivo Alias são refletidas no Autodesk Inventor arquivo, porém as alterações Autodesk Inventor ao arquivo não afetam o arquivo Alias de origem. É possível atualizar as associações entre os Autodesk Inventor arquivos de origem ao efetuar alterações no arquivo de origem.

Nota: Você deve selecionar Importação não associativa para ativar a seleção Criar objeto de arquivo importado.

A geometria é criada no Inventor utilizando as mesmas cores atribuídas no Alias. No entanto, mapas de textura incluídos na definição do Alias não são convertidos para o arquivo do Inventor.

Nota: Para a importação associativa, Inventor somente suporta os arquivos .wire de Alias 2009 e versões posteriores, e as entidades de malha do arquivo .wire não são importados. Além disso, fluxos de trabalho arrastam e soltam arquivos individuais e múltiplos e não suportam a importação associativa de arquivos Alias.

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Importar arquivos CATIA V4

Abrir e alterar modelos criados no CATIA V4 (todas as versões). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Os seguintes tipos de arquivo CATIA V4 podem ser importados:

  • *.model
  • *.session
  • *.dlv3
  • *.exp
    Nota: Ao abrir um arquivo .file, o Inventor exibe os modelos contidos na caixa de diálogo Seleção de modelo do CATIA V4. Selecione o arquivo .model apropriado para importação e clique em Ok.

Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em arquivos de malha no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. É possível clicar com o botão direitos nas operações de malha ou pastas para acessar ao menu de contexto e selecionar Mostrar arestas de malha, Alterar visibilidade e mais.

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Importação de arquivos CATIA V5

Abra e altere modelos criados no CATIA V5 (versões R6 a R20). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

    Os seguintes tipos de arquivo CATIA V5 podem ser importados:

  • *.CATPart (peça)
  • *.CATProduct (montagem)
    Nota: O Inventor converte automaticamente os arquivos CATIA V4 recomendados pelos arquivos .CATProduct.
  • *.cgr
    Nota: Os dados de malha dos arquivos .cgr têm unicamente fins de visualização.

Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em arquivos de malha no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. É possível clicar com o botão direitos nas operações de malha ou pastas para acessar ao menu de contexto e selecionar Mostrar arestas de malha, Alterar visibilidade e mais.

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Importação de arquivos JT

Abra e altere os modelos criados em JT (*.jt) (versões 7.0, 8.0, 8.1, 8.2, 9.0, 9.1, 9.2, 9.3, 9.4, and 9.5). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Importar Pro/ENGINEER e Arquivos Paramétricos Creo

Abra e altere modelos criados no Pro/ENGINEER e Creo Paramétricas. O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

    Os seguintes tipos de arquivo Pro/ENGINEER podem ser importados:

  • *.prt * (peça)(até a versão Wildfire 5.0 ou Creo Paramétrico 1.0)
  • *.asm * (montagem)(até a versão Wildfire 5.0 ou Creo Paramétrico 1.0)
  • *.g (Granito) (até a versão 7.0)
  • *.neu* (Neutro)

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Nota: Para importar arquivos de peça ou montagem que contenham instâncias da tabela de família, carregue o modelo no Pro/ENGINEER e salve os arquivos do acelerador (.xpr ou .xas) junto com os arquivos de peça ou montagem de Pro/ENGINEER. Os arquivos do acelerador contêm as instâncias específicas recomendadas pela tabela de família.

Importação de arquivos Parasolid

Abra e altere modelos criados no Parasolid (até a versão 24.0). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

    Os seguintes tipos de arquivos Parasolid podem ser importados:

  • *.x_t (texto)
  • *.x_b (binário)

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Importar arquivos Rhino

Os arquivos Rhino podem ser importados para uso no Autodesk Inventor. A operação de importação não conserva a relação de associação com o arquivo original. O resultado é que as alterações no arquivo original depois da operação de importação não afetam a peça importada. Da mesma forma, as alterações na peça importada não afetam o arquivo original. Uma vez finalizada a operação de importação, é possível alterar o modelo como se fosse originalmente criado no Inventor.

O processo de importação cria operações com base no Inventor que representam a geometria e a topologia do arquivo de origem. É possível utilizar os comandos do Inventor para ajustar as operações base e adicionar novas operações à árvore de operações do Inventor. Não é possível modificar a definição original das operações de base.

É gerado um relatório de conversão com informação sobre os dados importados, as opções de importação usadas e uma lista das peças criadas no Inventor.

Importação de arquivos SolidWorks

Abra e altere modelos criados no SolidWorks (versões 2003 a 2012). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Os seguintes tipos de arquivos SolidWorks podem ser importados:

  • *.prt, *.sldprt (peça)
  • *.asm, *.sldasm (montagem)

Importar arquivos NX

Abra e altere modelos criados no NX (antigo UGS NX) (versões 3 a 8). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Os seguintes tipos de arquivos NX podem ser importados:

  • *.prt (peça)
  • *.prt (montagem)

Importação de arquivos do Mechanical Desktop

É possível converter dados 3D existentes em arquivos do Mechanical Desktop para operações em arquivos de Autodesk Inventor peça e montagem. Se o Autodesk Inventor não reconhecer a geometria ou as operações dos arquivos de origem, eles são ignorados durante a conversão e os dados perdidos são anotados no navegador.

Ao importar arquivos do Mechanical Desktop, nenhum vínculo é mantido nos arquivos existentes.

Nota: É necessário possuir o Mechanical Desktop em seu computador para importar arquivos.

Vinculação de componentes do Mechanical Desktop

É possível inserir uma peça do Mechanical Desktop como componente em uma montagem, mantendo um vínculo com o arquivo do Mechanical Desktop. É possível efetuar alterações no arquivo original que são incorporadas na próxima vez que a Autodesk Inventor montagem for atualizada.

Ao inserir um componente do Mechanical Desktop, Autodesk Inventor cria um arquivo chamado de arquivo proxy. Este arquivo contém as informações de vínculo e especifica um modelo para o novo componente.

Importação de arquivos STEP ou IGES

É possível importar um arquivo STEP (versões AP214 e AP203E2) ou IGES (todas as versões). O corpo sólido é salvo em um Autodesk Inventor arquivo e nenhum vínculo com o arquivo original é mantido.

Se algum arquivo STEP ou IGES importado contiver uma peça, ele produzirá um Autodesk Inventor arquivo de peça. Se o arquivo contém uma montagem, ele produz uma montagem com múltiplos arquivos de peça.

Nota: Por padrão, o Autodesk Inventor aplica o nome da peça (nome do arquivo da peça inserida) nos nós de arquivos do navegador. Outros sistemas CAD podem aplicar a propriedade de número de peça. Quando um arquivo STEP ou IGES é importado no Autodesk Inventor, seu nome pode diferir do nome nos sistemas CAD que gerou o arquivo STEP ou IGES. Para evitar confusões, use a ferramenta Renomear nós do navegador para especificar o esquema de nomenclatura dos nós do navegador.
Nota: Os números de peça dos arquivos STEP são convertidos para o campo de Número de Peça na guia Projeto iProperties de um Autodesk Inventor documento de peça.

Consulte Ferramentas de montagem para obter mais informações sobre a ferramenta Renomear nós do navegador.

Importar arquivos SAT

É possível importar um arquivo SAT (versões 4.0 - 7.0). As curvas, superfícies e sólidos são salvos em um Autodesk Inventor arquivo e nenhum vínculo ao arquivo original é mantido.

Se um arquivo SAT importado contiver um único corpo, ele produzirá um Autodesk Inventor arquivo de peça com uma única peça. Se o arquivo contém múltiplos corpos, ele produz uma montagem com múltiplos arquivos de peça.

Importar arquivos STL

É possível importar arquivos STL no Autodesk Inventor. Os dados são importados como objetos de malha e serão incluídas em um nó do navegador malha.

Os seguintes tipos de arquivos STL podem ser importados:

  • *.stl
  • *.stla
  • *.stlb

Abertura das notas de revisão DWF

No Autodesk Inventor, é possível abrir um arquivo DWF com notas de revisão criadas no Autodesk Design Review, por exemplo.

 
  1. Para abrir um conjunto de revisões, clique em Abrir.
  2. Na caixa de diálogo Abrir, selecione um arquivo DWF que contenha notas de revisão e clique em Abrir.

O navegador de notas de revisão exibirá o conjunto de revisões na vista da árvore.

Nota: Se você tentar carregar um conjunto de revisões abrindo um arquivo DWF que não contenha notas de revisão, não será possível abrir o arquivo DWF no Autodesk Inventor.

Abrir ou importar arquivos DWG

É possível abrir qualquer arquivo AutoCAD DWG diretamente no Autodesk Inventor e, a seguir, visualizar, plotar e medir o conteúdo do arquivo. Os objetos são exibidos da mesma maneira que são exibidos no AutoCAD.

A importação traz os dados para o Autodesk Inventor onde você trabalha com eles como dados do modelo.

Os procedimentos Abrir e Importar são demonstrados no seguinte vídeo: