Criar um eixo de trabalho (método herdado)

Antes da introdução das técnicas de modelagem do manipulador direto no Inventor R2011, o comando Eixo era o único método disponível para criar eixos de trabalho. O método herdado era, e ainda pode ser, utilizado como um dos métodos descritos abaixo:

Nota: Você pode alterar o tamanho de um eixo de trabalho, clicando um controlador de manipulador e arrastando até o comprimento apropriado. Auto-redimensionamento deve ser desativado. Se necessário, clique com o botão direito no eixo de trabalho e limpe a marca de verificação do Auto-redimensionamento.
  1. Na faixa de opções, clique na Guia Modelo 3D painel Operações de trabalho Eixos .
  2. Utilize um dos métodos seguintes:
    • Selecione uma aresta linear, esboço de linha ou esboço de linha 3D para criar um eixo de trabalho ao longo da geometria selecionada.
    • Selecione uma operação de revolução para criar um eixo de trabalho ao longo de seu eixo de revolução.
    • Selecione dois pontos válidos para criar um eixo de trabalho que passe por eles.
    • Selecione um ponto e um plano (ou uma face) de trabalho para criar um eixo de trabalho normal ao plano (ou à face) e que passe pelo ponto.
    • Selecione dois planos quaisquer não paralelos para criar um eixo de trabalho em sua interseção.
    • Selecione uma linha e um plano para criar um eixo de trabalho coincidindo com a extremidade de uma linha projetado sobre o plano ao longo da normal deste.
  3. Se mais de uma solução é possível, aparecerá uma caixa de seleção. Clique nas setas para adiante ou para atrás na caixa de seleção e, a seguir, clique na marca de verificação quando a correta da solução for visualizada.

    Em uma montagem não podem ser selecionados os pontos médios.

    Embora ainda válido, o comando Eixos foi trazido do Inventor R2011 para o Inventor atual com um menu conveniente que lista suspensa cada uma das possíveis combinações disponíveis para a criação do eixo de trabalho.

    Cada uma destas novas opções é descrita na guia Referência rápida no menu Ajuda.

    Mostre-me como criar um eixo de trabalho normal a uma face não-plana

    Mostre-me como criar um eixo de trabalho paralelo a um objeto linear

    Mostre-me como criar um eixo de trabalho normal a um ponto e uma face

    Mostre-me como criar um eixo de trabalho de dois planos

    Mostre-me como criar um eixo de trabalho de dois pontos

    Dica: Para compreender as dependências geométricas, clique com o botão direito em uma operação de trabalho no navegador ou na janela de desenho e selecione Exibir entradas. Por exemplo, é possível clicar um ponto de trabalho com o botão direito para destacar a geometria a partir da que foi criada, por exemplo, um eixo de trabalho ou um plano de trabalho.