A criação de um desenho com curvas e fusões complexas que inclua múltiplas peças apresenta desafios únicos. Para a maioria dos projetistas, o fluxo de trabalho mais natural consiste em começar com a forma exterior finalizada e criar os detalhes das peças individuais à medida que avançada. A técnica de projetar a forma finalizada e extrair os componentes é regularmente denominada de método de projeto descendente.
Uma peça com vários corpos é um fluxo de trabalho decrescente que permite criar e posicionar vários corpos em um único documento de peça. Esta técnica é especialmente útil para projetar peças de plástico. Um fluxo de trabalho decrescente elimina a necessidade de utilizar relações de arquivos complexas e projetar arestas entre peças. É possível controlar a visibilidade, definir uma aparência diferente, e calcular a massa de cada corpo sólido. Ao completar o projeto, será possível exportar os diferentes corpos sólidos como arquivos de peça diretamente a uma montagem.
As vantagens de utilizar uma peça com vários corpos em um projeto complexo são as seguintes:
Criar uma peça com vários corpos é um fluxo de trabalho eficiente de projeto descendente. Utilize os comandos de modelagem comuns para criar um novo corpo no contexto de outros corpos. Utilize comandos de modelagem com base em esboço, como Extrusão, Revolução, Elevação, Varredura e Mola, para criar um novo corpo selecionando a opção Novo sólido da caixa de diálogo.
Utilize o comando Dividir com a opção Dividir sólido para criar corpos independentes em um arquivo de peça. É possível utilizar planos de trabalho, esboços 2D e superfícies para definir o contorno de divisão. Utilize superfícies para definir contornos de divisão complexos.
Utilize o comando Derivar para importar componentes em um arquivo de peça como corpos de operação ou para utilizar como peças auxiliares em uma operação de corte, união ou interseção.
Utilize o comando Mover corpos para posicionar um corpo no documento de peça. Utilize o comando Combinar e selecione um ou vários sólidos para utilizar como corpos de operação e executar operações de corte, união ou interseção em um corpo selecionado.
Se você criar acidentalmente uma peça com vários corpos, é possível editar uma operação para alterar a solução para uma operação de união, corte ou interseção. Também é possível utilizar uma operação Desfazer para reverter o passo. Se for muito tarde para editar ou desfazer, é possível utilizar o comando Combinar com a opção União para fundir os corpos. Também é possível excluir a operação, como uma divisão, que criou o novo corpo. Operações criadas no corpo novo também são excluídas.
É possível editar qualquer operação com base em esboço depois de criar e alterar a solução para a criação de um novo corpo.
Um corpo é um conjunto independente de operações contidas no arquivo de peça. Todos os novos corpos são adicionados à pasta correspondente do navegador no momento da criação. É possível controlar a visibilidade e aparência de corpos sólidos e de superfície selecionando um corpo e escolhendo Propriedades no menu de contexto.
Expanda um corpo da pasta para obter uma lista das operações aplicadas nele. Diferentes corpos podem compartilhar a mesma operação, como um arredondamento, chanfro ou furo.
A guia Modelado de Configurações do documento contém uma opção do aplicativo que permite especificar o prefixo do plano de denominação padrão dos novos corpos sólidos ou de superfície. Os nomes de corpos padrão são Sólido para os corpos sólidos e Sup para os corpos de superfície.
Utilize Mostrar tudo para visualizar todos os sólidos de um arquivo de peça.
Utilize Ocultar outros para conservar os sólidos selecionados e para desativar a visibilidade de todos os sólidos não selecionados.