Para simular o movimento dinâmico de uma montagem, defina
juntas
mecânicas entre as peças e adicione forças (internas, externas ou ambas) às peças. A montagem é convertida em um mecanismo. As juntas podem ser criadas de três maneiras:
- Com o comando Converter automaticamente restrições em juntas padrão, ativado por padrão, na caixa de diálogo Configuração de simulação dinâmica. O software converte automaticamente as restrições de montagem adequadas em juntas padrão.
Os conjuntos de engrenagens retas criados pelo Design Accelerator têm juntas giratórias criadas automaticamente. Os parâmetros do ângulo helicoidal, do ângulo de pressão ou da eficiência são duplicados na Simulação dinâmica. O conjunto de engrenagens deve ser configurado como flexível a fim de aproveitar a conversão automática de restrições.
As juntas criadas automaticamente podem ser editadas para alterar a origem e os vetores da estrutura.
- Podem ser inseridas juntas na caixa de diálogo Inserir junta.
- Utilize o comando Converter restrições de montagem para converter manualmente as restrições de uma montagem do Autodesk Inventor em juntas padrão, uma a uma.
Nota: Se o comando Converter automaticamente restrições em juntas padrão estiver ativado, só é possível utilizar a caixa de diálogo Inserir junta, para inserir juntas padrões espaciais.
Modificando as montagens para facilitar as simulações
Para que a
simulação
seja mais rápida e forte, altere o seguinte na montagem antes ou após adicionar juntas e forças:
- Considere com atenção a montagem e o propósito da simulação.
- Determine quais componentes de montagem são essenciais para a simulação.
- Simplifique a montagem o quanto possível.
Nota: Execute as alterações em uma cópia da montagem para não perder informações do projeto.
- Isole a montagem que deseja estudar.
Por exemplo, se deseja estudar os braços de uma escavadora, não trabalhe com toda a montagem. Copie toda a montagem e exclua as peças desnecessárias. Assim, é mais fácil construir e manejar o modelo e melhora o rendimento global.
- Crie submontagens de peças que são movidas como corpos rígidos independentes.
Por exemplo, uma montagem pode dispor de uma série de parafusos cuja única função é manter dois componentes em contato e imóveis entre si. Crie uma submontagem que contenha os dois componentes e os parafusos. Para facilitar, é possível utilizar a operação que permite baixar um nível.
- Isole os componentes de interesse e todos os demais que afetem de forma visível a simulação.
Para determinar quão profundo é o efeito, considere a magnitude e as tolerâncias dos resultados necessários.
- Antes de adicionar uma junta de contato 2D, assegure-se de que os componentes cujas arestas ou cujos perfis são usados como entradas têm as normais orientadas para fora (2) da junta e não penetram nem sofram interseção (1) entre si.
O funcionamento de simulação dinâmica
A seguir são detalhadas informações básicas sobre a simulação dinâmica no Inventor, como funciona e quais condições do modelo afeta.
- Simulação dinâmica funciona unicamente com arquivos de montagem do Autodesk Inventor (.iam).
- Simulação dinâmica utiliza as propriedades físicas associadas à cada peça, isto é, a massa, matriz de inércia e posição do centro de massa.
- É possível ter peças desativadas ou inativas no navegador Simulação dinâmica, mas elas estão ociosas e não podem ser utilizadas em uma simulação.
- A origem da montagem é tomada como origem do sistema de coordenadas de montagem. Os planos principais definem os eixos X, Y e Z do sistema de coordenadas. É inserido no grupo
Fixado
. Clique no nó Fixado no navegador para ver quais peças podem existir sem graus de liberdade.
- Por padrão, ao abrir um arquivo de montagem, as restrições de montagem são convertidas em juntas padrão entre peças. Não é criada nenhuma junta padrão, se não houver restrições de montagem entre as peças ou se a opção Converter automaticamente restrições em juntas padrão estiver desativada.
- As submontagens não flexíveis são tratadas como corpos únicos e rígidos. As peças são sempre corpos rígidos. Não é possível definir juntas mecânicas entre as peças de uma submontagem que não seja flexível.
- Como as peças são rígidas e não há movimento nas juntas, os mecanismos podem ser sobrerrestringidos. Por exemplo, se for especificada uma junta que restringe um grau de liberdade já restringido por uma junta existente, o mecanismo se torna sobrerrestringido.
- O comando Colorir grupos móveis atribui anulações de cores predefinidas a todos os membros de um grupo móvel. Este comando permite ver rapidamente quais componentes são incluídos em um grupo móvel e a relação espacial desse grupo com o resto dos grupos.