Na modelagem de peças, é possível criar esboços , utilizar os comandos de Operação para criar operações tridimensionais e, a seguir, combinar as operações para criar peças .
A forma do esboço é controlada através de restrições (por padrão, são aplicadas automaticamente ao criar o esboço) e o tamanho do mesmo através de cotas . É possível deixar alguma geometria do esboço sem dimensionar se deseja alterar seu tamanho posteriormente.
Ainda que a maioria das operações sejam criadas a partir de formas do esboço ( perfis ), algumas são operações mecânicas completamente definidas que não requerem esboços, como, por exemplo, chanfros, concordâncias, cascas e inclinação de faces. As operações com base em esboço podem ser unidas, cortadas ou interseção com outra operação.
As operações são combinadas para criar peças complexas. As operações são situadas utilizando restrições e cotas geométricas. Se algumas curvas são deixadas sem dimensionar em alguma operação, é possível converter a operação em adaptativa , de forma que seja possível alterar seu tamanho ao restringi-la à geometria fixa de uma montagem.
Ao criar ou abrir um arquivo de peça, a localização é o ambiente de peças. Os comandos de esboço e de operações manipulam os esboços e as operações, que são combinadas para formar peças.
Ao criar ou abrir um arquivo de tipo montagem, a localização é o ambiente de modelagem de montagens. Os comandos de montagem manipulam peças inteiras e submontagens , que são combinadas para formar montagens . Ao editar uma peça de uma montagem, a peça é ativada e as edições são executadas no ambiente de peça, onde estão disponíveis os comandos de esboço e de operações. Ao finalizar as modificações, salve o arquivo e clique duas vezes no ícone de montagem de nível superior localizado no navegador para retornar ao ambiente de montagens.