O formato padrão dos balões de referência é definido pelo estilo de Padrões de objetos na norma de desenho ativa. Após inserir um balão de referência, é possível alterar sua forma, seu valor, sua seta e seu estilo.
É possível substituir as configurações de estilo dos balões de referência, mas as alterações efetuadas serão salvas somente no documento atual. Para alterar a formatação de um balão de referência, altere o estilo de balão de referência e salve as alterações na Biblioteca de estilos.
Altere o tipo do balão de referência
- Selecione um balão de referência.
- Clique com o botão direito do mouse e selecione Editar balão de referência.
- Na caixa de diálogo Editar balão de referência, marque a caixa de seleção Substituir forma (pelo estilo).
- Selecione um tipo de balão de referência diferente dos balões de referência padrão ou clique na seta para selecionar da lista de símbolos de esboço.
Altere o valor exibido em um balão de referência
O valor padrão do balão de referência é o número de item da peça na lista de peças.
- Selecione um balão de referência.
- Clique com o botão direito do mouse e selecione Editar balão de referência.
- Na caixa de diálogo Editar balão de referência, clique na célula Item para alterar o balão de referência e a lista de peças, ou na célula Substituir para alterar somente o balão de referência.
- Insira o valor desejado.
Nota: Se você substituir o valor de um balão de referência, ele não é atualizado se você alterar o número do item na lista de peças.
Altere a seta
- Clique no balão de referência com o botão direito do mouse e selecione Editar seta no menu.
- Na caixa Alterar seta, clique na seta e selecione o estilo de seta na lista e, em seguida, clique na marca de seleção verde para aplicá-lo.
Nota: A opção padrão Por estilo utiliza o estilo de seta definido no estilo da linha de chamada.
Remova balões de referência
Clique com o botão direito do mouse no balão de referência e selecione Excluir no menu. Continue selecionando balões de referências e excluindo conforme necessário.
Para Excluir um balão de referência de um balão de referência de vários itens, clique com o botão direito nele e selecione Remover.
É possível clicar em Desfazer para recuperar balões de referências excluídos em ordem inversa.
Adicione um vértice à linha de chamada
- Clique com o botão direito do mouse o balão de referência e selecione Adicionar vértice ou linha de chamada no menu.
- Clique na linha de chamada para adicionar um vértice.
- Arraste o vértice para alterar o comprimento e posição dos segmentos da linha de chamada.
Alinhe balões de referência em uma vista de desenho
- Na janela de desenho, pressione a tecla Ctrl e, a seguir, selecione os balões de referência que deseja alinhar.
- Clique com o botão direito do mouse e selecione Alinhar. Selecione a opção de alinhamento que desejada:
Vertical alinha os balões de referência verticalmente sem alterar a distância entre eles.
Horizontal alinha os balões de referência horizontalmente sem alterar a distância entre eles.
Deslocamento vertical alinha os balões de referência verticalmente e posiciona-os com espaçamento uniforme.
Deslocamento horizontal alinha os balões de referência horizontalmente e posiciona-os com espaçamento uniforme.
Nota: As opções de deslocamento vertical e horizontal utilizam a configuração Espaçamento de deslocamento do estilo de balão de referência associado.