Ao contrário do AutoCAD e do Mechanical Desktop, que mantêm um arquivo com vários tipos de dados, o Autodesk Inventor mantém os dados em vários arquivos associados.
O Autodesk Inventor também mantém arquivos de apresentação (.ipn) que contêm definições para montagens explodidas e vistas de montagem especializadas, além de arquivos de iFeature (.ide) que contêm definições de iFeatures.
Os arquivos relacionados estão associados entre si. Quando alterar um arquivo, seus arquivos dependentes são atualizados. Por exemplo, quando alterar uma montagem, as vistas de desenho e apresentações daquela montagem atualizam automaticamente.
É possível converter arquivos de outros sistemas CAD para uso no Autodesk Inventor (consulte Acesso aos arquivos a partir de outro sistema CAD).
Se não for necessário converter (importar) objetos do AutoCAD em objetos do Autodesk Inventor, é possível abrir diretamente qualquer arquivo DWG (.dwg) do AutoCAD no Autodesk Inventor e, em seguida, visualizar, plotar e medir o conteúdo do arquivo. Os objetos são exibidos exatamente como eles fazem no AutoCAD. Além disso, todos os dados do AutoCAD em 2D são selecionáveis para copiar e colar. É possível abrir um arquivo DWG do AutoCAD (.dwg) no Autodesk Inventor e, a seguir, copiar e colar as entidades do AutoCAD em qualquer esboço do Autodesk Inventor.
Para obter mais informações, consulte Utilização da geometria do AutoCAD.