Os projetos de várias montagens repetem formas rígidas. Os blocos de esboço podem capturar essas formas como um conjunto fixo e você pode inserir instâncias do conjunto. Por exemplo, vamos supor que você tenha um esboço 2D que representa um cilindro hidráulico e que a montagem contém quatro cilindros hidráulicos. Se tiver um bloco do esboço que representa o cilindro hidráulico, é possível inserir quatro instâncias do bloco no layout da montagem. As instâncias são definidas no bloco do esboço e refletem as alterações executadas no projeto do bloco.
Crie blocos de esboço em esboços de peça 2D que contêm apenas objetos de esboço. É possível pré-selecionar a geometria para criar um bloco ou selecionar geometria com o comando Criar bloco ativo. A geometria compreendida passa a fazer parte da definição de bloco e uma instância da definição de bloco substitui-o.
É possível inserir instâncias de definições de bloco em esboços. No navegador, cada instância é listada sob o esboço principal.
É possível criar instâncias de bloco com os comandos Simetria e Padrão.
Geometria indisponível para bloco do esboço
Os blocos são criados com um Ponto de inserção. Este ponto padroniza o centróide da geometria do bloco ou é possível selecionar outro ponto diferente. Ao inserir uma instância de bloco do esboço, o ponto de inserção conecta o ponteiro do mouse ao bloco antes da inserção. É possível selecionar se deseja o ponto de inserção visível ou oculto.
Os blocos são criados com nomes e descrições. É possível definir seus próprios nomes e descrições ou aceitar os valores padrão. O nome do bloco é exibido no navegador na pasta Blocos. O nome também aparece em todas as instâncias do navegador, seguido de dois pontos e do número da instância. Por exemplo, se você definir um bloco chamado CILINDRO e o colocar em Esboço2, a instância de Esboço2 será chamada CILINDRO:1.
É possível renomear as definições e instâncias de blocos do esboço. Se renomear a definição de bloco, o novo nome se propaga através dos nomes da instância. No entanto, a alteração do nome da instância, anula a alteração no nome da definição de bloco.
Blocos aninhados são criados quando instâncias do bloco são selecionadas ao invés de, ou em adição a, geometria de esboço.
É possível definir blocos do esboço aninhados e inserir instâncias flexíveis destes blocos para simular submontagens cinemáticas. No exemplo de cilindro hidráulico, defina um bloco do esboço aninhado que representa o cilindro hidráulico. No esboço do layout da montagem, defina instâncias flexíveis do bloco do esboço aninhado. Estes exemplares flexíveis conservam graus de liberdade especificados, que lhes permitem simular a cinemática dos cilindros hidráulicos reais. Utilize esta operação para examinar a cinemática de seu projeto.
Se quiser adicionar ou alterar restrições entre os blocos, edite a definição de bloco aninhado.
Semelhante a outras geometrias de esboço, é possível alterar a aparência dos blocos do esboço. Utilize as propriedades de Geometria para criar formatos para os blocos e melhorar a comunicação dentro do projeto. Algumas coisas a considerar quando você aplica diferentes formatos personalizados para a sua geometria:
É possível editar as definições de blocos do esboço em contexto ou fora do contexto. Quando você editar em contexto, é possível adicionar outra geometria de esboço ativa à definição de bloco. Independentemente de como a definição do bloco de esboço é editada, as alterações são propagadas a todas as instâncias do bloco.
Uma edição em contexto é onde você edita uma instância da definição de bloco do esboço enquanto estiver em um esboço. Toda a geometria visível no esboço ativo está disponível para adicionar à definição de bloco. A geometria não incluída na definição de bloco está ligeiramente atenuada em comparação com a geometria do bloco.
Uma edição fora é de contexto é onde você edita uma definição do bloco de esboço em isolamento com o nó do navegador da definição de bloco. Como está fora de contexto, relativo aos esboços, não há geometria adicional de esboço disponível para a edição. É possível alterar a geometria na definição de bloco ou é possível criar nova geometria.
Para excluir uma instância de bloco mas manter os objetos que compõem a instância , utilize o comando Explodir. No caso de exemplares de blocos não aninhados, o comando Explodir remove a instância de bloco e deixa a geometria 2D constituinte. No caso de instâncias de blocos aninhados, a instância é removida, mas os blocos constituintes e a geometria 2D permanecem no esboço.