Ao inserir um componente em uma montagem, o cursor é associado ao centro de gravidade do componente. É uma boa prática fixar ao menos um componente para fornecer um ponto fixo para os outros componentes. Ao fixar, são removidos todos os graus de liberdade de um componente. Para fixar um componente a sua origem coincidente com a origem das coordenadas da montagem, clique com o botão direito do mouse em um componente e selecione Colocar fixado na origem durante a colocação. Componentes adicionais são posicionados com o cursor anexado ao centro de gravidade do componente utilizando a vista de início salva.
Clique com o botão direito do mouse, antes de inserir um componente para reorientar em incrementos de 90 graus em torno do eixo X, Y ou Z, e, a seguir, clique na janela de desenho para inserir. É possível usar Copiar e Colar para inserir novas instâncias utilizando a mesma orientação. O Inventor pode ser configurado para inserir novas instâncias dos componentes utilizando a orientação da última instância do componente inserido no navegador. Na caixa de diálogo Opções do aplicativo, guia Montagem, ative "Utilizar orientação da última ocorrência para a inserção do componente". Se houverem várias ocorrências e a última instância inserida for excluída, o Inventor usa a orientação da última instância inserida anterior a ela.
Selecione Inserir interativamente com iMates ou Gerar iMates automaticamente no local para inserir componentes com iMates correspondentes.