Componentes de montagem

Os componentes de uma montagem podem ser peças ou submontagens individuais que se comportam como uma unidade. Por exemplo, uma placa base de uma única peça e uma submontagem de um cilindro de ar com várias peças são ambos componentes quando colocados em uma montagem.

Para assegurar-se que estarão sempre disponíveis quando a montagem for aberta, adicione as rotas de todos os componentes no projeto para a montagem.

O comportamento e as características de um componente dependem de como ele foi criado.

Componentes do Autodesk Inventor

Os componentes do Autodesk Inventor são criados em arquivos de peças ou no contexto de um arquivo de montagem. Um componente do Autodesk Inventor pode ser uma submontagem cujas peças podem ser modificadas ou uma única peça cujas operações podem ser alteradas. Os esboços usados para construir operações de peça podem ser cotados parcial ou totalmente. Operações parcialmente cotadas são sub-restringidas e podem ser designadas como adaptativas .

Componentes de montagem salvos em representações posicionais capturam "instantâneas" cinemáticas para usar em estudos de movimento e outras análises. Em uma montagem aberta, é possível recuperar quaisquer representações posicionais salvas no arquivo.

Inserir componentes em uma montagem

Há múltiplas maneiras de inserir componentes em uma montagem.

  • Use o comando Inserir componente.
    Dica: Use esse método quando quiser especificar o componente fixado ou reorientar um componente antes de posicioná-lo.
  • Arraste e solte um componente de uma pasta de arquivo para a janela de desenho da montagem.
  • Arraste e solte um componente de um painel de navegador do arquivo de peça ou de montagem para a janela de desenho da montagem.
  • Dica: Ao usar o método de arrastar e soltar, o primeiro componente em uma montagem é fixado e os comandos de reorientação não estão disponíveis.

Posicione os arquivos a partir de outros sistemas CAD

As peças e montagens de outros sistemas CAD podem ser inseridos como componentes nas montagens do Autodesk Inventor. A habilidade de alterar o tamanho ou forma dos componentes importados pode ser limitada (Consulte Acesso aos arquivos a partir de outro sistema CAD).

Componentes flexíveis

Os componentes flexíveis são submontagens com um ou mais graus de liberdade disponíveis. Defina o status do componente de submontagem como Flexível no navegador para ativar o movimento no conjunto pai. Cada instância de uma submontagem flexível pode ter uma única posição na montagem. Por exemplo, é possível exibir uma instância do componente aberto e outra instância fechada.

Componentes adaptativos

Peças e submontagens adaptativas podem ter seu tamanho e formato modificados para satisfazer requisitos de projeto da montagem. Quando uma submontagem adaptativa é restringida a outros componentes da montagem, a geometria sub-restringida em uma peça adaptativa é redimensionada.

Depois de inserir uma peça ou submontagem em uma montagem, designe-a como adaptativa. Só é possível designar uma ocorrência de um componente como adaptativo a cada vez. Modificações adaptativas àquela ocorrência determinam o tamanho e o formato de todas as outras ocorrências do componente.

Se necessário, é possível apagar o status adaptativo e aplicar o estado flexível.

Um componente não pode ser ao mesmo tempo adaptativo e flexível.

Peças criadas em uma montagem

A maioria das montagens contém uma combinação de componentes existentes e componentes (peças e submontagens) criados no ambiente de montagem.

Ao criar componentes no local (em uma montagem), é possível usar geometria de outras peças em esboços futuros (como arestas e centros de furos). Peças baseadas em geometria existente têm seu tamanho e posição determinados em relação àquela geometria. Peças criadas no local têm uma restrição de coincidência automática aplicada entre o plano do esboço XY da peça e a face a peça onde é feito o esboço. É possível definir uma peça criada no local como adaptativa para que seu tamanho e forma mudem quando os componentes forem adaptativos à alteração.

Defina a posição e o comportamento do componente

Use Restrições ou Juntas para definir os graus de liberdade e localização dos componentes. Todos os graus de liberdade de qualquer peça ou submontagem de uma montagem podem ser removidos. A origem de um componente fixado não move-se ao colocar restrições de montagem, mas um componente fixado ainda pode ser designado como adaptativo. As operações em uma peça adaptativa fixada podem ter o tamanho e o formato modificados, apesar de sua posição ser fixa.

É uma boa prática fixar ao menos um componente em uma montagem para servir como âncora para os outros componentes. Para fixar um componente ao posicioná-lo, clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir fixado na origem. Se necessário, é possível remover o status de fixada de uma peça.