Planos de trabalho Simétricos e Deslocados

Na próxima seção Autodesk Inventor insere um plano no centro da peça. Esta técnica é útil porque não requer cotas nem edições para manter sua posição. O plano permanece centralizado se a largura da peça é editada.

A seguir um plano de trabalho deslocado é criado para ser utilizado como localização de uma nova operação esboçada.

  1. Selecione Plano médio entre Dois Planos Paralelos no menu suspenso Plano. Para criar um plano de trabalho que divida a peça, selecione a face com a nova operação e então a face paralela do lado oposto da peça. Um plano de trabalho é criado no centro da peça.
    Nota: O tamanho inicial de um plano de trabalho é determinado pelo tamanho das operações existentes. Para redimensionar um plano de trabalho, primeiramente selecione o canto e então arraste-o quando o símbolo de redimensionamento for exibido.
  2. Inicie o comando Simetria. Selecione a extrusão, a arredondamento e o furo de passagem como as operações a serem espelhadas.
  3. Dica: É possível selecionar as operações na peça ou no navegador Modelo.
  4. Quando as operações estiverem selecionadas, selecione a seta de seleção Plano de simetria na caixa de diálogo. Também é possível clicar o botão direito do mouse e selecionar Continuar no menu de contexto para alterar a seta de seleção. Selecione o plano de trabalho situado no centro da peça para satisfazer a seleção de Plano de simetria. Clique no botão OK para criar as operações espelhadas e finalizar o comando Simetria.
  5. Selecione Deslocamento do plano no menu suspenso Plano.

    As etapas de 4 a 6 criam um plano de trabalho paralelo ao plano central e deslocado a uma distância específica.

  6. Selecione o plano de trabalho central, e arraste o novo plano de trabalho usando o manipulador da seta de distância. A caixa de entrada de valor de Deslocamento exibe um valor numérico enquanto é arrastada (caso isto não ocorra, apague todas as seleções e reinicie o comando, e tente novamente.)
  7. Insira 30 mm na caixa de diálogo Deslocamento para especificar a distância exata desde o plano central.
  8. Ative a caixa de seleção verde para aplicar a alteração.
  9. Inicie um esboço novo no plano de trabalho deslocado. (Selecione a aresta do plano de trabalho e clique em Criar esboço na minibarra de ferramentas contextual.)
    Nota: Quando um plano de trabalho para um esboço novo é selecionado, a geometria não é projetada para “bloquear” o esboço na peça. Projete arestas modelo para obter geometria para conectar o esboço.
  10. Inicie o comando Projetar geometria. Selecione a aresta frontal, como exibido, para projetá-la no plano de esboço e então esboçar e dimensionar o perfil exibido. Assegure-se de selecionar a aresta inferior da peça ao criar a dimensão de 25 mm.
  11. Conclua o esboço.
  12. Faça a extrusão do perfil 14 mm para o interior da peça. Utilize o botão Direção 2 na mini-barra de ferramentas para alterar a orientação antes de selecionar OK.
  13. Inicie o comando Furo.
    • Defina a opção de Inserção como Concêntrica.
    • Selecione o plano e a aresta concêntrica.
    • Defina o diâmetro do furo em 8 mm e a Extremidade como Através de todos.
  14. Selecione OK para criar o furo.
  15. Inicie o comando Simetria. Selecione a extrusão e o furo de passagem como as operações a serem espelhadas. Selecione o plano de trabalho situado no centro da peça para satisfazer a seleção de Plano de simetria.

    Dois chanfros são criados na parte frontal da base para criar uma área de cobertura menor na frente da base. Para determinar a distância entre os chanfros, usaremos o comando Medir distância para extrair a distância entre os dois planos.

  16. Inicie o comando Medir distância. Você irá encontrar o comando no menu de indicadores ou no painel Medir na guia Ferramentas. Selecione o plano situado fora da peça e o plano situado na face frontal da pequena guia de montagem. A distância exibida entre ambas as faces é de 13 mm. Esta distância será usada para criar um chanfro que termine na aresta desta operação e na aresta da cópia simétrica.
  17. Inicie o comando Chanfro. Selecione a opção Duas distâncias do botão desdobrável na minibarra de ferramentas.

  18. Na caixa de entrada de valor à esquerda na minibarra de ferramentas, insira o valor de 13 mm para Distância 1 e, na caixa de entrada de valor à direita, o valor de 40 mm para Distância 2. Clique no botão Arestas e selecione a aresta vertical no exterior da peça. Se a visualização não parece com a da seguinte imagem, inverta os valores das entradas de distâncias ou use a seta de alteração de direção para inverter a face de referência.
  19. Clique no botão verde Aplicar (+) para criar um chanfro e permanecer na caixa de diálogo Chanfro. Selecione a aresta exterior oposta para criar o segundo chanfro. Inverta os valores de entrada ou use a seta de alteração de direção para obter os resultados desejados.

Na etapa seguinte, a criação um furo roscado para um parafuso de retenção em uma face curva é explicada. Deve-se criar um plano de trabalho tangencial à curva e paralelo à base.

Anterior | Avançar