Adição de condições de contato de forma manual

Quando necessário, é possível especificar manualmente os tipos de contato e componentes participando do contato. É possível especificar a tolerância de separação, mas não é possível alterar o limite de 15 graus.

Por exemplo, utilize o tipo de contato Separação em um conjunto soldado, onde:

Todos os contatos são listados sob o nó contato no navegador. O tipo e os componentes participantes são exibidos junto ao nome do nó do navegador. Os contatos também são listados no navegador como secundários dos componentes participantes do contato.

Nota: Para saber mais sobre contatos, revise o tutorial Contatos de Análises de Tensão.

Adicione manualmente as condições de contato entre as faces dos componentes:

  1. Primeiro ative o comando Contatos automáticos para obter todos os contatos inferidos.
  2. Ative o comando Contato manual .
    Nota: É possível ativar o Contato manual na faixa de opções, ou clicar com o botão direito no nó Contatos no navegador e selecione Contato manual no menu de contexto.
  3. Selecione o primeiro componente ou face do componente onde o contato ocorre.
    Nota: Para melhorar a capacidade de seleção, marque a caixa de seleção referência no filtro. Selecione primeiro o componente e, a seguir, especifique a face de contato.
  4. Selecione o segundo componente ou face do componente onde o contato ocorre. Os componentes ou faces selecionados aparecem em cores diferentes para distinguir a ordem de seleção.
  5. Especifique o tipo de contato. É possível especificar o tipo de contato antes de selecionar as entradas.

O tipo do contato lista os contatos aplicáveis para o tipo particular de simulação. A análise estática lista todos os tipos de contato. A análise modal lista somente os tipos de contato Fixo e Mola.

Rigidez perpendicular e tangencial são valores reservados e habilitados somente para contatos de mola.