Calcula e projeta juntas de splines com curva. O gerador projeta uma largura de spline correspondente e verifica a carga de pressão e de dobra. Somente os dentes do eixo fazem parte do cálculo, já que a tensão é maior no eixo que nos dentes do cubo, que têm uma maior espessura de raiz.
Os acoplamentos com splines com curva evolvente são adequados para a transmissão de grandes momentos de torção cíclicos e de impactos. Este tipo é usado para acoplamentos fixos e deslizantes de eixos cilíndricos com cubos. O uso é similar ao das splines paralelas.
Vantagens do acoplamento:
- Pressões menores que os acoplamentos com chavetas, maior capacidade de carga do acoplamento
- Menor desgaste dos acoplamentos deslizantes.
- Adequado também para os momentos de torção cíclicos.
- Facilidade de montagem e desmontagem do acoplamento.
Vantagens do acoplamento em comparação com o de splines paralelas:
- Maior número de dentes (pressões menores, maior capacidade de carga do acoplamento, distribuição mais uniforme de forças pelo perímetro, opção de ajuste fino do cubo no eixo).
- Menor enfraquecimento do eixo, menor coeficiente de entalhe.
- Produção em série econômica com um método de talha.
- Alta precisão da produção, como no caso das engrenagens precisas.
Desvantagens do acoplamento:
- Custos de produção maiores que os dos acoplamentos com chavetas.
- Coeficiente de entalhe mais alto que os acoplamentos com chavetas.
- Difícil execução do alinhamento e perpendicularidade do acoplamento.
- A falta de paralelismo dos lados dos dentes gera forças radiais adicionais no acoplamento. Estas forças tentam abrir o cubo.
O perfil com ranhura tem a forma de dentes com curva evolvente na seção transversal, com diedros básicos do perfil de 30°, 37,5° ou 45°. Ele está centralizado ao diâmetro exterior ou lados dos dentes. Centralizar no diâmetro é mais preciso; centralizar nos lados é mais econômico e é usado com muito mais frequência na prática. A parte inferior chanfrada pode ser plana ou arredondada.
Dica: Para obter informações sobre as fórmulas de cálculo e outras instruções para projetar juntas de spline com curva evolvente, consulte o Manual do engenheiro.