A iluminação média estimada (AEI) para cada espaço é calculada determinando o Lumens contribuídos por cada luminária no plano de trabalho de cálculo de iluminação dividido pela área do espaço.
Neste exemplo:
As fórmulas adicionais utilizadas para calcular a iluminação média estimada para o espaço são as seguintes:
Os Lumens no plano de trabalho contribuídos por cada luminária são calculados como segue: WL = II * LLF * CU
A intensidade inicial e o fator de perda de luz são propriedades de tipo de cada tipo de luminária. Acesse estas propriedades na caixa de diálogo Propriedades de tipo da luminária.
Para este exemplo, a intensidade inicial da luminária é 7560 lumens e, com os fatores de perda de luz indicados aqui, o LLF resultante é 0,71478.
Determinar o CU para cada luminária é mais complexo. A luminária determina em que espaço ela está. Se a luminária não estiver em um espaço, o CU não pode ser determinado e a luminária não contribui para o AEI de um espaço.
O CU é calculado com base nas propriedades de reflexão do espaço (forro, parede e piso), assim como a relação de cavidade do ambiente (RCR) do espaço.
O RCR é calculado com base na altura da cavidade do ambiente (RCH) e o plano de trabalho de cálculo de iluminação, que é uma propriedade de cada instância de espaço.
A altura da cavidade do ambiente é calculada como: RCH = LP - LCW
Neste exemplo: RCH = 9' 6" - 3' 0" = 6' 6" (se houver várias origens de luz em diferentes alturas, a menor altura é usada).
A relação de cavidade do ambiente é calculada como: RCR = 2,5 * RCH * P / A
Neste exemplo: RCR = 2,5 * 6,5 * 97,3333 / 567,11 = 2,788989
Para determinar o coeficiente de utilização manualmente, você iria fazer referência a uma planilha de dados da luminária. Uma parte da planilha de dados da luminária descrita pelo arquivo Photometric Web 483T8_S.ies é mostrada aqui.
As reflexões de piso, parede e forro são propriedades da instância do espaço e o RCR é calculado como descrito acima. Por interpolação, é possível estimar o CU como aproximadamente 38, o que corresponde a 0,382762, o valor calculado pelo Revit com base no arquivo de teia fotométrica.
Coeficientes de utilização
Aplicar a fórmula Lumens no plano de trabalho para este exemplo: WL = 7560 * 0.71478 * 0.382762 = 2068.345 lm
O WL para esta luminária representa o número total de lumens para o espaço. Para esta única luminária no espaço, o nível resultante de velas é determinado usando a fórmula de AEI: 2068,345 lm / 567,11 sf = 3.65 fc.
Se houver múltiplas luminárias no espaço, o RCR tem base na menor luminária no espaço (que é indicada no parâmetro LCLP), o CU é calculado para cada instância de luminárias e o WL para cada luminária é somado e dividido pela área do espaço.
Por exemplo, presumindo que outra luminária seja adicionada em uma elevação de 8' 0" (subíndices indicam o número da luminária):
Para a segunda luminária, o CU é calculado utilizando o novo RCR:
Portanto, o AEI total = (WL1 + WL2) / Área= (2068,345 + 2221,773) /567,11 = 7,56 Fc