Usando arquivos de nuvem de pontos em um Projeto

Vincula um arquivo de nuvem de pontos com o projeto para fornecer uma alta precisão de referência visual da condição de uma construção ou terreno. Esta referência pode então ser utilizada para ajudar nas tarefas de autoria da modelagem de informações de construção (BIM).

Em projetos envolvendo edifícios existentes, a necessidade de capturar a condição da construção é uma tarefa importante do projeto. Scanners a laser podem ser utilizados para capturar pontos 3D com alta precisão da superfície de um objeto físico existente, como uma região de um edifício, e salvar estes dados como nuvem de pontos. Normalmente, múltiplas localizações de uma construção são individualmente examinadas e registradas, resultando em uma nuvem de ponto 3D muito precisa de uma região ou de toda a construção.

A quantidade de dados produzidos normalmente por este scanner especializado a laser é enorme (de centenas de milhões até bilhões de pontos), então um modelo do Revit vincula uma nuvem de pontos como referência ao invés de incorporar o arquivo. As várias nuvens de pontos podem ser vinculadas e várias instâncias de cada vínculo podem ser criadas.

Uma nuvem de pontos:

Controlando a visibilidade: controla a visibilidade da nuvem de pontos na guia Nuvem de pontos da caixa de diálogo Sobreposições de visibilidade/gráficos. É possível alternar a visibilidade das nuvem de pontos como ativada ou desativada e controlar o modo de cor para exibição de pontos.

Criando uma geometria: um recurso de snap que simplifica a criação do modelo com base nos dados da nuvem de pontos. As ferramentas de criação ou modificação de geometria no Revit (como parede, linha, eixo, rotacionar e mover) podem efetuar o snap para superfícies planas implícitas que são detectadas de forma dinâmica na nuvem de pontos ou diretamente para os pontos na nuvem de pontos.

Gerenciando nuvens de pontos vinculadas: A caixa de diálogo Gerenciar arquivos vinculados inclui uma guia Nuvens de pontos que lista o status de todos os vínculos de nuvem de pontos (tipos) e fornece uma funcionalidade padrão de Recarregar/Descarregar/Remover similar a outros tipos de vínculos.

Usando nuvens de pontos em um ambiente de compartilhamento de trabalho: para melhorar o desempenho e reduzir o tráfego de rede, o fluxo de trabalho recomendado para usuários, que necessitam deste fluxo para trabalhar com os mesmos arquivos de nuvem de pontos, é para copiar os arquivos localmente. Já que o sistema pode diferir entre máquinas locais, há um caminho raiz da nuvem de pontos especificado na guia Localizações de arquivo da caixa de diálogo Opções. O caminho que é salvo com o compartilhamento de trabalho do projeto do Revit é relativo a este caminho. Portanto, o caminho relativo para as cópias locais dos arquivos de nuvem de pontos é o mesmo para cada usuário, e o vínculo permanecerá válido quando você sincronizar com o arquivo central. O caminho relativo é exibido como Caminho salvo na caixa de diálogo Gerenciar vínculos.