Terminologia da análise de energia

AFUE

Eficiência anual de utilização de combustível. Mede a eficiência de operação de uma fornalha ou boiler a gás. O AFUE é o percentual de energia consumida pelo sistema que é convertida para aquecimento útil. Por exemplo, um AFUE de 90% significa que para cada Btu de gás utilizado, o sistema irá fornecer 0,9 Btu de calor. Quanto maior a AFUE, mais eficiente o sistema.

BTU

Unidade Térmica Britânica. A quantidade de calor necessário para aumentar a temperatura de uma libra de água (ou perto de 39,2 graus Fahrenheit) por um grau Fahrenheit.

Eficiência de combustão

Uma medida da saída versus a energia consumida para boilers e aquecedores de água quente. Queimadores eficientes usando combustíveis gasosos ou líquidos operam em níveis de ar acima de 15% ou menos e deixam insignificantes quantidades de combustível não queimado.

Telhado frio

Um telhado feito de materiais (normalmente, de cor clara) que têm uma alta emissão térmica e reflexão solar. Telhados frios podem reduzir substancialmente a carga de resfriamento do edifício. O grau de emissão de um material se refere a sua capacidade de liberar calor absorvido. Quanto maior o valor de emissão, maior a habilidade do material de liberar calor. Com exceção de uma superfície metálica, a maioria dos materiais de telhado podem ter valores de emissão acima de 0,85 (85%).

Aprenda mais

Telhados frios (geralmente brancos) se mantêm até 70° Fahrenheit frios em horas de pico do que telhados asfálticos, oferecendo importantes benefícios para proprietários de edifícios. Os telhados frios também protegem o ambiente dos efeitos negativos de ilhas de calor urbano. A magnitude de economia de energia depende do tipo de construção, nível de isolamento do telhado e da taxa de ventilação.

Para obter o efeito de telhado frio, especifique uma membrana plástica única de alta emissão ou aplique revestimento do telhado com um revestimento de telhado certificado. Telhados em rolos, telhados construídos e telhados de composição absorvem 70-90% de radiação solar incidente. Telhados frios podem absorver até 20% de radiação incidente (desempenho em 3 anos).

Telhas asfálticas têm baixo custo, prevalecem e são familiares aos profissionais de telhados. No entanto, eles são ineficazes para refletir a radiação solar de entrada. A reflexão solar de todas as telhas asfálticas comerciais é baixa. Telhas brancas premium tem cerca de 30% de reflexão, e as outras cores tem menor reflexão.

Além de reduzir o ganho de calor no edifício, os telhados frios também podem se beneficiar do entorno imediato ao reduzir o efeito de ilha de calor. Este efeito é o resultado de muitas superfícies escuras em um ambiente urbano que aumenta as temperaturas do ar ambiente em até 2––8° F.

COP

Coeficiente de desempenho. Indica como a eficiência de um sistema de aquecimento ou resfriamento (uma bomba de calor no modo de aquecimento e um resfriador para resfriamento) irá operar em uma única condição de temperatura externa. Valores de COP maiores indicam um sistema mais eficiente.

Temperatura do bulbo seco (Tdb)

A temperatura do bulbo seco se refere à temperatura real do ar medida por um termômetro.

É chamado de bulbo seco porque é medido por um termômetro padrão cujo bulbo não está molhado. Se estivesse molhado, a evaporação da umidade de sua superfície iria afetar a leitura e fornece algo mais próximo da temperatura do bulbo molhado.

EER

Relação de eficiência de energia. Medida da eficiência relativa de dispositivo ou equipamento de resfriamento, expressa como a relação de saída, em BTUs por hora para a energia consumida em Watts.

Capacidade de aquecimento

O montante de calor necessário para elevar a temperatura de todos os componentes de uma área de unidade em uma montagem por 1° F (Imperial) ou por 1° K (métrico).

A capacidade de calor é calculada como a soma espessura média vezes a densidade vezes o calor específico de cada componente. Um valor maior de capacidade de calor indica uma massa térmica maior.

Unidades Capacidade de calor
IP Btu/(ft² •°F)
SI J/(m² • °K)

AVAC

Um acrônimo para aquecimento, ventilação e sistema de condicionamento de ar.

Isolamento

Radiação solar incidente O isolamento se refere à quantidade de energia de radiação solar que cai sobre uma superfície plana que pode ser convertida em outras formas de energia, por exemplo, calor ou eletricidade. Não será afetada de qualquer maneira pelas propriedades de superfície, ou por quaisquer dos efeitos refratários efeitos já que somente está conectada com a radiação de fato atingindo a superfície.

IP

Unidades de medida Imperial

Joule

A unidade derivada da energia é o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Um joule é o montante de trabalho feito por uma força de um newton movendo um objeto através da distância de um metro, ou o trabalho necessário para produzir continuamente um watt de potência por um segundo.

kBtu

1000 Unidades Térmicas Britânicas (BTUs).

kWh

Kilowatt-hora. Uma unidade comum de consumo de eletricidade. Este é o equivalente de um kilowatt de potência gasta por uma hora. 1kWh = 3.412 Btu.

MJ

Um megajoule, igual a um milhão de joules, ou aproximadamente a energia quinética de um veículo de uma tonelada movendo-se a 100 milhas por hora.

Pascal (Pa)

Uma medida SI de força por área de unidade, definida como um newton por metro quadrado.

R-value

Uma medida da qualidade de isolamento de um material Um R-value maior, indica a maior habilidade de isolar um espaço, prevenindo a transferência de calor através do material.

Unidades R-Value
IP ft²-hr ºF/Btu
SI W/(m² • °K)

Aprenda mais

Mais isolamento (um R-value maior) para paredes e telhados não necessariamente resulta em um desempenho maior. Níveis mais altos de isolamento por prender o calor no edifício. A escolha ótima da construção depende do tipo de construção, clima e da tabela de ocupação. Execute uma análise de energia para determinar a melhor construção para o projeto.

Por exemplo, um construção residencial em um clima frio se beneficia de construções com um R-value maior. No entanto, construções com R-value maior para uma loja de varejo em um clima quente resulta no uso aumentado de energia porque o ar noturno mais frio é impedido de resfriar a construção. A maioria dos projetos não-residenciais têm significativa carga interna de pessoas, luzes e equipamentos. Nestes casos, o isolamento maior pode conduzir a requisitos aumentados de energia de resfriamento.

SEER

Relação de eficiência de energia sazonal. Este valor mede o grau de eficiência de operação de um condicionado residencial ou bomba de aquecimento menor em toda uma estação de resfriamento, ao invés de uma única temperatura externa. Como com EER, uma SEER maior reflete um sistema de arrefecimento mais eficaz. O SEER é o coeficiente entre a quantidade total Btus de resfriamento que o sistema fornece ao longo de toda a estação dividido pelo número total de watts-hora consumidos.

SI

O Sistema Internacional de Unidades, uma forma moderna do sistema métrico.

Coeficiente de ganho de calor solar (SHGC)

A medida da habilidade de uma janela em bloquear a transferência de calor de radiação, normalmente da luz solar.

O SHGC é a fração da radiação solar incidente admitida através da janela. O SHGC é expresso como um número entre 0 e 1. Um SHGC baixo indica que a janela transmite baixo montante de calor solar.

Aprenda mais

O SHGC apropriado depende do clima, do tipo de construção e da quantidade de vidro.

Em climas quentes, um SHGC baixo (0.20 - 0.35) é importante para janelas e clarabóias. Em um clima frio ou em uma situação onde você desejar tirar vantagem do sol para o aquecimento passivo, um SHGC alto de 0.5-0.7 é preferível.

Therm

Uma unidade de energia de calor igual a 100.000 Unidades Térmicas Britânicas (BTUs). Ela é aproximadamente a energia equivalente a queimar 100 metros cúbicos de gás natural ou cerca de 29.3 kilowatt-horas de energia elétrica.

Tvis

Consulte Transmissão de luz visível.

Tdb

Consulte Temperatura do bulbo seco.

Twb

Consulte Temperatura do bulbo molhado.

U-value

Um indicador de quão bem a janela resiste a condução.

Uma taxa de condutividade de calor é indicada pelo U-value de uma montagem de janela. Quanto mais baixo o U-value, maior a resistência da janela para conduzir o fluxo de calor e melhor que for seu valor de isolamento.

Aprenda mais

O U-value desejável depende do clima, do tipo de construção e da quantidade de vidro.

Por exemplo, em um clima quente como em Los Angeles, o U-value pode ser significativo. No entanto, em climas frios, um U-value baixo como 0.25-0.40 (unidade IP) é benéfico. As clarabóias em climas frios devem ter um U-value baixo para endereçar as questões de condensação.

Densidade da unidade

O peso do material por área de unidade.

Unidades Densidade da unidade
IP lbm/ft²
SI kg/m²

Transmissão de luz visível (Tvis, VLT)

O percentual de luz visível que passa através de uma janela ou de uma abertura de vidraça similar.

A maioria dos valores VLT estão entre 0.3 e 0.8. Quanto maior o VLT, mais luz é transmitida. Uma VLT alta normalmente é desejável para maximizar a luz natural, no entanto, o excesso de transmissão de luz pode causar brilho.

Aprenda mais

O valor de Tvis apropriado depende do clima, do tipo de construção e da quantidade de vidro.

Por exemplo, um brilho pode ser um problema se o valor é muito alto a área de vidro é muito grande. Se o valor é muito baixo a área do vidro é muito pequena, você não irá obter o benefício da luz natural.

Revestimentos seletivos permitem altos e Tvis e baixio SHGC. Você não precisa de vidro espelhado para obter um baixo ganho de calor. Novo vidro pode ter 65% de transmissão de luz visível, 30% de ganho de calor solar e um U-value de 0.30.

Temperatura do bulbo molhado (Twb)

A temperatura obtida pela evaporação de água no ar com pressão constante. Isso é normalmente medido por um termômetro que tenha um pavio molhado na base (lâmpada), portanto, o nome do bulbo molhado.

A temperatura do bulbo molhado (WBT) efetua a relação entre a umidade relativa com o ar livre ou a temperatura do bulbo seco. Quando a umidade evapora, esta absorve a energia do calor de seu ambiente para poder alterar a fase (através de calor latente de vaporização), portanto, reduzindo um pouco a temperatura. O WBT irá variar por umidade relativa.

A diferença entre a temperatura de bulbo seco e do bulbo molhado fornece uma medida de umidade atmosférica. Quando o ar estiver no ponto de saturação, não haverá nenhuma evaporação da umidade. Portanto, o bulbo molhado terá a temperatura igual ao do bulbo seco.