Os requisitos do projeto para o dispositivo de sombreamento dependem no uso do edifício e das condições climáticas locais. Em um edifício de escritório típico, o aquecimento é raramente requerido por causa dos ganhos de calor de pessoas e equipamentos. Nesta caso, faz sentido que o sombreamento da janela proteja por completo as janelas ao longo de todo o ano para evitar ganho de calor indesejado.
No entanto, em projetos residenciais, o sombreamento pode ser necessário para sombrear por completo as janelas durante os meses de verão. No inverno, o sombreamento deveria expor o máximo possível as janelas para dirigir a luz solar para tirar vantagem do ganho de calor.
Use a ferramenta caminho do sol do Revit ou a caixa de diálogo Configurações de sol e sombra para estudar a profundidade de sombra proposta para todas as orientações no Solstício de Verão, Solstício de Inverno, Equinox do Outono e Equinox da Primavera.
No verão, as sombras previnem que a luz solar direta entre na janela ao meio-dia. | No inverno, as sombras não previnem que a luz solar penetre no espaço de moradia. |
![]() |
![]() |
Devido as baixos ângulos solares, é difícil sombrear as janelas do Leste e Oeste com dispositivos de saliência horizontal. Considere usar persianas verticais, aberturas laterais e tamanhos menores de janelas para projetos que precisam de ganho solar indesejado reduzido nestas orientações.
Para fins de análise de energia conceitual do Revit, é preciso adicionar manualmente estes tipos de dispositivos de sombreamento. Use superfícies de massa anexadas ao modelo de massa. No Revit o material de sombra precisa ser opaco para projetar sombras.