Sobre como importar arquivos DGN do Microstation

Você pode importar arquivos de desenho MicroStation® DGN em arquivos DWG.

O processo de importação traduz os dados DGN básicos para os dados correspondentes no arquivo de dados DWG. Há diversas opções de tradução para determinar com determinados dados, como elementos de texto e referências externas, são tratados. Os usuários podem não somente manipular elementos de texto e refex, mas também selecionar as unidades de conversão com base nas configurações de unidades DGN e, sobretudo, visualizar previamente a conversão do mapeamento padrão ou criar e usar suas próprias configurações de mapeamento (consulte MAPEAMENTODGN).

A troca e reutilização de dados básicos de desenho é útil em projetos colaborativos. Por exemplo, organizações de serviços como a AEC e empresas de projetos de construção, podem precisar importar dados de mapeamento criados com o MicroStation em uma planta de terreno com um produto com base no AutoCAD. Os dados DGN podem servir como uma referência precisa para criar a planta do terreno.

Nota:

O IMPORTARDGN não está limitado aos arquivos com a extensão *.dgn. Ele suporta todos os arquivos DGN, mesmo os que não têm uma extensão .dgn.

Compreender as limitações

Os recursos de importação e exportação de DGN são projetados para fornecer um intercâmbio fundamental de informações entre os arquivos do MicroStation V7/V8 DGN e dos arquivos DWG do AutoCAD. No entanto, a tradução dos dados de um formato para um formato completamente diferente, requerem compromissos e substituições inevitáveis.

Consulte IMPORTARDGN para obter detalhes específicos sobre o escopo de importar objetos MicroStation e outros dados.

Consulte a tabela de mapeamento de unidade IMPORTARDGN para obter detalhes específicos sobre a conversão de unidades ao importar objetos do MicroStation.

Recomendações

Para otimizar a transferência de dados do formato de arquivo do MicroStation® DGN, solicite que o criador dos desenhos com o MicroStation considere as seguintes recomendações:

Ao importar um arquivo DGN, especifique as unidades de conversão (unidades master ou sub-unidades) com base nas unidades de desenho do arquivo DWG. Por exemplo, se você recebe um arquivo DGN com unidades master definidas como metros e sub-unidades definidas como milímetros e precisa que as unidades de desenho do arquivo DWG sejam em metros, então selecione as unidades mestre na caixa de diálogo Importar configurações DGN. Isto corresponde aos metros no arquivo DGN com os metros no arquivo DWG.

Importar definições de estilo de linha personalizado

Se um arquivo DGN não contiver definições de tipo de linha e se essas definições não existem em nenhum arquivo .rsc no caminho de suporte, então todos os tipos de linha no arquivo DGN são exibidos como um tipo de linha contínua no AutoCAD. Para assegurar-se de que as linhas de tipo personalizado sejam exibidas, copie os arquivos .rsc correspondentes para o caminho de suporte ou adicione o caminho do arquivo RSC ao caminho de pesquisa no AutoCAD na caixa de diálogo Opções (guia Arquivos, Caminho de pesquisa do arquivo de suporte).

Os arquivos RSC são especificados pela variável de configuração MS_SYMBRSRC no diretório especificado na configuração MS_RSRCPATH no MicroStation.

Importar configurações DGN

Na caixa de diálogo Importar configurações DGN, se você selecionar “Importar no desenho atual ” e selecionar a opção “Converter referências para blocos ou refex” na seção Referências DGN externas, todos os arquivos DGN referenciados são convertidos para referências de bloco. Se você não selecionar “Importar no desenho atual” e selecionar a opção “Converter referências para blocos ou refex”, então todos os arquivos DGN referenciados são convertidos para referências externas DWG.

Estilos de linha padrão do MicroStation

É possível anexar um arquivo DGN como uma subjacência ou importar o arquivo DGN a um desenho. É recomendado não usar os estilos de linha padrão de 1 a 7 da MicroStation, porque a escala para estes estilos de linha é baseada nas coordenadas do dispositivo de saída. Para obter melhores resultados, utilize estilos de linha personalizados.

Gerenciar as configurações do mapeamento da tradução

É possível gerenciar as configurações do mapeamento de tradução para as operações de importação e exportação de arquivo DGN É possível criar, modificar, renomear ou excluir traduções de mapeamento com base nas normas de CAD de sua empresa, como:

Portanto, a racionalização do processo de importação/exportação e a minimização da necessidade edição extensiva.

A caixa de diálogo Configurações de mapeamento DGN é exibida quando você clica no botão Configurações de mapeamento, nas caixas de diálogo Importar configurações DGN e Exportar configurações DGN. Também é possível inserir MAPEAMENTODGN no prompt do comando.