Quando não há nenhuma luz em uma cena, a cena é sombreada com a iluminação-padrão. A iluminação-padrão é derivada de duas fontes distantes que seguem o ponto de vista na medida em que se move pelo modelo. Todas as faces do modelo são iluminadas para que sejam visualizadas com discernimento. É possível controlar o brilho e o contraste, mas não precisa criar ou colocar luzes.
Quando são inseridas luzes personalizadas ou se adiciona luz natural, pode-se desativar a iluminação-padrão. Somente é possível aplicar a iluminação-padrão na viewport e, ao mesmo tempo, aplicar luzes personalizadas na renderização.
Adicione luzes para fornecer uma aparência realista à cena. A iluminação aprimora a clareza e a tridimensionabilidade de uma cena. É possível criar luzes puntiformes, luz de spot e luzes distantes para obter os efeitos que desejar. É possível mover ou rotacionar as luzes com ferramentas de alças, ligar ou desligá-las e alterar propriedades como a cor e atenuação. Os efeitos das alterações são visíveis em tempo real na viewport.
Luzes de spot e luzes puntiformes são representadas por um tipo diferente de glifo de luz (um símbolo no desenho que mostra a localização da luz). Luzes no infinito e o sol não são representadas pelos glifos no desenho por não terem uma posição descrita e por afetarem toda a cena. É possível ativar ou desativar a exibição do glifo de luz enquanto trabalha. Por padrão, glifos de luz não são plotados.
Para ter um controle mais preciso sobre a iluminação, pode-se usar luzes fotométricas para iluminar seu modelo. As luzes fotométricas usam valores fotométricos (energia da luz) que permitem definir com maior precisão as luzes, similar ao que seria no mundo real. É possível criar luzes com diversas características de distribuição e cor ou importar arquivos fotométricos específicos, disponíveis com fabricantes de iluminação.
As luzes fotométricas usam o formato de arquivo do padrão IES dos fabricantes. Ao usar dados de iluminação do fabricante, pode-se visualizar a iluminação comercialmente disponível em seu modelo. Então, é possível experimentar usar diferentes luminárias e, ao variar a intensidade da luz e a temperatura da cor, poderá projetar um sistema de iluminação que produz os resultados desejados.
O sol é uma luz especial similar à luz distante. O ângulo do sol é definido pela localização geográfica especificada para o modelo e pela data e hora do dia especificado. Você altera a intensidade do sol e a cor de sua luz. O sol e o céu são fontes principais de iluminação natural. Com a simulação de sol e céu, é possível ajustar suas propriedades.
No fluxo de trabalho fotométrico, o sol segue um modelo de iluminação físico mais preciso na viewport e na saída renderizada. No fluxo de trabalho fotométrico, também é possível ativar a iluminação do céu (através do recurso de plano de fundo do céu), que adiciona efeitos de iluminação suaves e discretos, causados pelas interações de iluminação entre o sol e a atmosfera.
As luminárias podem ser representadas por luzes fotométricas embutidas em blocos que também contêm geometria. Uma luminária monta um conjunto de objetos de luz em uma luminária.