Um chanfro conecta dois objetos para se encontrarem em um canto plano ou chanfrado.
Um chanfro conecta dois objetos com uma linha angular. É normalmente utilizado para representar uma aresta chanfrada em um canto.
Você pode chanfrar
CHAMFER pode ser usado para chanfrar todos os cantos de uma polilinha usando um único comando.
Se ambos os objetos que estão sendo chanfrados estão na mesma camada, a linha de chanfro é criada nessa camada. Caso contrário, a linha de chanfro é criada na camada atual. A camada afeta o as propriedades do objeto, incluindo cor e tipo de linha.
Use a opção Múltiplo para chanfrar mais de um conjunto de objetos sem sair do comando.
A distância do chanfro é o valor pelo qual cada objeto é aparado ou estendido para encontrar a linha de chanfro ou para interceptar a outra. Se ambas as distâncias de chanfro são 0, chanfrar apara ou estende os dois objetos até que eles se intersectem, mas não cria uma linha de chanfro. Você pode manter pressionada a tecla Shift enquanto seleciona os objetos para substituir as distâncias do chanfro corrente com um valor de 0.
No exemplo a seguir, você define a distância de chanfro de 0.05 para a primeira linha e 0.25 para a segunda linha. Após especificar a distância do chanfro, selecione as duas linhas conforme mostrado.
Por padrão, os objetos são aparados quando chanfrados, mas você pode utilizar a opção Aparar para que isso não ocorra.
Você pode chanfrar dois objetos especificando onde, no primeiro objeto selecionado, a linha de chanfro começa e, depois, o ângulo que a linha de chanfro forma com esse objeto.
Neste exemplo, você chanfra duas linhas: a linha de chanfro começa a 1.5 unidades da interseção ao longo da primeira linha e forma um ângulo 30 graus com esta linha.
Você pode chanfrar uma polilinha adjacente ou separada por não mais do que um segmento de arco. Se eles são separados por um segmento de arco, como é mostrado na ilustração, chanfrar exclui o arco e o substitui com uma linha de chanfro.
Também é possível chanfrar os pontos finais de uma polilinha aberta. Esta operação cria uma polilinha fechada.
Quando você chanfra uma polilinha inteira, cada interseção é chanfrada. Para melhores resultados, mantenha iguais as distâncias do primeiro chanfro e do segundo.
Neste exemplo, ambas as distâncias do chanfro são configuradas com valores iguais.
Quando você efetua o chanfro de toda uma polilinha, somente os segmentos compridos o suficiente para acomodar a distância de chanfro são chanfrados. O polilinha na ilustração seguinte tem alguns segmentos muito curtos para serem chanfrados.