Sobre as concordâncias

Uma concordância conecta dois objetos com um arco que seja tangente aos objetos e que tenha um raio especificado.

Um canto interno é denominado concordância e um canto externo é denominado arredondamento; você pode criar ambos usando o comando CONCORD.

Você pode fazer a concordância de

CONCORD pode ser utilizado para arredondar todos os cantos em uma polilinha com um único comando. Use a opção Múltiplo para fazer a concordância de mais de um conjunto de objetos sem sair do comando.

Nota: A concordância de um limite de hachura que foi definida de segmentos de linha, remove a associatividade de hachura. Se o limite de hachura foi definido de uma polilinha, a associatividade é mantida.

Se ambos os objetos para os quais estão sendo feitas as concordâncias estiverem na mesma camada, o arco de concordância será criado nessa camada. Caso contrário, o arco de concordância é criado na camada atual. A camada afeta o as propriedades do objeto, incluindo cor e tipo de linha.

Em vez de um arco, é possível utilizar MESCLAR para criar uma spline que conecta duas linhas ou curvas e é tangente a elas.

Aparar e estender objetos com concordância

Você pode utilizar a opção Aparar para especificar se os objetos selecionados serão aparados ou estendidos às extremidades do arco resultante ou se ficam inalterados.

Controlar a localização da concordância

Dependendo das localizações que você especifica, mais de uma possível concordância pode existir entre os objetos selecionados. Compare as localizações de seleção e as concordâncias resultantes nas ilustrações.

Fazendo a concordância de combinações de segmentos de linha e polilinha

Para efetuar a concordância de linhas com polilinhas, cada linha ou sua extensão precisa estar na interseção de um dos segmentos de linha de polilinhas. Se a opção Aparar está ativada, os objetos e arcos dos quais foram feitas concordâncias encontram-se para formar uma nova e única polilinha.

Também é possível fazer a concordância das extremidades de uma polilinha aberta ao selecionar um segmento de polilinha antes de especificar a opção Polilinha. Esta operação cria uma polilinha fechada.

Fazendo a concordância de uma polilinha inteira

Você pode fazer a concordância de uma polilinha inteira ou remover concordâncias dessa.

Se você define um raio de concordância não zero, a CONCORD insere arcos de concordância no vértice de cada segmento de polilinha que seja o comprido o suficiente para acomodar o raio de concordância.

Se dois segmentos lineares em uma polilinha são separados por um segmento de arco entre elas, CONCORD remove o segmento de arco e o substitui com um novo segmento de arco do raio de concordância atual.

Se o raio de concordância for definido como zero, nenhum arco de concordância será inserido. Se dois segmentos lineares de polilinha são separados por um segmento de arco, CONCORD remove aquele arco e estende os segmentos lineares até que estejam em intersecção.

Fazendo a concordância de linhas paralelas

Você pode fazer a concordância entre linhas paralelas, linhas infinitas e semi-infinitas. O raio de concordância atual temporariamente ajusta para criar um arco que seja tangente a ambos os objetos e localizados no plano comum de ambos objetos.

O primeiro objeto selecionado deve ser uma linha ou um a linha semi-infinita, mas o segundo objeto pode ser uma linha, uma linha infinita ou uma linha semi-infinita. O arco de concordância conecta-se como é demonstrado na ilustração.