Sobre a modelagem de objetos 3D

Com a modelagem 3D do AutoCAD, é possível criar desenhos utilizando objetos sólidos, de superfície e de malha.

Os objetos sólidos, de superfície e de malha oferecem funcionalidade diferente, que, quando usados juntos, oferecem um poderoso conjunto de ferramentas de modelagem 3D. Por exemplo, você pode converter um sólido primitivo em uma malha para tirar vantagem da dobra e suavização da malha. Você pode converter o modelo em uma superfície para tirar vantagem da associatividade e da modelagem NURBS.

Modelagem de sólidos

Um modelo sólido é um volume que representa um objeto 3D e que tem propriedades como massa, centro de gravidade e momentos de inércia. É possível criar sólidos 3D de sólidos primitivos, tais como cones, caixas, cilindros e pirâmides, ou ao efetuar a extrusão, revolução, varredura ou elevação fechada de objetos 2D, como mostrado.

Também é possível combinar sólidos 3D usando as operações Booleanas, tais como união, subtração ou intersecção. A ilustração abaixo mostra dois sólidos que foram extrudados de polilinhas fechadas e, a seguir, agrupados por intersecção.

Modelagem de superfície

Um modelo de superfície é uma parede fina que não tem massa ou volume. O AutoCAD tem dois tipos de superfícies: procedural e NURBS. Use as superfícies procedurais para tirar vantagem da modelagem associativa e use as superfícies NURBS para tirar vantagem de esculpir com vértices de controle.

Um típico fluxo de trabalho de modelagem é o de criar um modelo básico usando malhas, sólidos e superfícies procedurais, e a seguir convertê-los em superfícies NURBS. Isso permite que você utilize não somente as ferramentas únicas e formas de primitivo oferecidas por sólidos e malhas, mas também as capacidades de formatação fornecidas por superfícies - modelagem associativa e modelagem NURBS.

Você cria modelos de superfície utilizando as mesmas ferramentas utilizadas para modelos sólidos: varredura, elevação, extrusão e revolver. Você também cria superfícies ao dobrar, corrigir e deslocar, efetuar a concordância e ao estender outras superfícies.

Modelagem de malha

Um modelo de malha consiste em vértices, arestas e faces que utilizam a representação poligonal(incluindo triângulos e quadrados) para definir a forma 3D.

Diferente de modelos sólidos, a malha não tem propriedades de massa. No entanto, como com sólidos 3D, é possível criar formas de malhas primitivas tais como caixas, cones e pirâmides, de produtos AutoCAD 2010 ou posteriores. É possível modificar modelos de malha de maneiras que não estão disponíveis para sólidos ou superfícies 3D. Por exemplo, é possível aplicar muitos níveis de suavidade, dobra e divisão. É possível arrastar subobjetos de malha (faces, arestas e vértices) para modelar o objeto. Para obter resultados com maior granulação, é possível refinar a malha em áreas específicas antes de modificá-la.

Utilize modelos de malha para fornecer os recursos para ocultar, sombrear e renderizar de um modelo sólido, sem as propriedades físicas, como massa, momentos de inércia, e assim por diante.