Sobre a configuração de exibição da malha para geometria suave

Quando se renderiza um modelo, a densidade da malha afeta a suavidade das superfícies.

Os objetos de malha são compostos por:

  • Um vértice é um ponto que forma o canto de uma face ou polígono.
  • Uma face é uma porção triangular de um objeto de superfície.
  • Um polígono é uma porção quadrilateral de um objeto de superfície.
  • Uma aresta é o limite de uma face ou polígono.

Em um desenho, todas as faces têm três vértices, exceto as faces em malhas poligonais, que são tratadas como triângulos adjuntos. Para fins de renderização, cada face quadrilateral é um par de faces triangulares que compartilham uma aresta.

A suavização de um objeto é automaticamente administrada pelo agente de renderização. Dois tipos de suavização ocorrem durante o processo de renderização. Uma operação de suavização interpola os normais da face em torno da superfície. A outra operação leva em consideração o número de faces ou a contagem de faces, que forma a geometria; contagens maiores de faces resultam em superfícies mais suaves, mas com tempo maior de processamento.

Não é possível controlar a interpolação de normais de faces, mas pode-se controlar a precisão de exibição de objetos curvos usando o comando RESVISTA e a variável de sistema FACETRES.

Controlar a exibição de curvas

O comando RESVISTA controla a precisão de exibição de linhas 2D curvadas, como círculos e arcos na viewport atual.

No exemplo a seguir, os segmentos de linha são mais aparentes quando RESVISTA diminui - Superior esquerdo = 1000, Meio = 100, Inferior direito = 10.

Estes objetos são desenhados na tela usando muitos segmentos pequenos de linha reta. Arcos e círculos mais suaves são exibidos com configurações RESVISTA maiores, mas levam mais tempo para serem regenerados. Para aumentar o desempenho durante o desenho, defina um valor baixo para RESVISTA.

Controlar a exibição de sólidos curvos

FACETRES controla a densidade de malha e a suavidade de sólidos curvos com sombreamento e renderizados.

No exemplo a seguir, as faces são exibidas em uma geometria curvada quando a variável FACETRES tem valor baixo (FACETRES = .25).

Quando RESFACET é definido como 1, há uma correlação um-a-um entre a resolução de visualização de círculos e arcos e a triangulação, uma forma de subdividir as faces de um objeto sólido. Por exemplo, quando RESFACET estiver definida como 2, a triangulação será o dobro da triangulação definida por RESVISTA. O valor-padrão de RESFACET é 0.5. A faixa de valores possíveis é 0.01 a 10.

Quando se aumenta ou diminui o valor de RESVISTA, os objetos controlados por RESVISTA e por RESFACET são afetados. Quando aumentar ou diminuir o valor de RESFACET, apenas os objetos sólidos serão afetados.

No exemplo a seguir, é exibida uma geometria mais suave, quando FACETRES é definida com valores maiores (FACETRES = 5).