Sobre como salvar uma imagem renderizada

Salve uma imagem renderizada na viewport, na janela de renderização ou em um arquivo.

Dependendo das configurações de renderização e da predefinição de renderização escolhidas, a renderização pode ser um processo que consome muito tempo. No entanto, reexibir uma imagem anteriormente renderizada é instantâneo.

Para salvar uma imagem renderizada, você pode efetuar a renderização diretamente em um arquivo, efetuar a renderização na viewport e, em seguida, salvar a imagem. Pode-se ainda efetuar a renderização na janela Renderizar e a salvar imagem. Uma vez salva uma imagem, é possível visualizar suas imagens a qualquer momento. Imagens salvas também podem ser usadas como mapas de textura para materiais criados.

Renderiza diretamente para um arquivo

Independente da configuração de seu monitor, é possível ignorar a tela e redirecionar a renderização diretamente para um arquivo. Uma vantagem de não aplicar renderização à tela é a possibilidade de utilizar uma resolução maior do que a admitida pela configuração atual do monitor. É possível então visualizar a imagem em outro sistema equipado com um vídeo de alta resolução. Define-se o local e o nome do arquivo ao definir o Alvo da imagem, na paleta Configurações de renderização avançadas ou no painel Renderizar, da faixa de opções. Imagens renderizadas podem ser salvas em um dos diversos formatos de arquivo, como BMP, TGA, TIF, PCX, JPG e PNG.

Salvar uma renderização de viewport

Você pode efetuar a renderização em uma viewport. Após renderizar um modelo para uma viewport, é possível usar SALVARIMG para salvar a imagem exibida em um dos seguintes formatos de arquivo: BMP, TGA, TIF, PCX, JPG ou PNG. É possível salvar o arquivo com diferentes graus de escala de cinza ou profundidade de cor, oferecidos pelo formato de arquivo selecionado.

Salvar uma janela Renderizar de renderização

Se escolher o destino da renderização como a janela da renderização, é possível salvar a imagem ou salvar uma cópia da imagem em um dos seguintes formatos de arquivo: BMP, TGA, TIF, PCX, JPG ou PNG. Dependendo do formato de arquivo selecionado, pode-se salvar com escala de cinza ou com profundidade de cor variando de 8 a 32 bytes por pixel (bpp).

Salvar cópias de imagens no Histórico de renderização

É possível salvar cópias de imagens que façam parte do histórico de renderização de um desenho. Com a opção Salvar cópia, localizada na janela Renderizar, é possível salvar uma imagem renderizada para um novo local, mesmo se um caminho de saída já tiver sido definido. Isto será útil se desejar refazer a renderização de uma entrada de histórico e comparar a nova imagem com a anterior.

Reexibindo uma imagem renderizada

É possível visualizar uma renderização salva ao abri-la em qualquer visualizador de imagens. Se não desejar usar um programa externo, também pode visualizar a imagem ao inseri-la em um desenho com o comando ANEXARIMAG.