Sobre vínculos e modelos de vínculos

As legendas podem ser independentes ou anexadas a um objeto. O modelo de legenda define quais campos da tabela de banco de dados são exibidos na legenda.

Legendas são objetos de texto multilinha que exibem dados em um desenho de campos selecionados armazenados em uma tabela de bancos de dados externo. As legendas podem ser independentes ou anexadas a objetos.

As legendas anexadas a objetos são fortemente conectadas, o que significa que a legenda é alterada quando o objeto ao qual ela está anexada é modificado.

Antes de poder adicionar legendas, primeiro é preciso criar modelos de legenda. Modelos de legenda definem os campos em uma tabela de banco de dados a partir da qual o texto da legenda é gerado.

Criar e editar vínculos e modelos de vínculos

Os vínculos fornecem um mecanismo poderoso para associar dados externos com objetos gráficos do programa. Ao selecionar objetos vinculados, é possível acessar rapidamente os registros associados na tabela do banco de dados. Entretanto, os vínculos apresentam algumas limitações inerentes. Suponha, por exemplo, que desejava imprimir um desenho e incluir os dados externos associados com vínculos individuais. Como os vínculos são simplesmente ponteiros da tabela de banco de dados externa, os dados externos não apareceriam no desenho impresso. Para estas ocasiões, quando desejar uma representação visível de dados externos em um desenho, o programa fornecerá legendas.

Legendas objetos de texto de múltiplas linhas que exibe dados em um desenho de campos selecionados armazenados em uma tabela de bancos de dados externo.

As legendas criadas no programa podem ser livres ou podem ser anexadas a um objeto gráfico. Legendas independentes existem no desenho desvinculados de qualquer objeto gráfico. As legendas anexados a um objeto gráfico estão fortemente ligados a ele. Se mover o objeto gráfico, a legenda também será movimentada. Se copiar o objeto para a Área de transferência, a legenda também será copiada. Se excluir um objeto que tenha uma legenda anexada, a legenda também será excluída. Legendas associados a objetos gráficos são exibidos com uma linha de chamada.

Para trabalhar com legendas, é preciso criar primeiro um modelo de legenda que defina quais campos da tabela do banco de dados serão exibidos na legenda e como o texto da legenda será formatado.

Editar modelos de legenda

Após definir um modelo de legenda, talvez seja necessário editá-lo. Por exemplo, pode-se optar por exibir os campos adicionais da tabela do banco de dados nos desenhos ou pode alterar a fonte ou o tamanho do objeto de legenda. Você pode também especificar várias configurações de deslocamento que afetam o ponto de inserção das legendas e, no caso de legendas anexadas, seus objetos de linha de chamada associados.

A guia Label Offset da caixa de diálogo Label Template especifica valores de deslocamento das coordenadas X e Y para legendas e objetos de linha de chamada. A tabela a seguir resume o efeito dessas configurações sobre as legendas independentes e anexadas.

Opções da guia Deslocamento da legenda

Opção

Legendas independentes

Legendas anexadas

Início

N/A

Especifica o ponto inicial do objeto de linha de chamada. O ponto é definido de acordo com a extensão do objeto gráfico ao qual a legenda está anexada. Suponha, por exemplo, que você especifique a configuração Iniciar como Superior esquerdo para uma legenda anexada a um objeto gráfico retangular. A extremidade da linha de chamada é inserida no canto superior esquerdo do retângulo.

Linha de chamada

Deslocamento

N/A

Especifica um deslocamento X e Y do objeto texto de múltiplas linhas em relação ao objeto de linha de chamada associado. Por padrão, as opções X e Y de Deslocamento de linha de chamada, são definidas como 1, indicando que o texto da legenda está deslocado 1 unidade nos planos X e Y a partir da extremidade do objeto da linha de chamada.

Dica

Deslocamento

Especifica um deslocamento de legenda X e Y

do ponto de inserção especificado pela legenda. Por exemplo, X e

Y Configurações de deslocamento de extremidade de –1 causa a inserção da legenda no deslocamento 1 de unidade negativa nos planos X e Y do ponto de inserção que você especifica no desenho.

Especifica um deslocamento X e Y para a extremidade do objeto de linha de chamada a partir do valor especificado na opção Iniciar. Suponha, por exemplo, que você especifique a configuração Iniciar como Superior esquerdo para uma legenda anexada a um objeto gráfico retangular. Suponha também que você especifique os valores de Deslocamento de extremidade X e Y como 1. A extremidade da linha de chamada inserida é deslocada 1 unidade positiva nos planos X e Y a partir do canto superior esquerdo do retângulo.

Editar legendas

Depois que você criar as legendas, você poderá editá-las e manipulá-las de várias maneiras. Legendas e suas linhas de chamadas podem ser movidas e redimensionadas usando comandos padrão como COPIAR, MOVER e ESCALA. É importante observar que as alterações feitas em instâncias de legenda individuais não afetam ou redefinem o modelo de legenda.

Nota: Não se recomenda editar o texto de legendas usando o Editor de texto no local. Os novos valores de texto não são atualizados no vínculo ou na tabela de banco de dados e os valores originais de um campo são restaurados se clicar em Recarregar.