Sobre vínculos de banco de dados e modelos de vínculo

Vínculos de bancos de dados exigem um modelo de vínculo que identifique quais campos da tabela são associadas com o vínculo usando aquele modelo.

Conectividade

A conectividade de banco de dados associa objetos em um desenho com o armazenamento de dados externos em programas de bancos de dados como o dBASE, Oracle ou Microsoft Access. Por exemplo, você pode associar informações contidas em um banco de dados de um ambiente com um objeto de polilinha representando o limite do ambiente em um desenho. A associação entre o objeto gráfico e a tabela do banco de dados é estabelecida por meio da criação de um vínculo que faz referência a um ou mais registros na tabela do banco de dados.

Vínculos e modelos de vínculos

Não é possível criar vínculos com objetos não gráficos, como camadas e tipos de linhas.

Os vínculos são fortemente ligados aos objetos gráficos aos quais estão associados. Se mover ou copiar um objeto vinculado, o vínculo será movido ou copiado com ele. Se excluir um objeto vinculado, o vínculo também será excluído.

Ao criar um vínculo, uma relação dinâmica é estabelecida entre o registro do banco de dados e o objeto. Por exemplo, se você alterar um tipo de ambiente na tabela do banco de dados de uma área de armazenamento para um escritório, o programa atualiza as informações armazenadas no desenho.

Os vínculos são baseados nos modelos de vínculo, que definem que informação deve ser recuperada a partir da tabela de banco de dados quando os vínculos são criados.

Os modelos de vínculo também funcionam como atalhos para as tabelas do banco de dados nas quais são baseados. Usando os atalhos é possível abrir as tabelas do banco de dados às quais fazem referência para visualizar ou editar. Isso é particularmente útil quando existem várias fontes de dados configuradas no sistema. Em vez de percorrer uma lista de fontes de dados cada vez que desejar localizar uma determinada tabela de banco de dados, é possível abri-la diretamente a partir do nó do desenho ao qual está associada.

Seleção automática de objetos vinculados

É possível definir o programa para selecionar automaticamente objetos gráficos vinculados no desenho da mesma forma que registros adicionais são selecionados na janela Visualização de dados. De outra forma, pode-se definir o programa para selecionar registros de banco de dados vinculado da mesma forma que objetos gráficos adicionais são selecionados no desenho. Apenas um desses modos de visualização automática pode estar ativado por vez.

Outras opções de exibição

É possível utilizar a caixa de diálogo Opções de visualização e consulta de dados para definir várias opções de visualização que afetam o modo como os registros vinculados e os objetos gráficos vinculados são exibidos sempre que um item vinculado correspondente é selecionado.

A opção Aplicar pan ao desenho automaticamente, aplica pan de maneira automática ao desenho para exibir objetos associados ao conjunto de seleção de registros atual na janela Exibição de dados. Caso vários registros sejam selecionados na janela Visualização de dados, o Pan automático poderá não conseguir ajustar todos esses registros na janela de desenho de acordo com o fator de zoom atual do desenho. Para controlar isso, pode-se definir um fator de zoom para o modo Pan automático, que garanta a exibição de todos os objetos vinculados associados ao conjunto de registros atual.

A opção Aplicar zoom ao desenho automaticamente, aplica zoom de forma automática ao desenho, para que todos os objetos associados ao conjunto de registros atual sejam exibidos. Você deve especificar um fator de zoom que defina o tamanho das extensões do objeto configurado para um percentual definido da área de desenho. O intervalo disponível é de 20 a 90 por cento e o valor-padrão é de 50 por cento. Um valor de 50 por cento indica que a altura da extensão equivale a 50 por cento da altura da área do desenho ou a largura da extensão equivale a 50 por cento da área do desenho, a que for menor.

Você também pode especificar as configurações de visualização de vínculo a seguir:
  • Configurações para indicação de registros. Especifica se todos os registros ou somente o subconjunto associado com a seleção atual de conjunto de objetos gráficos são exibidos na janela Visualização de dados. Se a opção Mostrar todos os registros, selecionar os registros indicados for selecionada, você poderá especificar uma cor de marcação para aplicar aos registros vinculados.
  • Incluir opções. Especifica se o programa acumula conjuntos de seleção objetos gráficos vinculados ou registros de Visualizar dados ou cria novos conjuntos de seleção quando objetos adicionais ou registros são selecionados.

Para obter uma descrição de todas as opções disponíveis, consulte a Caixa de diálogo Opções de visualização e consulta de dados em CONECTARBD na Referência de Comandos.

Localizar e corrigir erros de vínculo

Convém verificar os vínculos nos desenhos periodicamente para atualizar ou excluir vínculos quebrados. O programa fornece a opção Sincronizar para analisar os vínculos em um desenho que tem base em um determinado modelo de vínculo. Após executar a opção Sincronizar, uma lista de erros detectados é fornecida na caixa de diálogo Sincronizar. Determinados erros (como uma coluna redimensionada na tabela do banco de dados de origem) podem ser corrigidos diretamente na caixa de diálogo Sincronizar. Outros erros, como vínculos que indicam registros não existentes, devem ser corrigidos na tabela do banco de dados de origem.