Sobre criar e nomear camadas

Você pode criar e nomear uma camada de cada categoria funcional de objetos (como paredes ou cotas) e atribuir propriedades comuns aos objetos da camada.

Ao organizar objetos em diversas camadas, é possível controlar a visibilidade e as propriedades de objetos de um grande número de objetos separadamente para cada camada e reduzir a complexidade visual de um desenho, ao criar ou modificar objetos. O número de camadas que podem ser criadas em um desenho e o número de objetos que podem ser criados em cada camada são praticamente ilimitados.

Escolha nomes de camadas cuidadosamente

Os nomes de camadas em um desenho são normalmente especificados pelas normas da empresa, indústria ou do cliente. Se organizar seu próprio esquema de camada, escolha os nomes das camadas com cuidado. Utilize prefixos comuns para nomear camadas com componentes de desenho relacionados para facilitar a manipulação de grupos de camadas.

Se você usar com frequência um esquema específico de camadas, é possível economizar tempo ao criar e salvar desenhos como arquivos de modelo de desenho (DWT) com camadas, tipos de linha e cores já atribuídas. Para obter mais informações sobre a criação de modelos, consulte Usar um arquivo de modelo para começar um desenho.

Nota:
  • Um nome de camada pode ter até 255 caracteres (duplo byte ou alfanumérico) de comprimento e incluir letras, números, espaços e diversos caracteres especiais. Listas de camadas são classificadas alfanumericamente, com caracteres especiais primeiro, números por ordem de valor e caracteres alfabéticos em ordem alfabética.
  • Os nomes de camadas não podem incluir os seguintes caracteres: < > / \ " : ; ? * | = '
  • O Gerenciador de propriedades de camada ordena as camadas em ordem alfabética pelo nome.

Selecionar uma camada para desenhar

À medida que você cria objetos, eles são colocados na camada atual. Você alterna de uma camada para outra fazendo com que uma camada diferente seja a atual. Todos os objetos que você cria subsequentemente são associados à nova camada atual e utilizam sua cor, tipo de linha e outras propriedades. Não é possível converter uma camada na camada atual se ela estiver congelada ou se for uma camada dependente de refex.

Remover camadas

Você pode remover camadas não utilizadas do seu desenho com ELIMINAR ou excluindo a camada no Gerenciador de propriedades de camada. É possível excluir somente camadas não referenciadas. Camadas referenciadas incluem camadas 0 e DEFPOINTS, camadas contendo objetos (inclusive os objetos das definições de bloco), a camada atual e camadas dependentes de refex.

Nota: Tome cuidado ao excluir camadas, caso esteja trabalhando em um desenho que faça parte de um projeto compartilhado ou em um desenho baseado em um conjunto de padrões de camadas.