É possível utilizar o Gerenciador de propriedades de camada para controlar a visibilidade de objetos e para atribuir propriedades padrão aos objetos em cada camada.
É possível tornar os objetos em uma camada invisível ao desativar a camada ou congelando-a. Desativar ou congelar camadas é útil se você precisar de uma vista desobstruída ao trabalhar detalhadamente em uma camada ou um conjunto de camadas, ou se você não desejar plotar detalhes, tais como linhas de referência. A sua escolha entre congelar ou desativar as camadas depende de como você trabalha e do tamanho do desenho.
Em um layout, você pode congelar camadas em viewports individuais de layout.
É possível bloquear uma camada para evitar que os objetos daquela camada sejam acidentalmente selecionados e modificados. A variável de sistema LAYLOCKFADECTL controla a quantidade de esmaecimento atribuída a uma camada bloqueada. O esmaecimento de objetos em camadas bloqueadas contrasta com os objetos em camadas desbloqueadas.
Cada camada tem propriedades associadas, como cor, tipo de linha e transparência, que são presumidas por todos os objetos daquela camada quando suas propriedades de objeto são definidas como PorCamada em vez de um valor específico.
Com o Gerenciador de camada, algumas propriedades de camadas podem ser alteradas por meio de substituições em uma viewport de layout. Usar sobreposições de propriedades de camadas é uma forma eficiente de exibir objetos com diferentes configurações de propriedades de cor, tipo de linha, espessura de linha, transparência e estilo de plotagem. As sobreposições de propriedades de camada são aplicadas à viewport de layout atual.
Por exemplo, se você desejar que os objetos na camada Elétrica sejam exibidos de forma proeminente em uma de duas viewports de layout, defina uma sobreposição de cor diferente na camada Elétrica para cada uma das duas viewports de layout. Ao definir a cor vermelha para uma viewport e cinza para outra, você alcança esse objetivo facilmente sem alterar a propriedade de cor global atribuída à camada.