Sobre organização de arquivos

A estrutura de diretórios padrão de programas e arquivos de suporte é projetada para organizar esses arquivos de forma eficaz em grupos lógicos.

Se a organização padrão dos arquivos de programa e de suporte não atender suas necessidades, você poderá alterá-la. Entretanto, alguns aplicativos procuram determinados arquivos em locais específicos e deve-se verificar se as modificações não estão em conflito com os requisitos desses aplicativos. Sem o caminho completo, incluindo a unidade e o diretório, o programa só pode localizar os arquivos encontrados nos caminhos de pesquisa de sua biblioteca.

O programa utiliza o perfil do usuário do sistema operacional para identificar onde os arquivos personalizáveis locais e transportáveis devem ser armazenados. As localizações das pastas locais e transportáveis podem ser acessadas com as variáveis de sistema a seguir:

Somente Windows, começando pelo AutoCAD 2013 SP1, os arquivos reservados acad<release>.lsp e acad<release>doc.lsp e seus sucessores são carregados somente das pastas de instalação padrão do produto. Por exemplo, <release> representa 2013 para o AutoCAD 2013 e os produtos baseados no AutoCAD 2013. Dependendo da configuração da variável de sistema SECURELOAD, a variável de sistema TRUSTEDPATHS especifica as pastas de onde o AutoCAD e os produtos baseados no AutoCAD podem carregar e executar os outros arquivos que contenham código.

O seguinte código de exemplo do AutoLISP define o comando CUSTFILES e abre o Windows® Explorer ou o Gerenciador de arquivos no local onde os arquivos personalizáveis transportáveis foram instalados.

Nota: O comando SHELL está disponível apenas no Windows e o AutoLISP não está disponível no AutoCAD LT.
(defun c:custfiles ()
  (command "shell" 
    (strcat "explorer \"" (getvar "roamablerootprefix") "\"")
  )
 (princ)
)

Caminho de pesquisa de bibliotecas

O caminho de pesquisa de bibliotecas especifica a localização na qual o programa pesquisa arquivos quando você não especifica um nome de caminho completo, conforme indicado a seguir:

Dependendo do ambiente atual, duas ou mais pastas podem ser iguais.

Se um arquivo não estiver nesse caminho de pesquisa, deve-se especificar tanto o nome do caminho quanto o nome do arquivo antes de que o programa possa localizá-lo. Por exemplo, se você deseja inserir part5.dwg em seu desenho atual e ele não estiver no caminho de pesquisa da biblioteca, será necessário especificar seu nome de caminho completo ou um nome de caminho relativo com base em um caminho válido no caminho de pesquisa da biblioteca. Um nome de caminho relativo é mostrado a seguir:

Comando: -inserir

Insira o nome do bloco ou [?]: /files2/olddwgs/part5

Se o programa localizar o desenho no local especificado, serão exibidos prompts adicionais para concluir o comando -INSERIR.

Estrutura da pasta

O programa utiliza a árvore de pastas e subpastas. Convém manter arquivos complementares, tais como aplicativos AutoLISP (não no AutoCAD LT), arquivos de personalização ou aplicativos de terceiros em locais separados dos arquivos de programa e de suporte. Isso facilita o rastreamento de possíveis conflitos e a atualização de cada aplicativo sem afetar os demais.

O local padrão para o programa é na pasta Arquivos de programa no Windows e Aplicativos no Mac OS. É possível criar uma nova pasta no mesmo nível (por exemplo, /AcadApps) e armazenar programas personalizados, arquivos de personalização e outros aplicativos de terceiros em subpastas no nível seguinte. Se você quiser manter várias pastas de desenho (para arquivos de trabalho separados), poderá criar uma pasta, como /AcadJobs, com subpastas para cada trabalho.

Procedimento para pesquisa de comandos

Quando você insere um comando, o aplicativo segue diversas etapas para avaliar a validade do nome desse comando. Um comando pode ser

Nota: Os aplicativos AutoLISP, ObjectARX e Managed .NET não são suportados pelo AutoCAD LT. Aplicativos Managed .NET não são suportados no Mac OS.

Você pode inserir um comando no prompt de comando ou iniciá-lo a partir da interface do usuário. Os comandos também podem ser iniciados por meio de um arquivo de script ou por um aplicativo AutoLISP, ObjectARX ou Managed .NET.

A lista a seguir descreve a ordem de pesquisa para validar o nome de um comando.

  1. Se a entrada for uma resposta nula (Barra de espaço ou Enter), o programa utilizará o nome do último comando emitido. AJUDA é o padrão.
  2. O comando é verificado contra a lista de comandos internos. Se o comando estiver na lista e não for precedido por um ponto final (.), o programa então comparará esse comando à lista de comandos indefinidos. Se o comando for indefinido, a pesquisa continuará. Caso contrário, o comando será executado, a menos que outro motivo impeça essa execução. Talvez não seja possível executá-lo de forma transparente ou no modo de Perspectiva.
  3. O comando é comparado com os nomes dos comandos definidos por um driver de dispositivo e, em seguida, com os comandos definidos pelo driver de exibição.
  4. O comando é comparado com os comandos externos definidos no arquivo de parâmetros de programa. Se o nome do comando corresponder a um comando externo definido, esse comando será executado e a pesquisa será concluída.
  5. O comando é comparado com a lista de comandos definidos pelos aplicativos AutoLISP, ObjectARX e Managed .NET. Nesse ponto, um comando de carregamento automático é carregado. Não está disponível no AutoCAD LT.
  6. O programa compara o nome do comando à lista de variáveis de sistema. Se o nome do comando estiver na lista, o comando DEFVAR é executado utilizando a entrada como o nome da variável.
  7. Se o nome do comando corresponder a um alias de comando, nome de correção automática ou sinônimo definidos nos arquivos de parâmetros do programa associados, o nome do comando expandido é usado e o processo de pesquisa inicia com a lista de comandos internos.
  8. Se todas as etapas anteriores falharem, a pesquisa terminará com uma mensagem de aviso relacionada a nomes de comandos ilegais.