O AutoCAD e os produtos baseados em AutoCAD, incluindo o AutoCAD LT, podem ser personalizados para aprimorar sua produtividade com o produto e ajudar a reforçar as normas de CAD.
Veja a seguir uma lista de opções de personalização:
- Organizar arquivos. É possível organizar arquivos de programa, suporte e desenho. Por exemplo, é possível criar uma pasta separada para cada projeto que inclui apenas os arquivos de suporte que o projeto precisa. (comando OPCOES)
- Criar arquivos de modelo de desenho personalizados. É possível criar arquivos de modelos de desenho personalizados (DWT) para utilizar ao criar um novo desenho. Arquivos de modelo de desenho podem armazenar camadas, blocos e estilos mais comuns que você usar em projetos específicos ou em todos os seus desenhos. (Comando SALVARCOMO)
- Definir aliases de comando. É possível definir aliases simples ou abreviaturas para comandos de uso frequente ao alterar o arquivo PGP do AutoCAD, acad.pgp ou, no AutoCAD LT, o acadlt.pgp. Por exemplo, você pode desejar iniciar o comando BLOCO ao inserir b no prompt de comando.
- Definir entradas de correção automática e sinônimos. É possível definir entradas de correção automática (AutoCorrectUserDB.pgp) e sinônimos (acadSynonymsGlobalDB.pgp) para comandos que você pode normalmente escrever errado ou esquecer o nome padrão.
- Criar tipos de linha, padrões de hachura, formas e fontes de texto personalizados. É possível criar tipos de linha (arquivos LIN), padrões de hachura (arquivos HAT), formas (arquivos SHP) e fontes de texto (arquivos SHX) que estejam em conformidade com as normas da empresa. Formas e fontes de texto não podem ser compiladas para uso no AutoCAD LT.
- Personalizar a interface do usuário. É possível criar e modificar arquivos de personalização (CUI ou CUIx) para controlar diversos aspectos da interface do usuário. (comando IUP)
- Automatize tarefas repetitivas escrevendo scripts. É possível criar um arquivo de script (SCR) que define e executa um conjunto sequencial de comandos com uma entrada predeterminada. Por exemplo, é possível criar um script que cria camadas e insere um bloco da legenda. Também é possível utilizar um script para plotar um conjunto de desenhos de uma determinada maneira: você pode gravar um script que abre cada desenho, oculta e exibe diversas camadas e inicia o comando PLOTAR. (comando SCRIPT)
A seguir, veja uma lista de opções adicionais de personalização e de programação que não estão disponíveis no AutoCAD LT.
- Executar utilitários e programas externos a partir do AutoCAD. É possível criar um alias que inicia um aplicativo instalado fora do programa. Por exemplo, é possível copiar ou excluir um arquivo a partir do AutoCAD ao adicionar o comando externo apropriado ao arquivo de parâmetros do programa (PGP), acad.pgp. Não disponível no AutoCAD para Mac.
- Gravar macros de ações. É possível gravar comandos e entradas e salvá-los em um arquivo de macro de ações (ACTM) para automatizar tarefas repetitivas. Não disponível no AutoCAD para Mac. (Comando GRAVARACAO)
- Redefinir comandos do AutoCAD. É possível redefinir comandos para emitir instruções e mensagens complementares ou substituir o comportamento padrão de um comando. Por exemplo, para criar um sistema de gerenciamento de desenhos no qual o comando SAIR é redefinido para gravar informações de faturamento em um arquivo de registro antes de finalizar a sessão do AutoCAD. (comando REDEFINIR)
A seguir está uma lista de opções adicionais de personalização e de programação que estão disponíveis no AutoCAD e no AutoCAD LT somente no Windows.
- Personalizar paletas de ferramentas. É possível criar ferramentas arrastando objetos do desenho para uma paleta de ferramentas ou um comando no editor Personalizar interface do usuário (CUI). Novas paletas de ferramentas podem ser criadas para organizar as ferramentas que você criar. (comando PERSONALIZAR)
- Criar arquivos de modelos de publicação na web. É possível criar arquivos de modelo personalizado da web (PWT) para definir parâmetros comuns ao publicar um desenho usando o assistente de publicação na web. (comando PUBLICARWEB)
- Personalizar a barra de status. É possível utilizar a linguagem de expressão de sequências de caracteres DIESEL e a variável de sistema MODEMACRO para fornecer informações adicionais na barra de status, como data e hora, configurações de variáveis de sistema ou informações recuperáveis utilizando o AutoLISP. O AutoLISP não está disponível no AutoCAD LT.