Neste exercício, você usará alças para mover curvas de alinhamento.
Você irá aprender como editar com alça o deslocamento e os alinhamentos de esquinas de meio-fio no tutorialTrabalhar com deslocamento e alinhamentos da esquina do meio-fio.
Este exercício continua a partir do Exercício 1: Editar os valores de atributo de um alinhamento horizontal.
Assegure-se de que a Entrada dinâmica(DIN) esteja ativada e que o OSNAP esteja desativado. Para obter mais informações, consulte o tutorial Utilizar a funcionalidade básica.
Editar com alça uma entidade de curva livre
Este exercício usa o Align-4.dwg com as modificações feitas no exercício anterior.
Observe que as curvas e as tangentes permanecem tangentes entre si, mas que ambas as extremidades se movem ao longo das tangentes.
Observe que esta alça afeta somente o raio da curva e restringiu para a direção da alteração do raio.
Edite com alça uma entidade de curva flutuante
Observe que a alça do ponto de passagem no círculo F não se move.
Observe que o alça do ponto de passagem no círculo D não se move. A entidade espiral-curva no círculo D se move ao longo da tangente anterior para acomodar o novo ponto de passagem.
Para ver como a edição com alças afeta as especificações da curva, nos próximos passos você irá adicionar uma legenda de segmento à curva. Esta legenda exibe o comprimento da curva e o raio. Os valores são atualizados toda vez que a forma da curva for remodelada.
Observe que com este tipo de curva, ao editar a alça triangular do PI, o raio da curva não é alterado.
Observe que, enquanto a alça estiver ativa, será possível usar a entrada dinâmica para inserir um ponto de passagem específico. Também pode ser possível inserir um valor específico na janela Parâmetros de layout do alinhamento.
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 3: Aplicar máscara a um alinhamento.